Três adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) Santa Luzia, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), foram certificadas em cursos oferecidos pelo Qualifica Recife. O objetivo foi levar aos participantes o conhecimento sobre áreas de atuação no mercado de trabalho. Os cursos tiveram duração de cinco meses e foram realizados em escolas profissionalizantes.
As adolescentes participaram dos cursos de Doces e Salgados, com 136 horas/aula, e de Auxiliar Administrativo, com 200 horas/aula. Também foram ofertados o de Assistente Administrativo e o de Culinária. Na solenidade, a Funase foi representada pela coordenadora geral da Casem Santa Luzia, Edilene Lima, por funcionários da unidade e por um familiar de uma socioeducanda.
É a segunda vez que adolescentes da unidade são inseridas no Qualifica Recife. No primeiro semestre, uma foi certificada em curso oferecido pelo projeto. Para a coordenadora geral da Casem Santa Luzia, Edilene Lima, a certificação contribuiu para que as socioeducandas tenham chances de ingresso profissional. “É de grande importância a participação nesses cursos. Sabemos que as jovens precisam de uma educação profissional. Agora, elas estão capacitadas para atuar no mercado de trabalho”, disse.