Socioeducandos da Funase em Caruaru concluem curso no IFPE

Após pouco mais de um mês de aulas, três jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, concluíram o curso de qualificação profissional em Pedreiro de Alvenaria, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE). A formação teve um total de 60 horas/aula, com encontros nas segundas e sextas-feiras. Dos três concluintes, dois são do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, e o outro, da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru. Ambas as unidades são administradas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Foi a segunda turma de socioeducandos após a celebração de uma parceria entre a Funase e o Campus Caruaru do IFPE. No primeiro semestre, outros quatro adolescentes, todos do Case Caruaru, haviam sido inseridos no curso de Eletricidade Veicular. Após concluírem as aulas, eles tiveram seus casos analisados pela Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru e receberam a liberdade pelo bom comportamento e pelo compromisso com o curso. Os concluintes da segunda turma, que teve a certificação feita nesta semana, devem ser beneficiados com a mesma iniciativa, tendo seus casos analisados pela Justiça, com chances de liberação.

O evento de certificação contou com a presença de dois dos três concluintes, de seus familiares e de integrantes das coordenações e das equipes técnicas do Case Caruaru e da Casem Caruaru. O coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, articulador da parceria com o IFPE, destacou a importância de os socioeducandos terem concluído o curso. “Vocês fizeram tudo certo, esperaram pacientemente e concluíram esta etapa. São momentos como este que nos renovam e nos estimulam”, afirmou. “A sociedade está aberta para vocês. Este foi um degrau. Continuem estudando e esperamos encontrá-los em breve, novamente como nossos alunos”, complementou a diretora-geral do Campus Caruaru do IFPE, Elaine Silva.

Imagens: Divulgação/Funase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *