A Copa do Mundo começa nesta sexta-feira (1). O sorteio da fase de grupos dá o pontapé inicial para a competição que será disputada no Catar, entre os meses de novembro e dezembro. Às 13h (horário de Brasília), serão conhecidas as oito chaves, em evento realizado no Centro de Exibição e Convenção de Doha. Na primeira fase, o Brasil pode encarar, por exemplo, seleções como Alemanha ou Holanda.
Como aconteceu nos últimos mundiais, o sorteio vai de acordo com a atualização mais recente do ranking da Fifa. Sede da competição, o Catar é cabeça de chave do grupo A e está no pote 1, ao lado de Brasil – seleção melhor ranqueada -, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal.
A definição dos grupos acontecerá da seguinte forma: serão 32 bolinhas divididas em quatro potes. O pote 1, dos cabeças de chaves, serão sorteados primeiro. Em seguida, os demais potes serão sorteados, respectivamente. A Seleção Brasileira estará representada no sorteio pelo coordenador Juninho Paulista, pelo técnico Tite e também pelo auxiliar Cléber Xavier.
Presente no pote 2, a Alemanha surge como potencial adversária do Brasil. Além da tetracampeã mundial, Holanda, Dinamarca, Croácia, México, Suíça e Estados Unidos também podem cair no grupo encabeçado pelo time comandado por Tite. Outra seleção no pote 2 é o Uruguai. No entanto, o regulamento não permite que seleções da América do Sul se enfrentem na primeira fase.
O único continente que poderá contar com duas seleções no mesmo grupo é a Europa. É obrigatório que os oito grupos contem com pelo menos um e no máximo dois times europeus. Sendo assim, cinco chaves contarão com duas seleções do Velho Continente.
Vagas indefinidas
Até o momento, 29 seleções já carimbaram o passaporte rumo ao Catar. As três restantes vão sair dos seguintes confrontos:
AFC x Conmebol (Austrália, Emirados Árabes ou Peru);
Concacaf x OFC (Costa Rica x Nova Zelândia);
UEFA (Escócia, País de Gales ou Ucrânia).
As vagas da repescagem, no entanto, também têm restrições. Quem sair classificado do confronto entre AFC e Conmebol não pode entrar em um grupo com asiáticos e sul-americanos. Já o que avançar do embate entre Costa Rica e Nova Zelândia não pode cair na chave com norte-americanos. O representante da UEFA, porém, vai de encontro com as restrições das demais seleções europeias.
Onde assistir
Os interessados em acompanhar o sorteio, a TV Globo, o SporTV e CBF TV (YouTube) irão transmitir o evento.
Confira os potes
Pote 1
Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal;
Pote 2
México, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Uruguai, Suíça, Estados Unidos e Croácia;
Pote 3
Senegal, Irã, Japão, Marrocos, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul e Tunísia;
Pote 4
Camarões, Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, UEFA*, Concacaf x OFC* e AFC x Conmebol*.
*Seleções da repescagem.
Folhape