A Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (Suder) iniciou, na segunda-feira (5), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para rebanho de bovinos, em todo o município. Estão sendo oferecidas 1.400 doses direcionadas a animais com até dois anos de idade.
Para ter acesso à imunização do rebanho, o produtor rural deve comparecer à Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural e solicitar a inclusão no calendário. A Suder fica localizada no Bloco C da Prefeitura de Caruaru, no Bairro Petrópolis.
A vacinação vai até o próximo dia 30 de novembro e é feita de forma gratuita.
Entenda o que é a febre aftosa:
Trata-se de uma doença infecciosa causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus), que se dissipa pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações. O vento pode transportar o vírus.
Entre os sintomas que os animais apresentam estão:
Feridas (bolhas, aftas) na boca, nas tetas e entre as unhas;
Salivam em excesso (babam), não comem e não bebem;
Andam com dificuldade (manqueira);
Se isolam dos outros animais;
Apresentam febre alta, podendo ter tremores;
Em vacas leiteiras pode haver diminuição rápida da produção de leite.
Qual a importância da campanha de vacinação?
A imunização contra a febre aftosa existe em grande parte da América do Sul, como uma das principais estratégias dos programas nacionais de erradicação, já que a doença atravessa fronteiras internacionais por meio do transporte de animais infectados e da importação de produtos de origem animal (principalmente carne com osso).