Super Mix dobra de tamanho e traz novidades na edição 2017

Inovação, tecnologia e lançamentos da indústria e comércio de alimentos e bebidas, limpeza, higiene e beleza, além de equipamentos para supermercados e empresas de food service estarão em exibição na 12ª edição da feira de negócios Super Mix. A iniciativa vai reunir todos esses setores, dos dias 27 a 29 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

A realização do evento, que este ano tem como tema “Servir bem para servir sempre”, é da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), em parceria com a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes). A Super Mix conta com o patrocínio de São Braz, Banco do Nordeste, Unilever, Serasa Experian e Primor.

“Este ano, a feira cresceu 98%. Saímos de 63 empresas, na edição de 2016, para 125. Ampliamos ainda a participação de outros Estados e temos empreendimentos da Bahia, Ceará, São Paulo, Paraná, entre outras regiões. Um resultado fabuloso, principalmente em se tratando do nosso atual cenário econômico”, salienta o presidente da Aspa, José Luiz Torres.

O evento anual, o principal do setor de abastecimento nas regiões Norte e Nordeste, e um dos mais importantes do País, tem como objetivo estreitar a relação entre fornecedores e varejistas, lançar produtos, antecipar tendências e apresentar soluções para o segmento. Entre os expositores que são novidade nesta edição, estão empresas de desenvolvimento de software, segurança e o Banco do Nordeste. Serão mais de cem estandes distribuídos pelos 11 mil m² do Cecon.

“O setor supermercadista, responsável por 87% dos alimentos comercializados no Brasil, precisa estar sempre atualizado em produtos e tecnologias para que possa oferecer o melhor ao consumidor. Então a Super Mix é muito importante por ser uma feira que agrega tudo isso que a cadeia de abastecimento necessita para poder servir melhor”, destaca o presidente da Apes, Edivaldo Santos.

Além do pavilhão geral de exposição, a Super Mix contará com quatro ambientes especiais: o Minimercado Modelo, a Wine Experience, o auditório e a Rodada de Negócios. No Minimercado Modelo, uma das principais novidades da feira de negócios para 2017, o visitante encontrará tudo o que há de novo em tecnologia para o comércio de alimentos em varejo, desde a etiqueta eletrônica ao self-checkout, em que o cliente realiza toda a operação de compra sozinho.

Já a Wine Experience oferecerá experiências exclusivas, sob a assinatura da importadora Decanter. No ambiente, serão promovidos degustação de vinhos com harmonização e lançamentos de produtos. A sommelier Ana Paula Crasto ministrará masterclasses que destacarão algumas das regiões vinícolas mais importantes do mundo. Serão apenas 40 convidados por dia de feira.

Diariamente, o auditório sediará uma palestra com profissionais experientes no setor de alimentos, às 19h. Na abertura (27), o diretor comercial da São Braz, Walber Santos, detalhará o crescimento e o processo de reinvenção da marca no Nordeste.

Na segunda noite, o gerente de negócios da Máxima Sistemas, Francisco Carlos, falará sobre como a inovação tem mudado o setor de atacado e supermercados, a partir do mote: “Inovação – o que fazer com ela?”. A especialista em neuromarketing Mônica Leão completa o time de palestrantes na sexta-feira (29), abordando como a especialidade pode auxiliar a incrementar os negócios. Ela é ainda responsável por todo o projeto do Minimercado Modelo.

RODADA DE NEGÓCIOS

Completando os espaços de atividades da feira, a Rodada de Negócios oferece formato diferenciado. O expositor escolhe os supermercados com os quais deseja negociar, tendo até 30 minutos para conversar com os empreendimentos selecionados. O formato a ser utilizado é de responsabilidade da Cysneiros Consultores Associados e busca diminuir o gap entre compradores e fornecedores e aumentar o poder de barganha para os compradores.

As negociações acontecerão a partir do segundo dia de feira (28), em espaço de 80 m². Para participar, é preciso fazer agendamento prévio no site da Super Mix (www.feirasupermix.com.br) até o dia 20. Lá, eles poderão escolher os fornecedores e marcar dia e hora do encontro, podendo ser mais de um.

INCLUSÃO E PROJETOS SOCIAIS

A Super Mix 2017 apresenta uma preocupação especial com projetos sociais. Quatro recepcionistas com Síndrome de Down e 10 cadeirantes atuarão na entrada, credenciamento e em pontos estratégicos da feira, dando informações e auxiliando os visitantes. Mais dois profissionais de Libras farão a tradução simultânea das palestras. A ação dos tradutores de libras é em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – Facho.

A Super Mix também é parceira do Sesc nacional e disponibilizará estande para o Banco de Alimentos Mesa Brasil, programa da instituição, que capta doações de alimentos e produtos em boas condições de uso, que não são expostos nas prateleiras dos supermercados. Todo o material arrecadado no programa é levado para 488 instituições beneficentes em 43 cidades de Pernambuco e duas da Bahia. Em 2016, os beneficiados receberam 1,5 milhão de quilos de alimentos, além de 134 mil quilos de itens de limpeza, higiene e vestuário.

“Recebemos alimentos e produtos que estão fora dos padrões de comercialização, mas ainda em boas condições de consumo, e entregamos esse material às instituições que atendem os cidadãos em risco alimentar”, detalha a gerente do Banco de Alimentos, Isolda Braga.

A sustentabilidade é outro tema a ser destacado na Super Mix. A Asa Indústria e Comércio estará com um estande do projeto “Mundo limpo, vida melhor”, para conscientizar sobre a importância da coleta responsável e da reciclagem do óleo de cozinha, altamente danoso para o meio ambiente. A empresa divulgará os mais de 500 pontos de coleta do material, que é utilizado na produção de sabão em barra. O dinheiro arrecadado com a venda é revertido ao Imip.

“Nossa intenção é sensibilizar e informar as pessoas sobre a maneira correta de descarte do óleo, pois assim, ajudamos o meio ambiente e também pessoas que precisam”, afirma a coordenadora de responsabilidade socioambiental da Asa, Érica Medeiros.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *