Teatro leva Educação Ambiental para as salas de aula

Crianças, adolescentes e jovens estudantes de seis escolas municipais do Recife estão aprendendo sobre os efeitos das mudanças climáticas por meio da arte. Uma trupe de atrizes e atores do grupo Pedra Polida, do bairro de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, compõe a Caravana de Educação Ambiental que começou a percorrer as escolas levando conhecimento e socializando práticas por meio de apresentações teatrais e oficinas educativas. O projeto ‘Caravana de Educação Ambiental: Construindo conhecimento e socializando práticas de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas’ é uma realização da ONG Diaconia e conta com o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa. Além disso, tem como parceiros estratégicos a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, do Recife, e o Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo do município de Camaragibe.

Na última segunda-feira (22), a caravana chegou à escola Mundo Esperança, no bairro do Sítio dos Pintos. A unidade de Educação Infantil conta com cerca de 300 alunos com idades entre 04 e 13 anos. Atentas, as crianças e adolescentes não perderam nenhum detalhe da apresentação. A pequena Suzana prestou atenção aos efeitos utilizados no espetáculo Céu Estrelado. “Tem muitas coisas bonitas como a chuvarada, os peixinhos, as árvores. Tudo muito lindo”, disse. Quando perguntada sobre a importância da responsabilidade ambiental, ela disparou: “A gente tem que cuidar dos nossos rios, não jogar lixo no chão para não prejudicar nosso planeta”. A coordenadora pedagógica da escola, Cláudia Moura, informou que despertar a consciência ambiental nos alunos e alunas sempre foi um desejo da gestão. “Fazer com que elas se sintam agentes transformadores de suas próprias histórias é um dos nossos objetivos. Receber as ações desse projeto na nossa unidade de ensino é maravilhoso. Significa dizer que o pensamento das crianças irá mudar e isso faz muita diferença para nós”, completou.

O projeto ainda realiza oficinas de Educação Ambiental utilizando as linguagens cênicas de teatro de bonecos, adereços, maquiagem e teatro fórum, entre outros. Também faz parte do projeto a realização de um intercâmbio no mês de novembro para o Sertão do Pajeú (PE), onde os alunos e gestores das escolas terão a oportunidade de conhecer as experiências de convivência com o Semiárido e adaptação às mudanças climáticas desenvolvidas pela Diaconia. O projeto prevê, ainda, a implementação de uma cisterna de placa de 16 mil litros em cada escola como um instrumento pedagógico para a prática da educação ambiental e o fortalecimento de iniciativas sustentáveis nas grandes metrópoles.

“O projeto tem possibilitado levar para as unidades escolares a discussão sobre as mudanças climáticas de forma lúdica e criativa. O objetivo da caravana com o espetáculo, as oficinas e o minicurso é sensibilizar alunos, professores e gestores para a importância da educação ambiental no que se refere ao desenvolvimento sustentável”, disse o coordenador Político Pedagógico da Diaconia, Joselito Costa.

Como atividades de finalização da caravana, está previsto para o início de 2019 um seminário que reunirá alunos, professores e gestores das seis para socializar as experiências e aprendizados adquiridos durante o projeto. Na ocasião será lançada e distribuída uma cartilha com a sistematização de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto.

A caravana já percorreu as escolas Poeta Jônatas Braga, em Campo Grande e Mundo Esperança, no Sítio dos Pintos. A próxima parada será na escola Antônio Farias Filho, localizada na Avenida 21 de Abril, s/n, em San Martin, entre os dias 30 de outubro – próxima terça-feira -, e 01 de novembro, a partir das 9h.

As próximas unidades municipais que receberão a caravana são as seguintes:

Escola Iputinga – Iputinga (06 a 08 novembro)

Escola Reitor João Alfredo – Ilha do Leite (12 a 14 de novembro)

Escola Enoque Coutinho – Brasília Teimosa (data a definir em novembro)

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