É muito comum os estudantes ficarem ansiosos em períodos que antecedem as provas, principalmente quando avaliações mais rígidas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão se aproximando. De acordo com a terapeuta capilar Leidiane Márcia, a tensão pré-vestibular nos jovens se transforma em autocobrança e o estresse gerado acaba levando ao aparecimento de patologias no couro cabeludo, como a dermatite seborreica, muito comum nessa faixa etária.
Esse tipo de inflamação cutânea pode estar associado à pré-disposição genética ou ser desencadeado por agentes externos, como o estresse emocional, levando assim a uma descamação no couro cabeludo, sobrancelhas e região retroauricular, associada a prurido e eritema.
“Isso acontece porque no nosso sistema tegumentar existem mediadores cutâneos que levam comandos até às células do folículo piloso e pele, causando toda essa disfunção e inflamação no couro cabeludo”, explica a especialista em terapia capilar.
O tratamento para a dermatite seborreica consiste em diminuir o processo inflamatório através de recursos disponíveis na terapia capilar, associado ao uso de cosmecêuticos indicados com ação calmante e anti-inflamatória para uso em casa.
Leidiane Márcia é cabeleireira há 10 anos, terapeuta capilar com formação pela Academia Brasileira de Tricologia e tem certificação em tratamentos pré e pós transplantes capilares pela Escola Nacional de Terapias Integrativas.