Termina nesta quinta-feira (27.09) o Mutirão dos Superendividados, promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Procon-PE, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado. A ação não acontecerá na sexta-feira, porque é feriado na cidade. Até esta quarta-feira (27.09) cerca de 200 pessoas foram atendidas.
“Já tinha tentado negociar, mas nunca tinha recebido uma boa proposta. Aqui consegui uma parcela que posso pagar”, explicou, satisfeito, o autônomo João Batista. Ele estava com uma dívida na Compesa de R$ 2.248,48 e, após mediação do Procon-PE, irá pagar R$ 197,07.
Participam da ação todos os bancos, através da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban); Celpe, Compesa, TIM, Claro, Vivo, OI e IPTU. Todas as empresas, exceto os bancos, realizam audiências na mesma hora, ou seja, o consumidor já sai do local com uma proposta fechada de negociação.
Para prestar uma reclamação, são necessários os seguintes documentos: original e cópias da carteira de identidade, CPF e do comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros. Caso o titular esteja no nome de outra pessoa é preciso procuração reconhecida em cartório.