Teste ajuda consumidor a saber se é comedido ou impulsivo na hora das compras

O controle dos gastos pode ser feito de várias maneiras: no caderninho de anotações, na planilha do computador ou até mesmo de cabeça, se a pessoa tiver uma boa memória. O importante mesmo é saber o quanto e para onde vai o seu suado dinheiro. Para ajudar os consumidores a identificarem em qual perfil se encaixam quando o assunto é controle financeiro, o Portal Meu Bolso Feliz, uma iniciativa de Educação Financeira do SPC Brasil, desenvolveu em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) um teste com 19 perguntas que classifica o consumidor em quatro diferentes perfis de consumo: controlados, comedidos, impulsivos e compulsivos.

Para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, o diagnóstico financeiro é o ponto de partida que orienta o consumidor a se planejar para alcançar seus objetivos. “É justamente por meio dele que a pessoa vai descobrir onde estão os gargalos como desperdícios ou gastos supérfluos. A partir daí, o consumidor pode estudar alternativas vantajosas para gastar com consciência”, orienta o especialista.

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre a educação financeiro do brasileiro revelou que três em cada dez consumidores (36%) disseram “saber um pouco ou nada” sobre quanto gastaram no último mês. 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *