Tite divulga primeira lista de convocados

Pedro Augusto

O ciclo de convocações do técnico Tite para a seleção brasileira foi iniciado oficialmente no fim da manhã da última segunda-feira (22), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, quando, na ocasião, ele anunciou os nomes dos jogadores que irão defender o país diante do Equador e da Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Satisfeito com o desempenho dos atletas olímpicos, que acabaram conquistando o ouro na Rio-2016, o ex-treinador do Corinthians decidiu chamar sete titulares da campanha vitoriosa.

Foram eles: o goleiro Weverton (Atlético-PR), os zagueiros Marquinhos (PSG-FRA) e Rodrigo Caio (São Paulo), o meia Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI), além dos atacante Neymar (Barcelona-ESP), Gabigol (Santos) e Gabriel Jesus (Palmeiras). Nesta sua primeira lista, Tite também convocou mais quatro jogadores que vêm atuando por clubes do futebol brasileiro. Para o sistema defensivo foram chamados o goleiro Marcelo Grohe, do Grêmio, e o lateral direito Fagner, do Corinthians, em contrapartida, para o ofensivo, os meias Rafael Carioca (Atlético-MG) e Lucas Limas (Santos).

Na coletiva, o técnico brasileiro explicou o motivo de priorizar neste primeiro momento os jogadores que vêm defendendo os clubes nacionais. “Na Europa, as competições começaram recentemente e, como a maioria dos atletas de lá está retornando às atividades, ficaram prejudicados em sua real avaliação.” Em sua primeira convocação, Tite ainda promoveu o retorno do volante Paulinho, do Guangzhou Evergrande, da China, que não era chamado desde a sua participação na Copa do Mundo de 2014. Além disso, também convocou o atacante Taison, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que defenderá a seleção principal pela primeira vez.

Tite fará sua estreia pela seleção canarinho no próximo dia 1º de setembro, no duelo contra o Equador, em Quito. A primeira partida do treinador em casa será no dia 6 de setembro, diante da Colômbia, em Manaus. O Brasil entrará em campo pressionado por uma posição incômoda nas Eliminatórias. Com nove pontos, o país é o sexto colocado, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo da Rússia de 2018. A situação, inclusive, fez Tite destacar que o momento é de priorizar a classificação para a Copa do Mundo, e não de reformular o elenco.

“Têm jogadores fora em função de problema clínico [não citou quais]. Eu não vou ficar lamentando situações. Essa convocação é para esses dois jogos, é preciso ser justo neste momento. Não estamos nos classificando para a Copa (no momento)”, disse. Ao término das Eliminatórias, os quatro primeiros colocados garantirão a vaga direta para a Rússia e o quinto disputará a repescagem contra uma equipe da Oceania. Atualmente, quem vem liderando a competição é o Uruguai, com 13 pontos.

Veja a lista completa:
Goleiros:
Alisson (Roma-ITA)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético-PR)
Zagueiros:
Miranda (Internazionale-ITA)
Gil (Shandong Luneng-CHI)
Marquinhos (PSG-FRA)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Laterais:
Fagner (Corinthians)
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)
Meio-campistas:
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Rafael Carioca (Atlético-MG)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHI)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI)
Giuliano (Zenit-RUS)
Willian (Chelsea-ING)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Lucas Lima (Santos)
Atacantes:
Neymar (Barcelona-ESP)
Gabigol (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *