TJPE e FAESC inauguram Câmara Privada de Conciliação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Faculdade de Escada (FAESC) inauguraram a 35ª Câmara Privada de Conciliação e Mediação do Estado e a primeira do município, em cerimônia presencial e virtual realizada nesta terça-feira (30/8). As instalações da nova CPCM vão ocupar parte do prédio da instituição de ensino, que se comprometeu a manter sua estrutura física e pessoal suficiente para promover a solução de conflitos na comarca por meio de audiências de conciliação e mediação. O serviço será oferecido gratuitamente à população de Escada.

A direção da FAESC, professores e alunos compareceram presencialmente no estabelecimento educacional para o descerramento da placa da Câmara. De forma virtual, participaram da inauguração o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, o coordenador geral do Núcleo de Conciliação do TJPE, desembargador Erik Simões, o coordenador adjunto do Núcleo de Conciliação, juiz de Direito José Alberto de Barros Freitas Filho, e o coordenador setorial das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação, juiz de Direito Marcus Vinícius Nonato Rabelo Torres. A prefeita do município, Maria José Fidelis Moura Golveia, também compareceu ao evento.

“A instalação da Câmara Privada de Conciliação em parceria com a Faculdade de Escada vai entregar um serviço importante para a sociedade. Precisamos oferecer à população novas formas de solução de conflitos, entre elas a conciliação e a mediação. Por isso, a a parceria com universidades e faculdades é sempre benvinda e nos permite ampliar os serviços oferecidos. Estou muito feliz pelo município de Escada fazer parte de nossa rede a partir de hoje”, afirmou o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo.

“A instalação da Câmara Privada mostra não só o comprometimento da FAESC, mas também de toda a comunidade que vive no município, para fazer com que este projeto dê certo e haja bons frutos para a sociedade. Penso que essa realização é muito bem recebida. Todos nós queremos ver a conciliação ganhar força e prestígio. Por meio desta nova câmara, poderemos continuar cumprindo nosso compromisso constitucional que é a promoção da pacificação social dos conflitos”, afirmou o coordenador setorial das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação, juiz de Direito Marcus Vinícius Nonato Rabelo Torres.

“Em função de outros compromissos institucionais e sessões de julgamento já marcadas, não foi possível ir a esta inauguração presencialmente, mas prometo que irei à Câmara instalada hoje na FAESC assim que for possível. Estamos muito felizes com esta nova unidade, que trará um benefício enorme para a população do município. Muitos conflitos poderão ser resolvidos em audiências de conciliação nesta nova câmara, evitando que o problema se estenda para um processo judicial. Então além de promover a pacificação social, ainda haverá a resolução imediata dos conflitos”, enfatizou o coordenador geral do Núcleo de Conciliação do TJPE, desembargador Erik Simões.

“É uma alegria ímpar esse momento histórico para a Faculdade de Escada. Nossa instituição tem sido um celeiro de disseminação do conhecimento. Tem uma história de 20 anos na cidade. Relembro dos pioneiros que em 1999 sonharam em implantar uma faculdade na cidade com 50 mil habitantes. Foi um sonho coletivo. Aqui estamos. Atualmente, temos cursos de Direito e na área de Saúde. A educação é algo que nos motiva. Temos um grande time de professores, alunos e funcionários. As palavras que quero registrar nesta manhã é coragem, persistência e fé. Apesar de todos os embates e nesta pandemia, continuamos bravamente persistindo, o que significou receber autorização do MEC para oferecer mais dez cursos. Tudo aqui é verdadeiro. A nova Câmara Privada que inauguramos hoje será um grande celeiro do conhecimento, onde vamos reunir teoria e prática para a comunidade científica e contribuir de forma direta com a pacificação social dos conflitos. Dessa forma, esperamos melhorar a qualidade de vida para a cidade e sua população”, comemorou a diretora Presidente da FAESC, professora Silvia Gomes Pereira.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *