O juiz Demócrito Ramos Reinaldo Filho é o novo desembargador eleito, por unanimidade, pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A eleição, realizada nesta segunda-feira (12/12), se deu pelo critério de merecimento para o cargo, em razão do falecimento do desembargador Roberto Ferreira Lins, no dia 5 de outubro. A posse solene será nesta terça-feira (13), às 17h, na Presidência do TJPE.
Anteriormente, o magistrado havia sido apresentado duas vezes consecutivas na lista tríplice de indicação dos desembargadores em outras eleições. O novo desembargador obteve 48 votos. Em segundo lugar, ficou o juiz Isaías de Andrade Lins Neto, com 45, e em terceiro, o juiz Honório Gomes do Rego Filho, com 44.
Emocionado com o resultado, o desembargador Demócrito Reinaldo Filho falou da honra em assumir a mesma carreira trilhada pelo pai, Demócrito Reinaldo, que já foi desembargador e presidente do TJPE. “O resultado me deixa alegre. É o resultado de dedicação de toda uma carreira, de todo um tempo devotado à função judicante. É uma carreira que eu escolhi e trilhada também pelo meu pai, no qual também herdei o nome. É uma honra muito grande”.
Trajetória – Demócrito Reinaldo Filho é juiz titular da 32ª Vara Cível da Capital. Tem 24 anos de atuação marcante na magistratura, iniciada em dezembro de 1991, na Comarca de Riacho das Almas, assumindo posteriormente, o juizado em Caruaru, e as Comarcas de Cumaru, Passira, Carpina e Recife. O magistrado é mestre e doutor em Direito.
Eleitoral – A eleição para desembargador eleitoral substituto, da classe desembargadores, para compor o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) também aconteceu durante a sessão do Pleno. O desembargador Stênio Neiva foi eleito pela maioria absoluta dos votos.
Corte Especial – O desembargador André Oliveira da Silva Guimarães foi reconduzido na eleição para compor a Corte Especial. Para suplente, o desembargador José Ivo de Paula Guimarães.