A posse formal de mais dez classificados no concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) acontece nesta quinta-feira (6/7), às 16h, na Sala de Sessões do Pleno, localizada no 1º andar do Palácio da Justiça, bairro de Santo Antônio, no Recife.
No total, foram aprovados 100 candidatos para o concurso realizado em 2015. Em fevereiro de 2016, 33 classificados foram empossados e, em novembro do ano passado, mais 20 tomaram posse. A partir de quinta-feira chegará a 63 o número de convocados para atuar como juiz substituto.
Os dez juízes que serão empossados começam a atuar em comarcas pernambucanas até o fim do segundo semestre de 2017. A atividade tem início após concluírem o curso de formação inicial na Esmape – Escola Judicial do TJPE, que totaliza 480 horas/aulas.
A seleção pública durou um ano e envolveu diversas etapas, a exemplo de prova oral, prova de sentença e análise de títulos. Em janeiro de 2016, a Corte Especial do TJPE homologou o resultado final do concurso.
O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, destaca a necessidade da nomeação de mais concursados para exercer o cargo de juiz substituto. “Estamos empenhados em viabilizar mais nomeações dentro da nossa realidade orçamentária. Promover uma melhor infraestrutura de trabalho para atender da melhor forma possível o jurisdicionado é a nossa meta”, destacou.