Apresentações musicais e de dança, declamação de poesias, bênção religiosa e show de luzes. Dessa forma, o Tribunal de Justiça de Pernambuco inicia as celebrações de fim de ano com a quarta edição da Cantata Natalina do TJPE e a inauguração da iluminação de Natal do Palácio da Justiça. O evento acontece a partir das 18h desta quinta-feira (21/11) em frente às escadarias da sede do Judiciário, na Praça da República, bairro de Santo Antônio, no Recife.
Para o espetáculo, gratuito e aberto ao público, o Palácio da Justiça será iluminado ao som dos músicos da Orquestra e do Coral Criança Cidadã e do Coral do TJPE, contando ainda com dueto de balé do Stúdio de Danças Aneska França; bênção com o padre Caetano Pereira; e declamação de poema pela atriz Sônia Bierbard. Na parte musical, 60 componentes da orquestra e dos corais irão apresentar nove composições de artistas a exemplo de Ivan Lins, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Leonard Cohen, Edu Morelenbaum, John Lennon e Yoko Ono. A previsão é de que o evento dure 90 minutos.
A sede da Justiça, que completa 90 anos em 2020, ficará iluminada em tons de azul e branco de 21 de novembro a 6 de janeiro. O prédio de estilo eclético terá cascata de luzes nos contornos das fachadas com 150 metros de comprimento no total; 150 unidades de lâmpadas do tipo estrobo; 128 unidades de tubo acrílico com lâmpadas do tipo LED; 46 contornos de microlâmpadas para janelas; e 30 refletores.
Cadeiras e trânsito – O TJPE irá disponibilizar 300 cadeiras para que o público possa assistir ao espetáculo. Por isso, no início da tarde de quinta (21/11), uma faixa da via localizada em frente às escadarias do Palácio da Justiça será interditada para a montagem do palco e a organização dos assentos. No final da tarde, haverá a interdição completa da rua para a realização do evento, com o trânsito desviado para a avenida Dantas Barreto.
Doação – Com foco na solidariedade, no local, haverá a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). “A Cantata Natalina se destaca como uma excelente oportunidade para celebrarmos juntos a solidariedade e a esperança. Neste momento, os corações estão mais propícios à renovação e à ação de graças, por isso, nada melhor do que vivenciar esse encontro ao lado dos colegas, amigos e familiares”, destaca a diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Gestão de Pessoas/TJPE, Valéria Temporal.
A Cantata Natalina é organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), através da Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH). Já a iluminação do Palácio é de responsabilidade da Secretaria de Administração (SAD), através das diretorias de Engenharia e Arquitetura (DEA) e de Infraestrutura (Diriest). As duas secretarias são ligadas à Diretoria Geral e à Presidência do TJPE e, para a realização do evento, contam com apoio dos setores de Cerimonial, Segurança, Consultoria, Financeiro e Comunicação Social do Tribunal.