Tony Gel apresenta relatório do projeto que trata da humanização do parto

42532a77-77c8-4f03-90e2-62a5fed717bc

O deputado Estadual Tony Gel apresentou nesta terça-feira (24), parecer sobre o Projeto de Lei Ordinária Nº 740/2016, de autoria do deputado Zé Maurício, na reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça. A proposta, aprovada garante o direito à presença de doulas durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, nos hospitais, maternidades, casas de parto e estabelecimentos similares, no âmbito do Estado de Pernambuco.

O substitutivo ao projeto proposto por Tony Gel inclui a rede pública de saúde na proposta, a possibilidade de acesso das essas profissionais a todos os ambientes de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, entre outros dispositivos.

Para o parlamentar, “pesquisas mostram que a presença delas diminui em 50% as taxas de cesárea e em 20% a duração do trabalho de parto, entre outros benefícios.”

As doulas são profissionais escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, que visam prestar suporte contínuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante, com certificação ocupacional em curso para essa finalidade.

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *