Tony Gel lamenta morte do poeta popular João Paraibano

Admirador da poesia nordestina, o deputado estadual Tony Gel (PMDB), ao usar a tribuna durante sessão ordinária nesta quinta (04), lamentou a morte do poeta João Paraibano. O artista morreu na noite da última segunda (01) aos 61 anos, no Recife. Tony-Gel-Na-Assembléia

Na ocasião, o deputado leu o texto “Um monstro sagrado”, escrito e publicado pelo jornalista Magno Martins, sobre o poeta, e pediu que o artigo fosse transcrito nos Anais da Casa. Tony Gel ainda definiu João Paraibano como um gênio da poesia popular, e lembrou que João Ferreira da Luz, mesmo nascido no interior da Paraíba no município de Princesa Isabel,  adotou o Sertão do Pajeú pernambucano como sua terra. O poeta morava em Afogados da Ingazeira desde a década de 1970.

De acordo com o parlamentar, o talento de João Paraibano fez com que ele fosse reconhecido em todo o Brasil. Ao encerrar seu pronunciamento, o deputado recitou uma das poesias de João Paraibano.

“A noite parindo o dia

Num tem filme mais bonito,

Parece que a mão de Deus

Sem provocar dor nem grito

Arranca o dourar do sol

Do ventre do infinito”.

 

João Paraibano

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *