Tradição segue viva no Desfile de Bacamarteiros de Caruaru

e5389b7c-37b3-48b8-91b7-25a46b05ba43

O tradicional Desfile de Bacamarteiros de Caruaru será realizado hoje no Dia de São João (24), quando também é comemorado o Dia dos Bacamarteiros. O bacamarteiro é uma das figuras mais emblemáticas da cultura nordestina, especialmente do período junino.

O bacamarte é uma arma de fogo de cano curto e largo, que serviu na Guerra do Paraguai, em 1865, e foi modificada para ser utilizada sem oferecer risco algum. Os bacamarteiros são os responsáveis por manuseá-las, eles possuem uma técnica de disparo em que o bacamarte é direcionado ao chão e o tiro, que faz um grande barulho, é tão forte que chega a girar quem o dispara, tornando a exibição bem interessante. Essas apresentações, que sempre acontecem ao som de muito forró, são típicas das festas de São João em Pernambuco.

Devem participar do desfile deste ano 32 batalhões, da cidade e da zona rural, que somarão mais de mil bacamarteiros. A concentração dos batalhões será na Escola Municipal Professor Altair Nunes Porto Filho, que fica na rua José Carlos Coutinho, s/n, bairro Cedro. A concentração inicia às 13h e deve sair em desfile a partir das 15h, em direção ao Polo da Estação Ferroviária, onde o espetáculo dos tiros de bacamarte continuará, ao som de trios pés-de-serra.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *