Tribunal de Justiça de Pernambuco abre seleção para estágio

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) publicou edital de seleção de estagiários de Curso Superior e formação de cadastro de reserva para o Programa de Estágio da instituição. Serão inicialmente ofertadas 140 vagas para estudantes, de 15 áreas de formação, com atuação em 15 polos distribuídos em todo o Estado. As inscrições para o certame estarão abertas no período de 23 de maio a 06 de junho de 2019, através do site https://igdrh.selecao.net.br/informacoes/19/, com taxa no valor de 33 reais.

As provas estão previstas para acontecer no dia 7 de julho, e a publicação do resultado final do processo seletivo está programada para o dia 6 de agosto de 2019. Confira o edital AQUI.

O estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As atividades serão desenvolvidas com uma carga horária de 20 horas semanais, de acordo com o horário de expediente das unidades do TJPE. Para os estudantes, será concedida Bolsa Complementar Educacional no valor de 723 reais, auxílio-transporte e seguro anual múltiplo contra acidentes pessoais. Após um período de 12 meses de contrato, o estagiário tem direito a um recesso de 30 dias remunerados.

“O Programa de Estágio proporciona ao estudante de curso superior a oportunidade de adquirir experiências práticas em sua área de formação, sendo uma atividade relevante para a formação humanista do estudante”, afirma a gerente de Estágio da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPE, Consuelo Assis.

O estágio pode não apenas significar um período de aprendizado, mas também mostrar um caminho por onde o estudante vai trilhar de fato uma carreira. O contador Túlio Tenório atuou como estagiário na Diretoria Financeira do Tribunal no ano de 2014. No último mês de abril, ele tomou posse no cargo de analista judiciário do TJPE e fala sobre como a experiência foi importante para sua formação.

“O período em que estive no órgão como estagiário contribuiu principalmente para a aquisição de conhecimento na minha área de interesse, que era a contabilidade do setor público; assim como o aprendizado de como ter uma postura profissional e de convivência com os colegas de trabalho”, destaca Túlio Tenório.

Agora como servidor efetivo, Túlio conta como o estágio despertou o desejo de atuar de forma definitiva no Tribunal. “Desde que sai do TJPE, tive esse sonho de retornar como servidor. Acredito que esse órgão seja um dos que oferecem as melhores condições de trabalho e também de saúde, tanto física como psíquica. Agradeço muito ao Judiciário pela experiência que tive e hoje volto para tentar contribuir ainda mais e focar em minha carreira como servidor do órgão”, conclui.

Às pessoas com deficiência, será destinado um percentual de 10% das vagas, enquanto 20% serão destinadas aos candidatos afrodescendentes. As provas poderão ser realizadas nos municípios de Araripina, Petrolina, Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru e Recife, independentemente do local que o estágio será realizado. Serão cobrados conhecimentos em língua portuguesa (leitura e interpretação de texto); ortografia, gramática e sintaxe; raciocínio lógico; conhecimentos gerais em atualidades; e conhecimentos específicos. As vagas de estágio abrangem os cursos de direito, arquitetura, biblioteconomia, ciências da computação, ciências contábeis, educação física, engenharia civil, engenharia elétrica, jornalismo, museologia, pedagogia, serviço social, administração, psicologia e secretariado.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *