UBS Vassoural promove palestra com mães de crianças autistas em Caruaru

A gerência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vassoural I, II e III, da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS), promoveu, nessa quinta-feira (20), um momento especial para as mães de crianças autistas, atendidas no território. O encontro aconteceu no CRAS Vassoural, onde as participantes foram convidadas para assistir a uma palestra explicativa sobre o tema, com a pedagoga Lívia Freire (Tia Lívia), de Maceió – AL. Ela ensinou técnicas para as mães se comunicarem e interagirem melhor com os filhos. Foi uma oportunidade de levar mais conhecimento para o público da localidade, que conta com mais de 50 crianças acometidas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após a palestra foi servido um lanche e realizada a entrega de brindes.

De acordo com a gerente da UBS Vassoural, Annie Marques, a ideia surgiu por conta da demanda na localidade e que o apoio dos agentes comunitários de saúde (ACS) foi essencial para chegar a esse público específico. “A ideia surgiu aqui mesmo na unidade de saúde, com a chegada dessas mães de crianças com TEA, que aguardam atendimento para os filhos, pelo SUS. Através de busca ativa, com as visitas dos ACS no território, conseguimos localizar outras mães e convidá-las também para este momento, como forma de dar apoio e suporte, para acolher e entender suas necessidades”, destacou a gerente.

Em Caruaru, a unidade de referência do município para o atendimento de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o AME Infanto Juvenil, onde os pacientes têm acesso ao atendimento com especialistas, incluindo neuropediatras, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, entre outros. Os pacientes com TEA também podem contar com todo o suporte da Rede de Atenção Básica de Saúde de Caruaru.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.