A Universidade Católica de Pernambuco está modernizando não apenas as metodologias de ensino, mas também, sua forma de organização. Os cinco centros acadêmicos nos quais os cursos estavam abrigados foram transformados em seis escolas, com o objetivo de valorizar ainda mais o ensino e organizar o sistema educacional baseado na solução de problemas. Os estudantes e os professores se beneficiam com a integração de competências, além da junção entre a graduação e a pós-graduação em um só lugar. A Escola de Comunicação é a mais recente escola da Universidade, com os cursos de bacharelado em Fotografia, Jogos Digitais, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Segundo a jornalista e diretora da Escola de Comunicação, Carol Monteiro, um dos objetivos da Escola é o fortalecimento da comunicação profissional como motor de mudança e de resistência na sociedade. “Acreditamos na comunicação como uma força e, ao mesmo tempo, motor de mudança, para garantir uma sociedade mais justa e menos desigual. Ela também é fundamental nesse momento que estamos vivendo, de desinformação e de notícias falsas. Precisamos, mais do que nunca, de profissionais sérios, dedicados e responsáveis, que combatam esse ambiente de desinformação”, explicou.
A mudança já é notável em diversos níveis da Universidade. Os alunos passaram a perceber que agora eles possuem mais integração com outros cursos da área, além do novo relacionamento entre a graduação e a pós-graduação, e os professores também passam a compreender a necessidade da união. A forma de gestão passa a ser mais integrada e olha para um campo de comunicação mais amplo.
Para o estudante do 4º período de fotografia Arnaldo Sete, que começou o curso quando a Unicap ainda funcionava como Centro Acadêmico, a transformação para Escola de Comunicação já é perceptível e foi responsável pela junção dos alunos de fotografia com alunos de outros cursos no início do semestre. “Todo início de período, a Unicap promove uma semana de abertura. Antes, nós tínhamos uma apresentação bastante focada apenas no nosso curso, mas com o surgimento da Escola, começamos a ter contato com alunos e profissionais de outras graduações e pós-graduação. É muito rico e agrega muito, pois temos uma troca com outros mercados de trabalho”, opinou o estudante.
Outro exemplo de integração é nas ações de Extensão. Antes da mudança, as três agências experimentais de comunicação da Universidade trabalhavam separadas. Agora, a Agência-Laboratório de Práticas Inovadoras em Comunicação (Unilab), do curso de Jornalismo, a AÊ!, de Publicidade e Propaganda e a Combogó, de Jogos Digitais, passam a funcionar juntas e a trabalhar de forma integrada na realização de eventos e coberturas. Além disso, os estudantes que participam dos projetos de extensão podem se relacionar com alunos de outras graduações, além da pós-graduação, e os clientes se beneficiam com projetos realizados por uma equipe multidisciplinar.
“Outro aspecto valorizado pela Escola de Comunicação é o da educação continuada. A perspectiva é que o aluno entre na Unicap para fazer um dos nossos cursos de graduação e continue a sua formação com cursos em níveis de especializações MBAs e mestrado”, disse a diretora. Com a modernização, os estudantes que estão no final do curso de graduação já podem cursar disciplinas de especialização MBA. Caso o estudante queira dar continuidade na pós-graduação, os créditos das disciplinas cursadas passam a ser validos.
Projeto da Unicap venceu desafio do Google News
A adaptação para Escola mostrou um resultado positivo, com a seleção de um projeto apresentado no mestrado de Indústrias Criativas da Unicap para a edição 2021 do Google News Initiative Innovation Challenge, desafio internacional realizado pelo Google para buscar soluções inovadoras para o jornalismo na América Latina. “O projeto do nosso mestrado de Indústrias Criativas foi o vencedor do desafio do Google. Hoje participam do projeto professores e alunos da graduação, da pós e ex-alunos dos cursos de Jogos Digitais e Jornalismo”, finalizou Carol Monteiro, jornalista e diretora da Escola de Comunicação.
Diario de Pernambuco