Jaciara Fernandes
A Unicred Centro Pernambucana passou a integrar o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), instituição financeira pioneira no cooperativismo de crédito no Brasil. Agora, a cooperativa denomina-se Sicredi Centro Pernambucana, com o anúncio sendo feito oficialmente na última terça-feira (4), durante lançamento da nova marca, que reuniu parte da diretoria e funcionários em um café da manhã, na sede da unidade.
A homologação da mudança se deu pelo Banco Central, em agosto de 2016, conforme Assembleia Geral Extraordinária realizada em abril do mesmo ano. O Sicredi conta, atualmente, com mais de 3,4 milhões de associados, sendo 118 cooperativas de crédito filiadas à instituição, atuantes em 20 estados, entre eles Pernambuco.
O presidente do Sicredi Centro Pernambucana, Aníbal Cantarelli, explicou as vantagens da novidade. “A decisão da nossa cooperativa de se filiar ao Sicredi foi estrategicamente analisada com base na ampliação das soluções oferecidas aos associados e no desenvolvimento dos negócios. Acreditamos que essa mudança irá contribuir para o nosso crescimento”, enfatizou Cantarelli, baseado no registro de resultado recorde de R$ 1,4 bilhão, referente a 2015. Já os dados de 2016 estão sendo fechados nesta época, mas já acredita-se que ultrapassarão os números do ano anterior.
A primeira etapa da filiação está sendo marcada pela adoção da marca Sicredi, além de outras novidades que os associados já podem ter acesso, tais como o novo layout do site e do internet banking. Em breve, a cooperativa colocará à disposição uma gama ampliada de produtos e serviços.
Quanto aos dados da conta dos associados e o código de cooperativa, esses continuam os mesmos, assim como os produtos e serviços, a credibilidade, a confiança e o respeito que sempre receberam de colaboradores que garantem a qualidade do atendimento. “Em outro momento, passaremos por uma nova etapa, onde os nossos associados terão, gradualmente, acesso a um portfólio maior de produtos e serviços e a uma rede nacional de atendimento, que conta com 1.500 pontos e mais de 4.100 caixas eletrônicos”, acrescentou o presidente.
Além de ser referência em governança no segmento, o Sicredi foi a primeira instituição financeira cooperativa brasileira a se estruturar em centrais regionais, as quais estão ligadas às cooperativas de crédito, modelo seguido pelos demais sistemas cooperativos de crédito do país.
A Cooperativa Sicredi, por exemplo, integra a Central Sicredi Norte e Nordeste, que conta com mais de 112 mil associados em suas 25 cooperativas, atuando nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A Unicred Centro Pernambucana foi fundada há 24 anos, com 300 cooperados e, hoje, conta com 5.200. Para Larmatine Oliveira, membro do Conselho do Sicredi Centro Pernambucana, essa mudança é muito significativa. “Agora podemos dizer que somos um banco, onde oferecemos poupança, câmbio, aplicações e financiamentos com uma experiência de uma cooperativa centenária”, comentou, com entusiasmo.
Para o médico Antônio Siqueira, também conselheiro, “a novidade representa a unificação para ficarmos mais fortes, e agregar é o caminho”. “Demos um salto de qualidade”, pontuou o associado.