UniFavip recebe o Selo de Instituição Socialmente Responsável

O Centro Universitário UniFavip conquistou o “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) quando reconhece as instituições de ensino superior pelas suas ações em benefício da sociedade. A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. 

Para receber o selo, as instituições precisam cumprir uma série de atividades que devem ser registradas na plataforma da campanha. O objetivo é promover benefícios sociais à comunidade onde a instituição está inserida, bem como também reconhecer a importância dessa ligação necessária entre a academia e a sociedade. O selo é o reconhecimento às instituições que implementaram ações de sustentabilidade e responsabilidade social em benefício da sociedade.
 
Em outubro, por exemplo, o UniFavip realizou a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, momento em que o Centro Universitário promoveu ações relacionadas às três dimensões da Sustentabilidade: ambiental, econômica e social. O tema principal foi Economia Circular, que visa combater o antigo formato “extrair”, “produzir” e “desperdiçar”.
 
Neste evento, teve uma parceria entre o Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) com a Empresa Refazenda e a Comunidade B-PE – empresas de um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. São empresas que buscam ser melhor para o mundo e não apenas melhores do mundo –, que debateram sobre o tema, e pode ser conferido no YouTube: https://bit.ly/3mA7qt3.
 
Em decorrência da pandemia, a Semana aconteceu de forma on-line. Totalmente gratuita, a programação contou com palestras com temas como Economia Circular e Empreendimentos de impacto positivo, Processo Produtivo e Pós-venda dos produtos, Arquitetura Social – Estudo de Caso Casa Vila Matilde (Terra e Tuma Arquitetos Associados), Arquitetura Social – Estudos de Caso Projetos de Baixo Custo e reaproveitamento de materiais e Diálogos entre Meio ambiente e economia, além de debates e lives, e diversas outras atividades.
 
Campanha da ABMES
Realizada desde 2005 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano. Os projetos podem ser das mais diversas áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente de forma que estimulem no ambiente acadêmico o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva. As instituições participantes, que comprovam a realização das ações, são certificadas pela ABMES com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.
 
Em 2020, a AMBES também realiza uma edição especial do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O principal objetivo desta edição especial é dar visibilidade às ações das IES e permitir a troca de ideias sobre responsabilidade social, pandemia e o papel das instituições nesse contexto. O concurso selecionará até 4 vencedores e terá como foco vídeos que relatem como a IES se adaptou ao ensino remoto. As inscrições serão aceitas até o dia 8 de janeiro de 2021 e poderão participar todas as instituições que aderiram à Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2020. As inscrições e o regulamento completo da campanha estão disponíveis no site da ABMES em https://responsabilidadesocial.abmes.org.br/

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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