A Unilever convoca a indústria de bens de consumo a unir esforços para enfrentar o desafio crescente de resíduos plásticos nos oceanos e desenvolver uma economia totalmente circular para o material. Um ano após a Unilever ter sido pioneira ao se comprometer em garantir que 100% de suas embalagens plásticas serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025, o CEO Paul Polman celebra o fato de 10 empresas terem assumido compromissos similares [https://newplasticseconomy.org/news].
“É com muito entusiasmo que recebemos a notícia de que outras grandes companhias estão fazendo seus próprios compromissos para lidar com os resíduos plásticos. Contudo, como indústria de consumo, temos que ir além e agir mais rápido para enfrentar o desafio das embalagens plásticas por meio de uma transição do modelo linear de consumo – que se resume a usar-produzir-descartar – para um verdadeiramente circular”, afirma Paul Polman.
A Unilever registra importantes progressos na questão da gestão de resíduos. Desde 2010, os resíduos associados ao descarte de seus produtos diminuiu 28% e o peso de suas embalagens foi reduzido em 15%. A companhia também atingiu a marca de Aterro Zero em todas suas fábricas em 2015.
Mas o assunto segue desafiador e demanda atenção especial. Pesquisa realizada pela Ellen MacArthur Foundation (EMF) aponta que são despejados nos oceanos o equivalente a um caminhão de plástico a cada minuto e que, até 2050, poderá haver mais plástico no oceano do que peixes. Hoje, apenas 14% das embalagens plásticas são coletadas para reciclagem.
Diante deste cenário, a Unilever sugere à indústria de bens de consumo adotar quatro iniciativas-chave que visam possibilitar mudanças sistêmicas e, assim, acelerar a transição para a economia circular:
1) Investir em inovação direcionada a modelos que promovam o reuso das embalagens plásticas;
2) Adotar o compromisso com embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025 e estabelecer metas para o pós consumo;
3) A criação de um Protocolo Global de Plásticos com definições e padrões industriais em relação aos materiais que devem ser usados e que garanta uma infraestrutura de reciclagem economicamente viável;
4) Liderar discussões com o setor público para fomentar melhorias na infraestrutura da gestão do lixo.
“É importante abordar a questão do plástico no oceano como responsabilidade compartilhada, na qual todos os agentes da cadeia de valor devem trabalhar coletivamente para encontrar soluções efetivas. No entanto, não há dúvida de que a resposta da indústria de bens de consumo influenciará decisivamente na velocidade que as mudanças irão ocorrer. Nós estamos numa conjuntura crítica”, alerta Polman.
Em paralelo ao seu compromisso com embalagens plásticas 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025, a Unilever se compromete a utilizar 25% de resina reciclada pós consumo em suas embalagens até 2025 e a publicar a palheta completa de materiais plásticos utilizados em suas embalagens até 2020.
Em 2017, a companhia também anunciou a tecnologia CreaSolv® Process que possibilita a reciclagem de resíduos de sachês e cuja viabilidade comercial será analisada em fábrica piloto na Indonésia. A Unilever pretende disponibilizar a tecnologia entre parceiros da indústria de forma que outros, incluindo concorrentes, possam utilizá-la.
INICIATIVAS UNILEVER BRASIL PARA A GESTÃO RESPONSÁVEL DE RESÍDUOS
A companhia foi pioneira ao criar, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, o 1º programa de reciclagem envolvendo indústria e varejo no Brasil, em 2001. O Projeto soma mais de 100 mil toneladas de resíduos coletados;
Em 2015, o escritório da Unilever, na capital paulista, também se tornou Aterro Zero, unindo-se às 15 fábricas e 100% dos Centros de Distribuição;
Diminuição de 99,45% nos resíduos das fábricas (de 2008 a 2015).
Sobre a Unilever
A Unilever é uma líder mundial na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica, de cuidados pessoais com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €52.7 bilhões no ano de 2016. Mais da metade (57%) da pegada da empresa se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, que são encontradas em domicílios ao redor do mundo.
A companhia tem um propósito simples – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos. Por isso, em 2010, anunciou o Plano de Sustentabilidade da Unilever, que tem como visão gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.
O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas de vida sustentável da empresa estão crescendo 40% mais rápido que o resto do negócio e entregaram quase metade do crescimento da empresa em 2016.
A Unilever ocupou o primeiro lugar em seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2017. No índice FTSE4Good, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2017 pelo sétimo ano consecutivo. A Unilever prmeteu tornar sua operação carbono positiva até 2030.
No Brasil há 89 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.
Para obter informações sobre o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) acesse: https://www.unilever.com.br/Images/relatorio-de-progresso-2016-portugues_tcm1284-510366_pt.pdf
Sobre o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP)
O Plano de Sustentabilidade da Unilever, lançado em 2010, foi desenvolvido a partir de um estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida dos produtos da companhia. Com base nesse estudo, nasceu a visão geral do plano: gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.
O plano estabelece três grandes objetivos globais:
Ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a agirem para melhorar a sua saúde e bem-estar (até 2020);
Reduzir pela metade a pegada ambiental da produção e uso dos seus produtos, à medida que faz o negócio crescer (até 2030);
Melhorar a vida de milhões de pessoas na cadeia de valor (até 2020).