Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Centro Universitário Maurício de Nassau,Uninassau, sediará um debate sobre “Direitos das Mulheres em rede”. O objetivo é discutir como as redes sociais e as novas tecnologias de informação e comunicação são apropriadas por parte de coletivos e indivíduos na defesa dos direitos das mulheres. O debate acontecerá no dia 10 de março, às 19h, no Bloco B da Uninassau, no bairro do Derby.
As convidadas são: Larissa Santiago, publicitária, feminista e uma das coordenadoras do site Blogueiras Negras; Jaqueline Pinheiro, estudante de jornalismo da Uninassau e coordenadora da página Agenda Feminista; e Juliana Dolores, do Coletivo Marcha das Vadias Recife.
A emergência e popularização das TICs(tecnologia da informação e comunicação), em especial das redes sociais,desembocou em diversas experiências de defesa dos direitos de grupos historicamente marginalizados e na criação de novas bandeiras de luta por direitos sociais. Os exemplos de ativismo em rede na área de gênero vão desde a Marcha das Vadias,ação que ganhou visibilidade e adesão mundial devido às redes sociais, até a Primavera das Mulheres, a qual reuniu centenas de mulheres em diversas capitais contra os retrocessos políticos e posicionamentos de Eduardo Cunha.
A experiência das Blogueiras Negras e da Agenda Feminista são exemplos de ativismo social em rede que colabora com o processo de produção de informação e conhecimentos sobre direitos das mulheres e reforçam ações fora das redes, uma vez que divulgam e articulam atos públicos.
O evento é aberto ao público,com vagas limitadas.Para mais informações(81) 3413.4611, com a coordenação de jornalismo.