UPAs e HMMA de Caruaru recebem 38 novas camas hospitalares

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), adquiriu 38 novas camas hospitalares que foram destinadas aos serviços da Atenção Especializada em Saúde das UPAs da Boa Vista e Rendeiras, e ao Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA). As camas foram adquiridas com recursos próprios e irão compor as enfermarias dessas unidades de saúde, substituindo as mais antigas.

“Com a chegada das novas camas, poderemos proporcionar um melhor conforto para o atendimento do cidadão. Estamos sempre procurando renovar e adequar nossos espaços para um melhor acolhimento”, ressaltou o secretário de Saúde, George Veloso.

Atualmente, as UPAs da Boa Vista e das Rendeiras contam com 38 leitos e têm capacidade para realizar, em média, 14 mil atendimentos por mês.

Já o Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA) conta com 36 leitos de clínica médica, dos quais 21 são de retaguarda do estado. Além desses, o hospital conta com sete leitos de pediatria, sete leitos integrais (adultos) e três leitos de sala vermelha. Em 2023, o hospital realizou 1.053 internamentos. O HMMA realiza também atendimentos de clínica médica, pediatria e psiquiatria, e conta com apoio de médicos cardiologista, infectologista, pneumologista, cirurgião vascular, cirurgião geral, entre outros. O HMMA também possui um laboratório próprio que funciona 24 horas e dá todo o suporte à rede de urgência e emergência municipal.

Além das UPAs das Rendeiras e Boa Vista, o município conta com a UPA do Salgado, que conta com 16 leitos, e realiza, em média, 4.183 atendimentos por mês, e passou recentemente por requalificação. A unidade faz parte do Complexo Municipal de Saúde do Salgado Dr. Antônio Vieira, cuja obra foi entregue à população em 27 de dezembro de 2023, e os serviços iniciados no dia dois de janeiro de 2024.

Além da UPA do Salgado, o Complexo do Salgado passou a integrar a Rede Municipal de Saúde com os novos serviços: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Dr. Antônio Vieira I,II e III, que realizam, em média, 1.300 atendimentos por mês; a farmácia, com cerca de 6 mil atendimentos por mês; e o Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), que faz, em média, 1.380 atendimentos por mês.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.