A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da coordenação do Programa Municipal de Imunização (PMI), informa que a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) passa a ser disponibilizada para novos grupos. A recomendação vai de acordo com a nova nota técnica do Ministério da Saúde e do Governo de Pernambuco, onde se prevê que a partir de agora, além dos adolescentes de nove a 14 anos, que já são vacinados na rotina, o imunizante HPV passa a ser disponibilizado para adultos (homens e mulheres) com até 45 anos, que se enquadram nas situações de risco listadas abaixo:
. Pessoas com HIV;
. Pacientes oncológicos;
. Transplantados de células tronco e órgãos sólidos;
. Pessoas vítimas de violência sexual que não foram vacinados previamente.
Em Caruaru, a vacina contra o HPV é disponibilizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s), que funcionam de segunda à sexta, das 08h às 16h, na zona urbana, e das 08h às 15h, na zona rural. Não é necessário agendamento. Para se vacinar é preciso levar o cartão do SUS ou CPF do usuário e laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
“As pessoas do grupo de risco apresentam imunidade reduzida contra o vírus do HPV, por isso a importância de manter o esquema vacinal atualizado para prevenir a doença na sua forma mais grave”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Caruaru (PMI), Tatiane Lino.
Antes da recomendação do MS, a vacina era aplicada apenas em crianças entre nove e 14 anos, e em pessoas dos nove aos 45 anos em condições clínicas especiais, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.