Na tarde desta terça-feira, 10, no Palácio Campo das Princesas, a secretária da mulher de Caruaru, Katherine Lages, representará o prefeito José Queiroz, quando será sancionada a lei de criação das varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, nas cidades de Caruaru e Petrolina, pelo Governador do Estado, Paulo Câmara.
Para Katherine Lages, a assinatura representa a realização de um pleito antigo, iniciado em 2009, após implantação da Secretaria da Mulher no município. “ Com a sanção da Lei e posterior instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Caruaru será a cidade do interior do Estado mais instrumentalizada na rede de proteção a violência doméstica familiar”, pontuou Lages.
Entre as iniciativas tomadas pelo governo do Estado em 2015, no que diz respeito às políticas públicas voltadas para as mulheres, está a criação do Fundo Estadual de Apoio às Políticas Públicas Municipais para as Mulheres, o FEM Mulher.
Só poderão participar do FEM Mulher, os municípios que tenham em sua estrutura administrativa, órgãos voltados para políticas de gênero. Das 184 cidades que compõem o Estado de Pernambuco, atualmente 160 possuem alguma secretaria, diretoria, gerência ou coordenadoria desse tipo, dentre elas, Caruaru.
A Secretaria Especial da Mulher de Caruaru foi instituída no ano de 2009, pelo prefeito José Queiroz, tendo por objetivo a construção de uma sociedade onde as condições de liberdade e igualdade entre homens e mulheres sejam asseguradas. Tal iniciativa credencia Caruaru entre as cidades que serão beneficiadas pelo FEM Mulher.