É muito comum a gente se deparar com pessoas reclamando do incômodo das varizes. Muitas, inclusive, são submetidas a intervenções cirúrgicas. Varizes são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes. Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetarem as pernas e pés – isso porque ficar em pé parado ou sentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.
Para muitas pessoas, as varizes e vasinhos (uma variação mais leve de varizes) são uma preocupação puramente estética. Para outras pessoas, elas podem causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, como aumentar o risco de doenças circulatórias. O tratamento pode envolver medidas de autocuidado ou procedimentos para fechar ou remover as veias.
As causas do surgimento de varizes são o resultado de veias dilatadas que geralmente ocorrem na parte mais superficial da pele. A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes. Menos comumente, as varizes podem ser um sinal de um problema mais grave que pode, por vezes, precisar de tratamento. Estes problemas graves geralmente inclui coágulos de sangue ou bloqueio nas veias, veias profundas danificadas, vasos sanguíneos anormais (fístulas arteriovenosas) e até tumores (muito raramente).
Os fatores que aumentam o risco de desenvolver varizes incluem a gravidez, ser do sexo feminino, idade avançada, excesso de peso e obesidade, história familiar de varizes, passar muito tempo em pé, condições que aumentam a pressão no abdômen, tais como doenças do fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca.
Sintomas de varizes
As varizes podem não apresentar sintomas além do aparecimento de veias tortuosas, dilatadas e azuladas logo abaixo da pele. Se você apresentar sintomas de varizes, eles podem incluir dor, ardor ou sensação de peso nas pernas, que podem ser mais acentuados no fim do dia, leve inchaço (geralmente envolvendo apenas os pés e tornozelos) e coceira na pele sobre a veia varicosa.
Os sintomas mais graves são acúmulo de líquido e inchaço na perna, inchaço e panturrilha com dor significativa após ficar sentado ou em pé por muito tempo, mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas, pele seca e esticada. Eles podem se intensificar alguns dias antes e durante o período menstrual.
Quem tem algum sintoma de varizes deve procurar imediatamente um especialista na área o qual vai diagnosticar e acompanhar seu problema, que pode ser um angiologista ou cirurgião vascular. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações. Faça uma lista com todos os sintomas.
Diagnóstico
As varizes geralmente são diagnosticadas fazendo apenas uma análise da pele e aparência das veias. Durante o exame físico, o médico irá examinar suas pernas, pés ou quaisquer outras áreas afetadas. Ele vai buscar sintomas, inchaço, alterações na cor da pele, úlceras e outros sinais de ruptura da pele. Para estudar o fluxo de sangue, você pode precisar mover suas pernas em posições diferentes. Se há suspeita de varizes, após um bom exame clínico você poderá fazer um exame de ultrassom Doppler Colorido Venoso de Membros Inferiores, geralmente indicado pelo profissional da área.
Tratamento de varizes
Para a maioria dos casos, as varizes podem ser tratadas com medidas de autocuidado, tais como exercício físico, emagrecimento, evitar o uso de roupas apertadas, elevar as pernas sempre que possível, e evitar longos períodos em pé ou sentado. Meias de compressão também podem ser usadas para o controle das varizes. Elas fazem uma compressão mais forte no tornozelo que vai diminuindo em direção à coxa ajudando a direcionar o retorno do sangue venoso de volta ao coração. A quantidade de compressão varia por tipo e marca. Ao comprar meias de compressão, certifique-se de que elas sirvam corretamente. Meias de compressão devem ser fortes, mas não necessariamente apertadas.
Prevenção
Não é possível evitar totalmente o aparecimento de varizes. No entanto, é possível melhorar a circulação e reduzir o risco de desenvolver complicações. As mesmas medidas que tratam o desconforto das varizes podem ajudar a prevenir o problema.
Siga algumas dicas:
*Praticar exercícios
*Manter o peso saudável
*Comer um alto teor de fibras
*Reduzir o consumo de sal
*Evitar saltos altos ou sapatilhas e meias apertadas
*Elevar as pernas
*Evitar ficar muito tempo na mesma posição.
Fonte: minhavida.com.br