Do Terra
O ano de 2016 promete ser difícil para profissionais de diferentes áreas. No cenário de crise brasileira, as empresas devem continuar optando por profissionais considerados resilientes e que possam gerar rentabilidade aos negócios, mesmo com poucos recursos.
A Wyser, empresa especializada em recrutamento e seleção da Gi Group realizou um estudo para apontar quais segmentos devem oferecer as melhores oportunidades profissionais em 2016. Áreas como finanças, farmácia, agronegócio, comércio e tecnologia da informação devem ter mais possibilidades. Domínio de inglês ou de outra língua estrangeira, especialização e flexibilidade de segmentos são apontadas pelo relatório como características bastante procuradas pelas empresas.Veja a lista:
Contador: Inglês fluentes e passagem por uma consultoria big four – PwC, EY, Deloitte e KPMG, as quatro maiores do mundo — serão capacidades bastante demandadas. A necessidade de corte de custos, análises financeiras e cálculo de rentabilidade fazem com que as empresas busquem mais esses profissionais.
Atuário: Profissional que atua no mercado de seguros, consórcios e previdência privada. Como não existem muitos cursos de ciências atuariais no Brasil, pessoas com boa formação serão muito demandados nos próximos anos.
Bioquímico/Farmacêutico: Com o mercado de saúde crescendo no país, indústrias e laboratórios de pesquisa e produtos de beleza e higiene precisam de mais profissionais com essa formação.
Engenheiro elétrico: O campo de atuação para profissionais dessa área pode ser em empresas de energia renovável, telecomunicações e projetos de expansão da rede elétrica. Domínio dos idiomas inglês e alemão garantem uma boa remuneração.
Agrônomo: Como o país é uma base para a pesquisa agrícola, a área oferece ótimas oportunidades nas regiões Centro-Oeste e interior de São Paulo.
Advogado: A área tributária é a que mais precisa de profissionais que são requisitados para trabalhar em consultorias. Na área societária, a de fusões e aquisições também tem uma grande demanda.
Engenheiro de Produção: Experiência em consultoria de gestão e mapeamento continuarão sendo necessários para a reestruturação de grandes empresas.
Físico: A capacidade analítica e quantitativa desses profissionais faz com que eles sejam contratados por empresas da área financeira.
Analista de sistemas/computação: Profissionais com experiência em programação e habilidade para desenvolver soluções são demandas em quantidade crescente no mercado de TI.
Sociólogo: Estão sendo mais utilizados pelas empresas para pesquisas de mercado e análise do comportamento do consumidor. Na área de ciências políticas, analistas de conjuntura nacional e internacional também são bastante requisitados.