Vendas no varejo teve aumento após 30 meses

Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que houve um crescimento de 0,8% em junho, no volume de vendas do varejo, no Estado de São Paulo, após 30 meses. Foi também registrado um crescimento de 0,3% no primeiro semestre de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado.

O estudo foi realizado com base nos dados do varejo ampliado, que inclui concessionárias de veículos e lojas de material de construção. Também entram no levantamento os setores de autopeças e acessórios, farmácias e perfumarias, lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, lojas de móveis e decorações, lojas de vestuário, tecidos e calçados, outros tipos de comércio varejista e supermercados.

Segundo o levantamento, na comparação com junho do ano passado, quatro das nove atividades registraram elevação no volume de vendas, sendo que o maior crescimento foi observado no setor de lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (21,9%); seguido por móveis e decorações (10,2%); concessionárias de veículos (7,7%) e autopeças e acessórios (6,7%).

O consumidor está mais otimista, e por isso está gastando mais? Qual será a tendência do mercado para os próximos meses? Esse aumento pode impactar na economia do país?

Para responder a esses e outros questionamentos, colocamos à disposição a economista Nilza Siqueira, coordenadora dos cursos de Gestão, da Universidade UNG.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *