Vereadores afastados devido Operação Ponto Final 2 viven expectativa de retomar nesta terça (21)

Os cinco vereadores afastados na Operação Ponto Final 2, vivem expectativa de retorno às suas funções nesta terça-feira (21). A informação que o Blog do Wagner Gil teve acesso foi de um dos assessores de um edil afastado que pediu para não ter seu nome revelado. A ‘decisão’ pela volta dos vereadores seria do presidente do TJPE, mas até às 21h45 não estava no Diário Oficial e nem no sistema do Tribunal. Ainda de acordo com a fonte, a decisão da volta estaria no Fórum de Caruaru que deverá notificar à Câmara na manhã desta terça (21).

Estão afastados os peemedebistas Val de Cachoeira Seca, Evandro Silva e Neto, além do Pastor Jadiel e Val das Rendeiras, ambos do PSDC. Eles foram condenados pelos crimes de corrupção passiva e ativa, na tentativa de aprovar a CPI da CGU, que tinha como foco apurar possíveis irregularidades na aplicação de verbas federais da Educação.

A CPI chegou a ser aprovada no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, mas os trabalhos não prosperaram porque os vereadores foram presos devido a deflagração da Ponto Final 1, em dezembro de 2013. Esta Operação está fase de setença e teve como foco possível cobrança de propina para aprovar projeto do BRT, na época orçado em R$250 milhões. Já a Ponto Final 2 foi deflagrada em janeiro de 2014 e apesar das condenações, a defesa entrou com vários recursos no TJPE e no STJ. 
O advogado criminalista Émerson Leônidas disse que estava aguardando o julgamento de una Medida Cautelar dentro do recurso de apelação. “Realmente estamos aguardando essa decisão que pode já se saído. Como o processo está em segredo de justiça não vai estar no sistema. Amanhã pela manhã posso confirmar se realmente teve essa decisão”, comentou Leônidas.

Na manhã desta terça-feira, nossa equipe vai apurar as informações que constam na matéria. 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *