Vereadores comemoram obras na volta do recesso

A pauta na abertura dos trabalhos legislativos foi bastante tranquila, na última terça (1º), sem embates. Apenas indicações e requerimentos foram apresentados

Wagner Gil

Na última terça-feira (1º), a Câmara de Vereadores de Caruaru voltou do recesso parlamentar, que já durava quase 40 dias, mas que foi interrompido por uma convocação extraordinária para aprovar projetos de urgência do Poder Executivo, entre eles um que destina R$ 60 milhões para serem aplicados na educação municipal. A sessão foi tranquila, não houve embate de oposição e situação, mas algumas cobranças foram feitas ao poder público em relação à iluminação e segurança.

O vereador Edjaílson da CaruForró (PRTB) abriu o semestre na tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio comemorando o início das obras de asfalto na Vila do Juá, ação que foi assinada pela prefeita Raquel Lyra há duas semanas. O edil entregou cópia do requerimento 0024-2017. “Já tinha feito esse pedido na gestão do ex-prefeito José Queiroz (PDT), mas ele não teve tempo de fazer. Agora a prefeita já assinou a ordem de serviço”, disse. Ele também falou sobre o abastecimento d’água, fazendo indicação à Compesa para distribuir o líquido pelo menos a cada 15 dias, principalmente no 2º Distrito.

Sérgio Paulo Siqueira (PTdoB) destacou alguns compromissos que estão sendo assumidos pela atual gestão, fez um rápido balanço do seu mandato, mas também cobrou uma melhoria na iluminação. “Uma das questões que envolvem a segurança está na iluminação. Precisamos dar uma agilidade nesse setor, pois em vários locais da periferia e do Centro postes apagados acabam contribuindo para o aumento da violência”, destacou. “Um dos fatores preocupantes é o trecho da BR-104 que corta Caruaru”, completou.

Marcelo Gomes (PSB) falou sobre a passagem do governador Paulo Câmara por Caruaru, alguns dias antes, devido ao ‘Pernambuco em Ação’, onde alguns investimentos para o município e região foram anunciados. O socialista aproveitou ainda a oportunidade para informar que o problema da BR-104 estava prestes de ser solucionado, pois a deputada Laura Gomes (PSB) teria conseguido agilizar a iluminação junto ao Governo do Estado, que é responsável pela manutenção desse trecho.

O vereador Heleno Oscar (PV) destacou o momento delicado da política nacional e a permanência do presidente Michel Temer (PMDB). “Acho que não será bom para o país, mas pelo menos não teremos mais um presidente num espaço tão curto de tempo. Temos que melhorar a política, porém temos que começar fazendo o dever de casa”, disse. “Realmente esse momento que o país está passando é inédito. Nós, vereadores, estamos perto da comunidade, ouvindo o dia a dia do cidadão. Isso que acontece em Brasília deixa profundas marcas na sociedade. Basta olhar o alto número de desempregados”, completou Rozael do Divinópolis (PRTB).

Membro da oposição, Cecílio Pedro (PMDB) disse que, apesar da crise nacional ter sido gerada em Brasília e por alguns políticos, a saída tem que ser pela política. “Só vamos conseguir sair dessa situação que afeta o bolso dos brasileiros e o desemprego, com trabalho, muito trabalho. Temos que nos dedicar ainda mais, pois a mudança tem que começar na nossa cidade”, afirmou o peemedebista. “Acho que agora com a votação e aceitação ou não dessa denúncia contra o presidente Michel Temer, as coisas devem se acalmar”, completou o líder do bloco oposicionista, Alberes Lopes (PRP), ainda na terça, antes da votação.

O presidente Lula Torres (PDT) seguiu a mesma linha. “Se cada um dos cidadãos, seja político ou não, fizer sua parte, o país sai dessa crise. Eu aposto no trabalho e, nesse caso, eu queria parabenizar os 23 vereadores, que, apesar de tudo, mostraram-se empenhados em melhorar a qualidade de vida dos caruaruenses, aprovando projetos e provocando audiências públicas importantes”, concluiu Lula.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *