Por Pedro Augusto, especial para o Blog
Como dita a tradição, os vereadores costumam exercer um papel crucial nas corridas eleitorais de seus aliados. Seja em seus redutos ou não, durante o período de campanha eles não poupam esforços para garimpar os votos do eleitorado. Em 2014, não será diferente. A pouco mais de dois meses para o registro nas urnas, grande parte dos legisladores que compõe atualmente a Câmara Municipal de Vereadores já confirmou os seus apoios a alguns postulantes a deputado federal e estadual.
Conforme apurou o Blog do Wagner Gil, dos 23 vereadores que possuem cadeira fixa na casa cinco já definiram que irão pedir votos para “dobradinha” Wolney Queiroz (federal) e Raquel Lyra (estadual). São eles: José Ailton (PDT); Romildo Oscar (PTN), Edjailson Santos (PTdoB), Lula Tôrres (PR) e Leonardo Chaves (PSD).
Por outro lado, os vereadores Jajá (sem partido); Evandro Silva (PMDB), Val de Cachoeira Seca (DEM), Val das Rendeiras (PROS), Louro do Juá (SDD), pastor Jadiel (PROS) e Neto (PMN) definiram que irão apoiar as candidaturas de Jarbas Vasconcelos (federal) e Tony Gel (estadual).
Candidata à reeleição, a deputada estadual Laura Gomes (PSB) atraiu três legisladores para a sua campanha. Além de Marcelo Gomes (PSB), também irão subir no palanque da socialista os vereadores Ricardo Liberato (PSC) e Gilberto de Dora (PSB). Os três irão votar em Wolney Queiroz para deputado federal.
Em contrapartida, existem aqueles vereadores que não irão apoiar nenhum dos três estaduais citados. São eles: Sivaldo Oliveira (PP), Edmilson do Salgado (PCdoB) e Eduardo Cantarelli (SDD). Os dois primeiros definiram apoio respectivamente a Francismar Pontes (PSB) e a Marcelino Granja (PCdoB). Já o último votará no seu irmão Diogo Cantarelli (PRP).
Por último, sobraram os vereadores que ainda estão com candidatos a definir. Enquanto Ranílson Enfermeiro até agora só confirmou apoio a Raquel Lyra (estadual), os edis Rozael do Divinópolis (Pros) e Heleno do Inocoop (PRTB) optaram em apoiar a candidatura de Wolney Queiroz (federal).
Já Cecílio Pedro (PTB) preferiu não declarar oficialmente os seus aliados, porém a tendência é de que ele vote em Tony Gel (estadual) e Jarbas Vasconcelos (federal). Outro componente da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, Demóstenes Veras (PROS) concorrerá a uma das vagas para Assembléia Legislativa de Pernambuco.