Os vereadores do Recife aprovaram ontem o aumento de 29,07% nos próprios salários. Com a medida, a remuneração dos 39 vereadores passará de R$ 14.635 para R$ 18.980, sendo este o primeiro aumento concedido em oito anos. As mudanças só passarão a valer a partir de 2021.
A alteração foi aprovada na última sessão plenária do ano, pois a Câmara entrará em recesso e só retornará no dia 6 de janeiro. A sessão estava programada para a votação de cinco projetos. Esse, no entanto, estava fora de pauta, ou seja, não estava previsto para ser discutido na Ordem do Dia, mas foi incluído na sessão.
Ao todo, foram 22 parlamentares a favor, sete contra, uma abstenção e nove não compareceram. Para a medida ser aprovada, eram necessários no mínimo 20 votos a favor. Além disso, por ser um projeto de Decreto Legislativo, da Mesa Diretora da Casa, não precisa seguir para a sanção do prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB).
O vereador Jayme Asfora (Sem partido) votou contra o reajuste e se pronunciou sobre o assunto. “Votei contra e fui o único vereador a se posicionar no plenário contra esse projeto, que é um absurdo. Até porque o vereador não vive só de salário. Ele também recebe auxílio paletó, auxílio alimentação e combustível. Então, um projeto assim não pode ser aprovado sem um debate com a sociedade”, afirmou Asfora.
Diario de Pernambuco