O Poder Legislativo de Caruaru debateu, nesta terça-feira (19), questões ligadas à segurança pública e à cultura. A necessidade de tutores utilizarem focinheiras em animais de grande porte, ao saírem para as ruas, bem como a valorização dos artistas, foi destaque na Sessão Ordinária.
Segurança pública
O vereador Carlinhos da Ceaca (PODE) usou a tribuna para expressar sua preocupação com a falta do uso de focinheiras em animais de grande porte. O parlamentar explicou que recebeu inúmeras denúncias sobre o assunto. Sua fala foi complementada por Fagner Fernandes (PDT), que explicou de quem é a responsabilidade de fiscalizar, que é a AME animal, sugerindo que sejam realizadas campanhas educativas sobre o assunto, pela instituição. Anderson Correia (PP) enfatizou a urgência em buscar a responsabilização pelos tutores que deixam esses animais à solta.
O tema também foi debatido pelas vereadoras Mery da Saúde (PSDB) e Perpétua Dantas, que narraram situações em que tal agressividade resultou em tragédias contra outros animais e vidas humanas, e lembraram oportunamente que os tutores podem e devem ser responsabilizados criminalmente nesses casos, pois o animal age puramente por instinto e sem culpa e não pode responder pela negligência de seu guardião..
Ainda na pauta de segurança pública, Anderson Correia enalteceu, na tribuna, os serviços realizados pela delegacia do bairro Salgado. “Com números que mostram que realmente é feito um trabalho de excelência”, disse o parlamentar, ao comparar dados desta delegacia com números divulgados acerca da atuação da delegacia da Casa Amarela, um dos maiores bairros de Recife, afirmando que a do Salgado possui maior efetividade. Por essa razão, solicitou ao estado de Pernambuco melhores condições de trabalho para os servidores da delegacia, mencionando que não há, por exemplo, um terceirizado para fazer o serviço de limpeza.
Cultura
“Quero deixar registrado minha saudação ao senhor Jeová de Souza, nosso amado Mestre Vavá”, expressou o vereador Jorge Quintino (PODE), ao se referir a figura que se tornou, de forma honrosa, patrimônio vivo de Caruaru. Vavá é conhecido por sua atuação na cultura do município, com diversos trabalhos, entre eles sua participação na banda de pífanos Alvorada.
O parlamentar aproveitou o assunto para parabenizar o prefeito Rodrigo Pinheiro por seus feitos no setor cultural da cidade, destacando a criação de um edital de contratação do São João, que estabeleceu um máximo de 60 dias para a realização dos pagamentos dos artistas, bem como um aumento de 50% nos cachês. “Apresento um anteprojeto para melhorar o edital, diminuindo o prazo para no máximo 30 dias”, sugeriu Quintino.
Na sessão, a vereadora Perpétua Dantas (Avante) parabenizou o Mestre Vavá, como também a Fundação de Cultura, pelo concurso que o elegeu o Patrimônio Vivo. Ela falou da sua alegria com o merecido título e defendeu a ampliação do número de patrimônios vivos possíveis no município, para que mais artistas que deixaram seu bom legado em nossa cidade possam também receber a honraria, a exemplo de Leonora Moreno, um dos nomes que concorreram no certame .
A próxima Sessão Ordinária será na quinta-feira (21). Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.