Vereadores suplentes  querem entrar na Justiça contra Presidência 

do blog de Igor Maciel 


Durante a reunião dessa terça-feira (10), na Câmara Municipal de Caruaru (PE), os vereadores que assumiram as vagas por determinação da Justiça, mostraram o quanto estão desconfortáveis e como têm os trabalhos prejudicados por não disporem de gabinetes, como os demais parlamentares. Os vereadores ameaçaram até acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE),para que tenham o direito de usar as salas.
 
Na tribuna da Casa, Jaelson Tenório (PRB), contou os problemas enfrentados por um mandato sem a mínima estrutura necessária e a falta de disponibilidade dos vereadores afastados em ceder os espaços fechados.
 
“A gente fala com eles, dizem que tudo bem. Quando os funcionários da Casa vão pedir a liberação eles dizem que vão ver depois. São dez gabinetes vazios. São dez vereadores que aqui estão sem ter como atender a população. Semana passada atendi quatro pessoas, aqui no plenário. Hoje atendi duas pessoas aqui nessas cadeiras. Estas pessoas ficam constrangidas. O vereador Leonardo Chaves tem feito de tudo para que os vereadores entreguem os gabinetes. Se a gente passar um mês aqui tudo bem… mas se passar um ano ou dois? Se for preciso vamos ao Ministério Público para usar esses gabinetes”, disse Jaelson.
 
Outro vereador que falou sobre o caso foi o Pastor Carlos Santos (PRB). Ele pediu que seja alterado o Regimento Interno da Câmara, para que possam solucionar o problema. “Falam para criar um novo espaço, mas o espaço já existe, que são os gabinetes que estão fechados. Pedimos que vejam essa lei que está injusta, não queremos tomar o lugar de ninguém. Só exercer a nossa função”, afirmou o Pastor Carlos.
 
Já o presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves (PSD), afirmou que tem se empenhado para garantir condições de trabalho para os colegas, como a contratação de assessores e solicitações para a liberação dos gabinetes fechados. “Conversei com eles sem nenhum constrangimento e eles disseram que tudo bem, iam vir aqui pegar as coisas deles e guardar. A maioria com quem falei aceitou muito bem. Fiz uma circular comunicando a decisão e aqueles com quem não conversei, porque são pessoas difíceis de conversar, fizeram uma reunião e todos, mesmo aqueles que já tinham aceitado, decidiram que não vão mais liberar os gabinetes. Mas, estamos tentando resolver esse problema”, afirmou Leonardo.
 
Na Câmara de Caruaru estão fechados, por tempo indeterminado, dez gabinetes que era usados pelos vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Eduardo Cantarelli (SDD), Louro do Juá (SDD), Jajá (sem partido), Jadiel Nascimento (PROS), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB), Val Lima (DEM) e Val das Rendeiras (PROS), afastados pela Justiça, após investigações feitas pela Operação Ponto Final, que apontaram crime contra a administração pública e corrupção passiva. Os edis continuam recebendo os salários normalmente.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *