O Tribunal Regional Federal absolveu ontem (03), no Recife, o ex-prefeito Josué Mendes, do município de Agrestina. Por 12 votos a favor e dois contra, os magistrados decidiram devolver os direitos políticos de Mendes e liberar a volta dele para o funcionalismo público. Para comemorar a vitória, o vice-prefeito chegou à cidade ovacionado pela população que preparou uma festa pelas ruas. O desfecho foi encarado pelo Governo Municipal como uma resposta às acusações da oposição, mas não muda a chapa que enfrentará a disputa política nos próximos meses.
Desde a convenção do PMDB, realizada no último domingo (31), o clima em Agrestina era de expectativa para a sentença do TRF. Josué Mendes estava afastado de sua função pública desde abril de 2015, após ser condenado em uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF). A acusação afirmava que havia irregularidade no convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o município de Agrestina em 2008, ano em que Josué estava à frente do Executivo Municipal. Durante o encontro que escolheu Thiago Nunes para pré-candidato a prefeito e Zito da Barra para pré-candidato a vice-prefeito, Josué declarou que tinha certeza da absolvição e apoiava a formação da chapa.
Após a decisão desta quarta-feira, Josué volta ao cargo de vice-prefeito na atual gestão, mas continua fora da disputa política de 2016, embora já tenha confirmado a participação ativa durante todo o período eleitoral. “A sensação de ser absolvido realmente é da justiça fazer justiça. Fui afastado, tive os direitos políticos cassados por seis anos e todos os bens bloqueados, tudo meramente por caprichos políticos por uma denúncia mentirosa e constrangedora para mim e para a minha família. Fiz um repasse correto para uma entidade séria, que prestou corretamente o convênio. O sentimento de hoje é como se eu estivesse saído de uma prisão”, declarou Josué Mendes.
Para o prefeito Thiago Nunes, o resultado já era esperado. “Eu conhecia de perto esse processo e tinha certeza que isso iria acontecer. Para o município foi importantíssimo e também para mim porque ele sempre foi importante nas decisões mais relevantes que eu precisei tomar até agora. É uma pessoa amiga, de caráter, e sempre tivemos esse respeito um com o outro e a partir de agora ele voltará e tenho certeza que continuará contribuindo com a nossa gestão”, disse. A volta oficial de Josué Mendes ao cargo de vice-prefeito ainda não tem data marcada, mas será divulgada em breve.