A obra de José Condé, caruaruense considerado um dos escritores pernambucanos mais conceituados no Brasil, será tema de uma roda de conversas que o Sesc Garanhuns realiza nesta sexta-feira (23/08), às 14h, no Centro de Produção Cultural, localizado na Rua Cônego Benigno Lira, s/n, no Centro da cidade, ao lado da Academia do Sesc. O convidado é o historiador Walmiré Dimeron. O bate-papo, que faz parte do projeto “Outras Literaturas: Veredas”, terá como tema “Panorama da Trajetória do escritor José Condé”. A entrada é gratuita.
Walmiré, conhecedor da vida e carreira do autor, vai abordar o teor dos principais livros de Condé que hoje estaria com 101 anos, entre eles “Terra de Caruaru”, escrito em 1960. O historiador diz que José Condé tinha como mote as muitas aventuras que viveu em Caruaru durante a infância: “Ele viveu em Caruaru até os 12 anos e foi criado solto pelas ruas da cidade, na feira, tomando banho no Rio Ipojuca. Já no Rio de Janeiro, onde terminou seus dias, refugiou-se, em seus momentos de solidão, nas memórias que tinha de sua terra natal”, comentou.
Sobre o palestrante – Walmidé Dimeron Porto é historiador e possui cursos técnicos nas áreas de documentação, museologia e bibliotecas. É consultor cultural, promotor de eventos e editor de obras de natureza histórica e cultural. Atualmente, é secretário executivo da Comissão do Centenário da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e sócio do Instituto Histórico de Caruaru (IHC).
Gratuidade – durante o mês de agosto, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.