Wolney quer Rodrigo Maia no PDT. Convite tem aval de Lupi

Líder da bancada do PDT na Câmara Federal, Wolney Queiroz, presidente da legenda em Pernambuco, tem relação bem próxima com o ex-presidente da Casa, Rodrigo Maia. As declarações feitas por Maia, em entrevista publicada ontem pelo jornal Valor Econômico, não surpreenderam o pernambucano, que acompanhou de perto as articulações para eleição da Mesa Diretora da Câmara Federal e já vinha estranhando os movimentos, ainda que silenciosos, no Democratas. Wolney, no entanto, chegou a acreditar que o apelo feito por Maia e por diversos líderes do bloco Câmara Independente, às vésperas do pleito, faria o presidente nacional do DEM, ACM Neto, se engajar com mais afinco no processo em favor de Baleia Rossi, candidato apoiado por Rodrigo na corrida pela presidência da Câmara. Wolney esteve entre os que chegaram a duvidar de que o DEM sairia do bloco de Baleia, ainda que os rumores já ecoassem nos bastidores. Agora que Rodrigo Maia já cravou que deixará a legenda e dirigiu duras palavras na direção de ACM Neto, Wolney aposta na possibilidade de atrair Maia para o PDT. O partido é presidido nacionalmente por Carlos Lupi, de relação estreita com o pai de Rodrigo, o vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia. Lupi também tem canal aberto com o próprio Rodrigo – todos saõ naturais do Rio de Janeiro.

Cesar Maia, quarto vereador mais votado da Capital fluminense, já foi filiado ao PDT, inclusive, e já avisou que acompanhará o filho na saída do DEM. O PDT integra o conjunto das Oposições que deu suporte importante a Maia na corrida pela presidência do legislativo federal. Na entrevista ao Valor, Maia criticou o caminho trilhado pelo DEM que, segundo ele, “voltou ao que era na década de 1980, para antes da redemocratização”. E sublinhou o seguinte: “Estarei num partido que será de Oposição ao presidente Bolsonaro”. E acrescentou: “Hoje, posso dizer que sou de Oposição ao presidente Jair Bolsonaro”. No domingo, Maia se reuniu com o governador João Doria (SP). Além do PSDB, Maia já recebeu convite do PSL e do Cidadania. O próximo virá do PDT. Wolney embarca hoje para Brasília e deve ir à mesa com Maia ao longo da semana. Vai abrir as portas do partido para Rodrigo e tem aval de Carlos Lupi para isso.

Liderança no pós-Carnaval
No PDT, o debate sobre a liderança da bancada na Câmara Federal ainda não foi aberto e deve ficar, agora, para o pós-Carnaval. Wolney Queiroz está no cargo de líder há um ano, quando sucedeu André Figueiredo, e há possibilidade de ser reconduzido.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *