Zé Ailton um matuto guerreiro.

Na ultima terça-feira(04) Caruaru amanheceu triste, perplexa, chocada com á noticia da morte do amigo matuto guerreiro Zé Ailton. Zé era um homem guerreiro, homem nascido e criado na zona rural da cidade, da lavoura da vida trouxe a simplicidade e a honestidade do homem do campo. Era um homem apaixonado pela cultura popular, um devoto fiel Romeiro do Padre Cícero.

Sua luta diária por uma cidade melhor e com olhar voltado para ações das políticas públicas para o homem do campo, levou Zé a militar fortemente na política local.

Sua grande militância política começou em 1976, quando Zé Queiroz disputou a primeira eleição para Prefeito de Caruaru, naquela época a família Lyra (João Lyra Filho e Fernando Lyra) foram seus grandes incentivadores. Em 1988 tentou uma vaga na Câmara de Vereadores ficando coma primeira suplência, já em 1992 e foi eleito e 1996 e 2000 reeleito com atuação brilhante e muito verdadeira.

Zé sempre foi questionador e nunca se rendeu aos caprichos políticos e com isso exerceu uma vida pública travando sempre boas batalhas,, hora na aposição, hora na situação.

Em 2008 ao lado de Zé Queiroz criou um jargão que ficou imortalizado no universo popular: Caruaru mais forte vota Zé + Zé. Assim foi eleito para vereador com 3.601 votos e Zé Queiroz Prefeito de Caruaru, Zé Ailton foi reeleito para o quinto mandato em 2012.

Durante os oito anos de governo do prefeito, chegou a ser líder do governo na câmara e depois secretario de Desenvolvimento Rural. Sua linha de pensamento sempre foi à defesa da boa política e da simplicidade de um homem forte e amigo de todos.

Zé morreu aos 64 anos em sua casa. Deus foi tão generoso que chamou Zé para o jardim da eternidade dormindo. Seu corpo foi velado ao lado de amigos, familiares em sua Lagoa de Paulista, depois no salão da Câmara de Vereadores de Caruaru. Zé foi sepultado no cemitério Dom Bosco. Sua passagem aqui na terra é exemplo pra muitos como um homem que nunca deixou se abalar nem se empolgar pelo poder.

Zé Aílton um matuto que orgulha Caruaru em todos os sentidos.

Zé já chegou ao céu e por lá foi logo procurando seu espaço rural para começar a fazer a boa política celestial.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *