Secretaria de Educação de Caruaru promove 16ª edição do Concurso Ler Bem

Em sua 16ª edição, foi realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação, a I etapa do Concurso Ler Bem, que reuniu 54 estudantes de instituições municipais diversas. Para esta primeira fase, os alunos do 4º ano passaram por sorteio de leitura e foram avaliados por professores formadores da rede.

Entre os critérios de avaliação, foram considerados a entonação da voz na leitura, a espontaneidade e a aplicação de pausas necessárias pela pontuação. Dos 54 estudantes dessa primeira etapa, 10 foram selecionados através das maiores notas para próxima fase, que acontece em junho.

“Além da importância de praticar a leitura, o concurso também estimula todos os alunos a estudar ainda mais e fortalecer o que aprendemos dentro da sala de aula. Essa também é uma oportunidade para a gente enquanto estudante mostrar o que sabemos quando se fala em ler bem”, afirmou a estudante Sophia Micaele, da Escola Municipal Francisco Borges.

Copa do Mundo 2026: Confira datas, horários e tabelas dos jogos

A Copa do Mundo de 2026 começa em 11 de junho e marcará a maior edição da história do torneio. Pela primeira vez, o Mundial será realizado em três países simultaneamente — Estados Unidos, México e Canadá — e reunirá 48 seleções. Com o novo formato, o número de partidas saltou de 64 para 104, distribuídas em 16 cidades-sede ao longo da competição.

Para ajudar os leitores a acompanhar o campeonato, o Congresso em Foco preparou duas tabelas especiais: uma com os confrontos da fase de grupos e outra com o chaveamento completo do mata-mata, das oitavas de final até a decisão do título.

Baixe as tabelas aqui.

O jogo de abertura será disputado em 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, entre México e África do Sul. A partida está marcada para as 16h de Brasília (13h no horário local).

A Seleção Brasileira está no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A estreia do Brasil será em 13 de junho, contra os marroquinos, no MetLife Stadium, em Nova York/Nova Jersey, às 19h de Brasília (18h no horário local).

O Brasil caiu no grupo C, junto com Marrocos, Haiti e Escócia.

O Brasil caiu no grupo C, junto com Marrocos, Haiti e Escócia.
No novo modelo da competição, as 48 seleções foram divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam diretamente às oitavas de final, assim como os oito melhores terceiros colocados, completando os 32 times da fase eliminatória.

A final da Copa do Mundo será realizada em 19 de julho, também no MetLife Stadium, nos Estados Unidos. Já a disputa pelo terceiro lugar ocorrerá no dia 18 de julho, no Hard Rock Stadium, em Miami.

Pedro Freitas participa de reunião com o presidente Lula para discutir pauta municipalista

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, participou nesta quarta-feira (20), em Brasília, de uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, dentro da programação da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O encontro reuniu também o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, além dos presidentes das entidades municipalistas estaduais de todo o país. Na pauta, foram discutidas as chamadas “pautas bomba”, temas que vêm gerando preocupação entre os gestores municipais devido aos impactos financeiros nas administrações locais.

Durante a reunião, ficou acordada a criação de um grupo de trabalho formado por representantes do Governo Federal e da Confederação Nacional de Municípios, com o objetivo de aprofundar o debate sobre as pautas e construir soluções conjuntas que evitem prejuízos aos municípios brasileiros.

Para Pedro Freitas, o encontro foi produtivo e reforça a importância do diálogo entre os municípios e o Governo Federal. “Foi uma conversa positiva, com espaço para diálogo e construção conjunta. Os municípios precisam ser ouvidos e fortalecidos, porque é nas cidades que as políticas públicas acontecem de fato. Acreditamos na força do municipalismo e na parceria com o Governo Federal para avançar nas pautas que impactam diretamente a população”, destacou o presidente da Amupe.

Ainda segundo Pedro Freitas, “também é importante reconhecer o papel do Governo Federal no fortalecimento dos municípios brasileiros, através de programas e investimentos que já estão chegando na ponta. Iniciativas como o Minha Casa Minha Vida, o Mais Médicos e o PAC Seleções têm contribuído diretamente para melhorar a vida da população e garantir mais desenvolvimento para as cidades. Quando União e municípios trabalham juntos, quem ganha é a população”, finalizou.

Pernambuco Café Show reúne especialistas e fortalece cultura dos cafés especiais no Recife

O Recife se prepara para receber a 2ª edição do Pernambuco Café Show, maior encontro da cadeia produtiva do café em Pernambuco. O festival tem início na nesta sexta-feira (22) e segue até o domingo (24), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, em celebração ao Dia Nacional do Café. O evento vai reunir especialistas, produtores, cafeterias, empreendedores, coffee lovers e grandes nomes do setor em uma programação gratuita e aberta ao público.

Com expectativa de público de aproximadamente 5 mil pessoas ao longo dos três dias, o evento promove uma imersão no universo dos cafés especiais, conectando experiências, conhecimento, negócios, cultura e inovação. A programação inclui palestras, workshops, degustações guiadas, harmonizações, experiências sensoriais, ativações, feira de produtos, exposições artísticas e a participação de 30 expositores.

O festival reunirá ainda, direta e indiretamente, 30 produtores de café, por meio da articulação com cooperativas de nove municípios pernambucanos. Entre os destaques estão Triunfo e Taquaritinga do Norte, territórios em evidência no processo de construção da denominação de origem, em uma iniciativa impulsionada por parceria entre a organização do evento, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e o Sebrae Pernambuco.

Outro destaque da programação é a presença de 10 empresas de torrefação, reforçando a diversidade de agentes que compõem a cadeia produtiva do café e ampliando o espaço de conexão entre produção, beneficiamento, consumo e mercado. Além de promover experiências e conteúdo especializado, o Pernambuco Café Show se consolida como um importante gerador de negócios para o setor. A organização estima que o festival deve movimentar cerca de R$ 1 milhão em negócios presentes e futuros, envolvendo produtores, torrefadores, cafeterias e demais empresas da cadeia do café.

A programação contará ainda com atrações como a Copa Nordeste de Torra Kaleido, reunindo mestres de torra da região; a Arena Café Show, com oficinas e demonstrações práticas; a Exposição Internacional de Artes com Café; além de uma mostra fotográfica assinada por Filipe Ramos, retratando o cotidiano dos coffee lovers.

Entre os destaques desta edição estão nomes reconhecidos nacionalmente no universo do café, como Edgard Bressani, autor do livro Guia do Barista; Juscelino Bourbon, sócio-fundador do Koar; Bruna Porto, especialista e juíza da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA); além dos professores Jerônimo Borel, Suzana Pedroza e Tatiana Porto, pesquisadores ligados à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape). O jornalista Romoaldo de Souza também integra a programação com um bate-papo sobre curiosidades, histórias e mitos do café.

Durante o festival, o especialista e curador Alan Cavalcanti fará o pré-lançamento do livro Cafés de Pernambuco, obra que apresenta um panorama da evolução dos cafés especiais no estado ao longo da última década. Alan é idealizador do Pernambuco Café Show, fundador do projeto Rolê do Barista, da cafeteria Malakoff Café e cofundador do Recife Coffee e da Associação de Cafeterias de Especialidades de Pernambuco (Ascape).

“Quando idealizamos o festival, pensamos em criar um espaço de conexão para toda a cadeia produtiva do café em Pernambuco. Hoje, conseguimos reunir produtores, pesquisadores, profissionais, cafeterias e apaixonados por café em um único ambiente de troca, conhecimento e fortalecimento do setor”, destaca Alan Cavalcanti.

Mercado – O evento também reforça o protagonismo dos cafés produzidos em Pernambuco. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 2025, a Bahia respondeu por 99,6% do faturamento do café nordestino, com R$ 9,83 bilhões, enquanto Pernambuco apareceu à frente do Ceará entre os demais estados da região com produção relevante impulsionada pelos cafés especiais. No mesmo cenário, o Nordeste registrou receita bruta de R$ 9,86 bilhões e ficou na segunda posição entre as regiões produtoras do país.

O segmento de cafés especiais representa hoje o principal diferencial competitivo de Pernambuco no mercado cafeeiro. A valorização de cafés orgânicos e de cultivo sombreado vem ampliando o interesse comercial sobre a produção local, em um contexto em que os cafés especiais alcançam preços superiores aos do café comum e ajudam a posicionar o estado em nichos de maior valor agregado.

A programação completa, além das inscrições para oficinas, experiências e competições estão disponíveis no Instagram oficial do evento, no @pernambucocafeshow.

Centro Integrado de Direitos Humanos de Caruaru promove Circuito de Dominó e incentiva o lazer e a convivência comunitária

O Centro Integrado de Direitos Humanos de Caruaru (CIDH) está com inscrições abertas para o Circuito de Dominó. As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas no próprio centro, localizado na Avenida da República, nº 557, bairro Divinópolis. Ao todo, estão sendo ofertadas 40 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

O primeiro dia de competição será no próximo sábado (23). Os participantes disputarão troféus, medalhas e caixas de dominó como premiação. A iniciativa incentiva o esporte, o lazer e a convivência comunitária, com participação de homens e mulheres de forma igualitária.

A ação é uma realização da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, da Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e da Gerência do Núcleo Esportivo.

Prefeitura de Caruaru promove ações de prevenção nas escolas municipais com o Programa Escola pela Paz e palestra antidrogas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM), realizou, na quarta-feira (20), ações de prevenção e fortalecimento da cultura de paz em escolas da rede municipal, dentro do Programa Escola pela Paz. As atividades aconteceram em parceria com o 4º BPM e demais órgãos de segurança.

Na Escola Municipal Professor José Florêncio Neto (Machadinho), foi realizada a Jornada Antidrogas, com orientações sobre os riscos do uso de entorpecentes e seus impactos na vida dos jovens e das famílias. Já na Escola Municipal Leudo Valença, a Patrulha Escolar da Guarda Municipal promoveu uma palestra educativa voltada à cidadania e prevenção.

O aluno da Escola Machadinho, João Paulo, destacou a importância da iniciativa. “Achei muito importante porque ajuda os jovens a se desviarem das drogas. Gostei muito e parabenizo a escola”, afirmou.

Raquel Lyra rompe empate técnico e dispara na liderança pelo Governo de Pernambuco, aponta Veritá

A segunda rodada da pesquisa Veritá, realizada em maio, e divulgado nesta quinta (21), revela uma mudança estrutural no tabuleiro político de Pernambuco. No cenário estimulado (votos válidos), a governadora Raquel Lyra (PSD) assumiu a liderança isolada com 49,6%, enquanto o ex-prefeito da capital, João Campos (PSB) aparece com 39,8% e Anderson Ferreira (PL) registra 5,7%. O dado é emblemático quando comparado a abril, mês em que Raquel e João figuravam em um empate técnico absoluto, ambos com exatos 41,4% das intenções de voto.

O desempenho da governadora é ainda mais robusto na modalidade espontânea, que mede a força da imagem política sem o auxílio de uma lista de nomes. Nesse quesito, Raquel Lyra saltou de 57,5% em abril para 63,3% em maio (votos válidos). Enquanto isso, João Campos registrou uma oscilação negativa, caindo de 39,2% para 34,4% na lembrança espontânea do eleitorado, o que reforça uma tendência de cristalização favorável à atual gestão.

Essa trajetória ascendente sinaliza um cenário altamente positivo para a governadora. A vantagem de quase dez pontos percentuais na estimulada indica que Raquel conseguiu absorver indecisos e converter o desgaste inicial em preferência eleitoral. Em contrapartida, Anderson Ferreira, que ocupava a terceira posição em abril com 6,2%, viu sua margem recuar levemente para os atuais 5,7%, distanciando-se ainda mais da disputa principal.

Em resumo, o levantamento de maio (Registro TRE: PE-07960/2026) consolida Raquel Lyra como o nome a ser batido. A governadora não apenas superou o cenário de aparente igualdade de abril, como demonstrou fôlego para crescer em um ambiente de alta polarização, incluindo o avanço positivo na percepção do eleitorado no Recife, e RMR, redutos do seu principal adversário no pleito de 2026.

Pernambuco mantém liderança do crescimento econômico do Brasil no primeiro trimestre de 2026, diz Banco Central

Seguindo no topo dos indicadores da economia no início de 2026, Pernambuco registrou o maior crescimento econômico do Brasil no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira (20). Segundo o levantamento, o Estado apresentou alta de 8,1% no acumulado até março, em comparação com o mesmo período do ano passado. O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

“Esse resultado mostra que Pernambuco voltou a crescer e que esse crescimento está chegando na vida das pessoas. Nosso compromisso é seguir trabalhando para gerar mais emprego, mais renda e mais dignidade para o povo pernambucano em todas as regiões do Estado. A gente tem feito investimentos importantes em infraestrutura, atraído novos empreendimentos e criado um ambiente de confiança para quem quer investir e gerar oportunidades em Pernambuco. Quando a economia cresce de forma sustentável, a população sente isso na ponta, com mais trabalho, mais desenvolvimento e mais qualidade de vida”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O desempenho de Pernambuco foi impulsionado, principalmente, pela indústria da transformação e pelo comércio varejista, que cresceram 29,6% e 12,9%, respectivamente, no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) e da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dois setores também lideraram o crescimento nacional no período, na comparação com o primeiro trimestre de 2025.

Outro fator que impulsionou o desempenho da atividade econômica foi o crescimento sustentado da construção civil ao longo de mais de um ano, acompanhado da expansão do emprego formal. Atualmente, Pernambuco é o segundo estado que mais gera empregos no Brasil no setor, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao período de março de 2025 a março de 2026 e divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Um em cada cinco empregos formais da construção civil no país é gerado no Estado.

Houve crescimento de 20% no estoque de empregos da construção civil no fechamento do primeiro trimestre de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025, com a geração de 19.418 postos de trabalho. No segmento de obras de infraestrutura, divisão da construção civil, o aumento foi de 70%, com 7.860 empregos gerados. Os dados demonstram o impacto do volume histórico de investimentos realizados pelo Estado, o maior em mais de uma década, alcançado em 2025, no fortalecimento da economia pernambucana.

“Assim como já havia ocorrido no primeiro bimestre de 2026, Pernambuco está à frente dos demais estados brasileiros em crescimento econômico. Esse resultado está alinhado ao desempenho de indicadores já divulgados até agora, como os da indústria, do comércio e da construção civil, que apontam a liderança de Pernambuco. É importante destacar que esse crescimento teve início em 2024 e vem ocorrendo de forma sustentável desde então. Agora, já no início de 2026, estamos colhendo resultados ainda melhores, fruto das ações adotadas pela gestão da governadora Raquel Lyra desde o início do mandato para estimular a economia”, afirmou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

PUBLICIDADE

Moraes cobra ação do governo brasileiro para extradição de Zambelli

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Ministério das Relações Exteriores MRE) tomem providências para efetivar a extradição da ex-deputada Carla Zambelli da Itália para o Brasil.

Moraes respondeu a ofício enviado na semana passada ao seu gabinete e no qual a Coordenação-Geral de Extradição e Transferência de Pessoas Condenadas pedia que o Supremo enviasse ao MJSP garantias sobre as condições em que Zambelli deve ficar presa.

Tais garantias haviam sido pedidas pela Justiça italiana em meio ao processo de extradição de Zambelli, que fugiu para a Itália em junho do ano passado, após ter sido condenada pelo Supremo a 10 anos e 8 meses de prisão por ter sido mentora de uma invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em despacho publicado nesta quarta-feira (20), Moraes afirmou que tais garantias, traduzidas para o idioma italiano, já foram enviadas ao MJSP em novembro do ano passado, que por sua vez encaminhou as informações para que o Itamaraty as apresentasse à Justiça da Itália.

“Tendo em vista o exposto, DETERMINO a expedição de ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (Coordenação-Geral de Extradição e Transferência de Pessoas Condenadas) e ao Ministério das Relações Exteriores, para que adotem as providências necessárias à efetivação da extradição”, escreveu o ministro.

Caso venha mesmo para o Brasil, Zambelli deverá ser levada para cumprir pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Extradição
Após ir para a Itália, país do qual tem cidadania, Zambelli voltou a ser condenada pelo Supremo em outro processo, na qual foi sentenciada a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

Essa segunda condenação está relacionada ao episódio em que Zambelli sacou uma arma à luz do dia numa rua de São Paulo, enquanto perseguia um homem que a havia criticado. O episódio ocorreu em outubro de 2022, pouco antes do segundo turno da eleição.

Com a nova condenação, o Supremo reforçou o pedido de extradição feito à Itália por intermédio do governo brasileiro.

A Corte de Apelação de Roma já decidiu favoravelmente à extradição da ex-deputada duas vezes, uma para cada condenação. A defesa dela, contudo, apresentou recursos à Corte de Cassação, em Roma, ainda pendentes de julgamento. A alegação principal é que ela sofre de perseguição política.

Ainda que a Justiça italiana aprove a extradição, a palavra final cabe ao ministro da Justiça do país europeu, que tem a prerrogativa de chancelar ou não a decisão judicial. Atualmente, Zambelli está encarcerada no presídio de Rebibbia, em Roma.

Antonio Coelho conduz audiência pública sobre papel estratégico do IFSertão e do IFPE em Pernambuco

O deputado Antonio Coelho conduziu, na manhã desta terça (19), uma audiência pública para debater o papel estratégico do IFSertãoPE e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no desenvolvimento técnico e sustentável do estado. Realizado no âmbito da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT) da Assembleia Legislativa, o encontro reuniu os reitores das instituições, Jean Carlos Alencar e José Carlos de Sá, respectivamente, além de representantes das instituições de ensino de diversas cidades pernambucanas.

Durante a audiência, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos IFSertãoPE e pelo IFPE para a formação de mão de obra qualificada, para o incentivo à pesquisa e o fomento à inovação.

Presidente da CFOT, o deputado Antonio Coelho destacou a relevância dos institutos federais para a formação e o aprimoramento do capital humano pernambucano. Na avaliação do parlamentar, as instituições exercem um papel singular não apenas na educação, mas também na pesquisa, no fortalecimento do homem do campo e na promoção do empreendedorismo. “Os institutos federais ajudam a transformar realidades. São espaços que promovem conhecimento, inovação e oportunidades, sobretudo no interior do estado”, ressaltou.

O parlamentar também lembrou a contribuição histórica do antigo Cefet, atual IFSertãoPE, para o desenvolvimento de Petrolina e do Sertão do São Francisco. “Petrolina, hoje reconhecida pela sua pujança econômica, teve no Instituto Federal um importante aliado na formação de muitos professores e profissionais. Isso, certamente, contribuiu para o dinamismo da fruticultura irrigada, da caprinovinocultura e outras atividades que impulsionam a economia regional”, destacou.

Ao longo da audiência pública, os representantes das instituições reforçaram a importância da parceria entre os institutos federais e o poder público a fim de ampliar oportunidades, estimular a inovação e fortalecer o desenvolvimento de Pernambuco.

SOBRE O IFSertãoPE – O instituto tem como missão promover educação profissional, científica e tecnológica de qualidade, integrada à pesquisa e à extensão. Área que contribuem diretamente para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do Semiárido e do Sertão pernambucanos. Atualmente, possui unidades em Petrolina, Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, além de novos campi em fase de implantação em Araripina e Águas Belas.