“Só quem não enxerga os avanços da cidade é quem insiste em representar o atraso”

Nesta sexta-feira (15), durante a participação do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), no programa Mesa Redonda da Rádio Cultura, o vereador e vice-presidente do Poder Legislativo, Professor Jorge Quintino (PODE), falou sobre o trabalho realizado pelo gestor à frente da cidade e criticou a oposição, que segundo ele não se sustenta com as declarações levianas.

“Só quem não enxerga os avanços da cidade é quem insiste em representar o atraso. Em Caruaru, o foco é um só: entregar resultados e melhorar a vida das pessoas”, disse o vereador.

Jorge também fez alusão ao recente discurso de Rodrigo realizado na entrega da UBS do Caiúca, onde ressaltou que a melhor resposta à desinformação sempre será o trabalho realizado e a verdade que sempre aparecerá.

“O maior combate à desinformação continua sendo o trabalho sério e constante, além da confiança do povo, que se confirma a cada avaliação. Não há como conter o que segue avançando. O trabalho do nosso prefeito mostra, na prática, que fake news não se sustenta diante do que é real”, cravou Jorge Quintino.

Governo de Pernambuco lança edital para aquisição de 100 ônibus elétricos para a Região Metropolitana do Recife

O Governo de Pernambuco lançou, nesta sexta-feira (15), o edital de licitação para a aquisição de 100 ônibus elétricos destinados ao Sistema de Transporte Metropolitano do Recife (RMR). Com investimento de R$ 310 milhões, viabilizado por meio do Termo de Compromisso firmado com o governo federal, os novos veículos representam um avanço importante na modernização do transporte público metropolitano, promovendo a renovação da frota com tecnologia sustentável, mais eficiência operacional e maior conforto para os usuários.

“A modernização do transporte público da Região Metropolitana do Recife é um compromisso do nosso governo com a população pernambucana. Estamos investindo em uma frota mais sustentável, confortável e eficiente, garantindo mais dignidade para as pessoas que utilizam diariamente”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A publicação do edital marca mais uma etapa das ações planejadas para a qualificação do sistema de transporte da RMR. Além da aquisição dos ônibus elétricos, o pacote de investimentos também contempla a reforma de estações e a requalificação de trilhos, ampliando a capacidade de atendimento e proporcionando mais agilidade, segurança e confiabilidade ao serviço prestado à população.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves, pontuou que a frota renovada trará sustentabilidade, conforto, ar-condicionado, tomadas USB e melhores condições para o transporte. “Inicialmente, estamos conduzindo o processo licitatório, que deve se estender até o início do segundo semestre. Em seguida, ocorrerá a aquisição dos ônibus, com a subsequente inserção imediata na Região Metropolitana. Esperamos que esses veículos estejam em circulação ainda este ano”, frisou o titular da pasta.

Os ônibus elétricos representam um avanço no processo de eletrificação da frota da Região Metropolitana do Recife, eliminando a emissão de poluentes e promovendo a renovação tecnológica do sistema.

“Estamos investindo na inovação da frota e no uso de novas tecnologias para oferecer um melhor serviço de transporte público aos passageiros. Nosso objetivo é tornar o sistema mais moderno, eficiente e acessível, garantindo mais comodidade e confiança para quem utiliza diariamente os serviços do Grande Recife”, afirmou o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Matheus Freitas.

Associação Nacional dos Vereadores conquista 1ª vitória nacional contra cassações coletivas de mandatos por fraude à cota de gênero

A luta em defesa de vereadoras e vereadores inocentes acaba de ganhar um marco histórico em Brasília. A Associação Nacional dos Vereadores (ANV) conquistou sua primeira grande vitória no Congresso Nacional com a apresentação, na Câmara Federal pelo Dep. Federal Clodoaldo magalhes dos Projetos de Lei nº 2334/2026 e nº 2332/2026, elaborados pelo Presidente da ANV Vereador Maguila (Igarassu); o Advogado Eleitoralista Bruno Martins e o Dep. Federal Clodoaldo Magalhes.

As propostas já conta com o apoio do Deputados Federais Fernando Monteiro e Guilherma Uchoa e representam um avanço decisivo para acabar com as cassações coletivas de mandatos em casos de supostas fraudes à cota de gênero, garantindo que apenas os verdadeiros responsáveis sejam punidos pela Justiça Eleitoral.

O PL 2334/2026 altera o artigo 10 da Lei nº 9.504/1997 para estabelecer a individualização da responsabilidade e limitar os efeitos das sanções aplicadas em casos de fraude à cota de gênero. Já o PL 2332/2026 modifica o artigo 222 do Código Eleitoral para impedir que vereadores e vereadoras inocentes sejam penalizados por atos praticados por terceiros dentro das chapas partidárias.

Segundo a ANV, a atual legislação tem provocado graves injustiças em todo o país, com a cassação de parlamentares eleitos legitimamente eleitos pelo voto popular, mesmo sem qualquer participação ou conhecimento sobre eventuais irregularidades.

“Não é justo que vereadores honestos, legitimamente eleitos pelo povo, percam seus mandatos por fraudes praticadas por outras pessoas. A punição precisa atingir quem cometeu o ilícito, e não destruir chapas inteiras indiscriminadamente”, defende a entidade.

Além de garantir segurança jurídica nas eleições proporcionais, os projetos também prometem reduzir drasticamente o número de ações judiciais envolvendo fraudes à cota de gênero, que atualmente representam cerca de um terço dos processos em tramitação na Justiça Eleitoral brasileira.

A expectativa da ANV é que a aprovação das propostas fortaleça a democracia, preserve a vontade popular e ainda gere economia de dinheiro público ao diminuir o volume de litígios eleitorais que hoje congestionam os tribunais.

Nos bastidores políticos, a apresentação dos projetos já é vista como o início de uma mobilização nacional em defesa dos mandatos parlamentares e contra o que muitos classificam como “cassações em massa” de representantes inocentes.

Os Vereadores Maguila – Igarassu, Bruno Lambreta – Caruaru, Zé Raimundo- Serra Talhada, Nandinho – Pombos, Marcelo – Feira Nova, Marília – Moreno, Luciano Pacheco – Arcoverde, Welington – Glória do Goitá e Erica Uchoa – Igarassu diretores da ANV anunciaram que iniciaram uma grande articulação em Brasília e nos estados para mobilizar vereadores, vereadoras, deputados e lideranças políticas em apoio às propostas, pois os Vereadores não aceitam disputar a eleição de 2028 correndo o risco de ganhar a eleição e perder o mandato dado pelo povo por conta das fraudes a cota de gênero cometida por terceiros.

Bronquiolite cresce entre bebês e acende alerta em Pernambuco

O que começa como uma simples coriza pode, em poucos dias, se transformar em uma corrida contra o tempo dentro de uma UTI. Esse tem sido o cenário enfrentado por famílias em Pernambuco, onde o aumento dos casos de bronquiolite já pressiona o sistema de saúde e acende um alerta entre especialistas.

Dados recentes mostram que o estado já registrou mais de mil casos graves de doenças respiratórias em 2026, e a maioria atinge justamente os mais vulneráveis: bebês com idade menor de seis meses em sua maioria. Em momentos críticos, UTIs pediátricas chegaram perto da lotação máxima, com crianças aguardando vagas para atendimento intensivo.

A bronquiolite, causada principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR), é uma doença que assusta justamente pelo potencial de gravidade. “Muitas vezes começa com um resfriado leve, porém pode levar a insuficiência respiratória e necessidade de suporte de oxigênio”, explica a pediatra da Pad Saúde, Dra. Gabriela Guerra.

Para os pais, o maior desafio é reconhecer o momento certo de agir. Respiração acelerada, esforço para respirar, chiado no peito e dificuldade para mamar são sinais que não podem ser ignorados. “Em bebês, o quadro pode se agravar após cerca de 3-5 dias. Por isso, a atenção precisa ser redobrada”, alerta a médica.

A prevenção, apesar de simples, ainda é a principal aliada. Lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas gripadas e reduzir a exposição a ambientes fechados podem fazer toda a diferença, especialmente para recém-nascidos.

Recentemente tivemos também a aprovação pelo SUS da vacina contra o VSR em gestantes, indicada a partir da 28ª semana, para transferir anticorpos ao bebê, protegendo-o pelo período de 6 meses. Também temos aprovado pelo SUS o anticorpo contra o VSR para transmitir defesa diretamente ao bebê já após o nascimento, o Nirsevimabe.

Ele está disponível para bebês prematuros e com comorbidades – cardiopatia congênita ou doença pulmonar crônica. Na rede particular o Nirsevimabe está disponível para todos os bebês que estão passando pela sua primeira sazonalidade ou foram nascidos no período de alto risco – de março a agosto. “Diante do avanço dos casos, o alerta é não subestimar sintomas respiratórios em crianças pequenas e procurar atendimento médico de forma precoce”, conclui Dra. Gabriela.

📌 Serviço
Clínica PAD Saúde
Endereço: Rua Hermógenes de Morais, nº 317 – Madalena, Recife
Telefone: 81 3180 73 00
Instagram: @clinicapadsauderecife

Pernambuco é o estado que mais reduziu o desemprego no primeiro trimestre de 2026, aponta IBGE

Seguindo na liderança dos indicadores econômicos entre todos os estados do país, Pernambuco registrou a maior queda no desemprego no primeiro trimestre de 2026, com uma taxa de 9,2% de desocupação. No mesmo período de 2025, o Estado registrou um percentual de desocupação de 11,6%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14). Este é o melhor resultado do Estado desde 2015.

Segundo o levantamento, 107,3 mil pessoas deixaram a situação de desocupação no primeiro trimestre de 2026, em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda no mesmo recorte de tempo, o Estado apresentou crescimento de 31,5 mil pessoas ocupadas e redução de 61,4 mil trabalhadores subocupados por insuficiência de horas.

“Ao longo dos últimos anos, o Governo de Pernambuco realizou um trabalho que fortalece a geração de empregos em várias frentes. As nossas obras em estradas, creches, hospitais, infraestrutura urbana e outros equipamentos geram movimentação no Estado, mas a gestão também tem atuado para atrair empresas e indústrias, com flexibilização tributária e melhorias no ambiente de negócios. Quando os pernambucanos e pernambucanas garantem emprego e renda, também levam dignidade e qualidade de vida para os seus lares”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, registrou que os resultados apontados pelo IBGE reforçam indicadores de crescimento de Pernambuco. “Esse resultado está muito em linha com todos os indicadores econômicos que têm sido publicados pelos órgãos oficiais. Pernambuco é o estado brasileiro que mais tem crescido na indústria, é o estado que mais cresce no comércio e o Banco Central o aponta como o estado com maior crescimento econômico do país no início de 2026. Nós vamos ter, certamente, ainda melhores resultados até o final do ano”, disse.

“Mesmo em um trimestre historicamente marcado pelo encerramento de vagas temporárias, Pernambuco apresentou melhora importante nos indicadores do mercado de trabalho na comparação anual”, completou a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Danielle Jar Souto.

Prefeito Rodrigo Pinheiro se reúne com empresa que ganhou concessão da Compesa para cobrar mais agilidade nas obras em Caruaru

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, se reuniu com representantes do Consórcio Basa, vencedor da concessão da Compesa, para tratar das obras em andamento em diversos pontos do município. Também participaram do encontro o secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Artur Coutinho, e secretários municipais.

Durante a reunião, foram apresentados números e informações sobre as intervenções realizadas pela Compesa na cidade, que têm causado transtornos como os buracos e também os problemas de abastecimento e saneamento.

“Esse primeiro contato é importantíssimo para entendermos as responsabilidades de cada entidade e, principalmente, para escutar a população e as prefeituras, a fim de atuar de forma mais eficiente após esse processo”, pontuou o diretor de operações da Basa , Rodrigo Viana.

O encontro teve o objetivo de fortalecer o diálogo e cobrar mais agilidade para que os serviços avancem com menos impacto para a população. “A hora de resolver é agora. Com planejamento, diálogo e responsabilidade, vamos encontrar o melhor caminho para enfrentar os problemas e garantir um resultado mais eficiente para a população”, enfatizou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Jorge Quintino propõe criação do programa “Compra Caruaru” para fortalecer pequenos negócios locais

Buscando aprimorar o comércio local e incentivar os empreendedores de Caruaru, o vereador Professor Jorge Quintino (PODE), apresentou um requerimento na Câmara Municipal solicitando a realização de estudos técnicos para a criação do Programa Municipal “Compra Caruaru”.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEIs) sediados no município, priorizando sua participação nas compras e contratações públicas da administração municipal.

Segundo o vereador, o projeto representa uma estratégia de desenvolvimento econômico sustentável para a cidade.

“O poder público pode e deve ser um parceiro do empreendedor local. O Compra Caruaru nasce com a proposta de fortalecer os pequenos negócios da nossa cidade, gerar empregos, movimentar a economia e garantir que os recursos públicos também contribuam diretamente para o crescimento econômico do município”, afirmou Jorge Quintino.

De acordo com o parlamentar, experiências semelhantes já vêm sendo adotadas em diversos municípios brasileiros, apresentando resultados positivos no fortalecimento da economia regional e no incentivo ao empreendedorismo local.

O requerimento segue para análise do Executivo Municipal.

PE na Estrada: Governo de Pernambuco avança na reconstrução de estradas e atinge 100 rodovias contempladas

O Governo de Pernambuco alcançou a marca de 100 rodovias requalificadas em todas as regiões do Estado por meio do programa PE na Estrada, consolidando o maior investimento em infraestrutura viária já realizado em Pernambuco. Coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a iniciativa já soma R$ 5 bilhões em investimentos executados, contemplando tanto obras já concluídas quanto trechos em execução.

“Estamos trabalhando firme para recuperar as nossas estradas de canto a canto do Estado. Com esses investimentos, estamos garantindo o escoamento da produção, a melhoria da competitividade e assegurando à população o direito de ir e vir com mais segurança e qualidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Das intervenções finalizadas, 61 rodovias já foram entregues à população, promovendo mais segurança, mobilidade e desenvolvimento econômico. Um dos destaques é a BR-104, no Agreste Central, que teve 13 quilômetros requalificados e entregues no último mês de abril, com aporte de R$ 132 milhões. Na Região Metropolitana do Recife, a PE-017, conhecida como Estrada da Muribeca, recebeu investimentos de R$ 53,3 milhões para recuperação de 11,9 quilômetros da via.

“Atingir a marca de 100 rodovias no PE na Estrada reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em garantir uma ampla recuperação das estradas pernambucanas. Estamos investindo em todo o Estado R$ 5 bilhões, com mais R$ 2 bilhões previstos para novas rodovias. Requalificar ou recuperar nossa malha viária é imprescindível para o desenvolvimento do Estado”, disse o secretário da Semobi, Pedro Neves.

Entre as intervenções em andamento, a PE-060, no Litoral Sul, avança em ritmo acelerado e já ultrapassa 60% de execução. A recuperação dos 85,96 quilômetros da rodovia conta com investimentos de R$ 80 milhões e vai fortalecer o turismo, a economia e a integração da região.

Considerada uma das obras mais estruturadoras da história do Estado, o Arco Metropolitano também segue avançando. A intervenção possui 25,32 quilômetros no trecho Sul II, já conta com licenciamento parcial emitido e aproximadamente cinco quilômetros com frentes de serviço em andamento nas áreas liberadas. O investimento na obra chega a R$ 632 milhões.

Com investimento total de R$ 7,1 bilhões, o PE na Estrada já recuperou mais de 1.500 quilômetros de rodovias e se consolida como o maior programa de requalificação rodoviária da história de Pernambuco.

Governadora Raquel Lyra sanciona lei que garante auxílio para famílias afetadas pelas chuvas

A governadora Raquel Lyra sancionou a Lei nº 19.241, que garante o pagamento do Auxílio Pernambuco, benefício de R$ 2,5 mil destinado às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas no Estado. A medida prevê investimento de R$ 8,7 milhões e atenderá pessoas que tiveram perdas materiais nos 27 municípios pernambucanos em situação de emergência. A sanção está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (14). O projeto de lei havia sido enviado pela chefe do Executivo estadual à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde foi aprovado pelos deputados estaduais.

“Sancionei as leis que criam o auxílio emergencial destinado às pessoas que perderam tudo nas chuvas e o Fundo de Proteção e Defesa Civil, que vai agilizar as respostas às emergências e fortalecer as ações de prevenção. Esse auxílio representa R$ 2,5 mil para até 3.500 pessoas poderem recuperar o que perderam e recomeçar. O decreto já foi publicado hoje no Diário Oficial, e a Defesa Civil e a Assistência Social realizam o levantamento dos beneficiários no território”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O auxílio será pago em parcela única e é destinado às famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico e que comprovem danos materiais causados pelas chuvas. O pagamento será realizado a partir dos dados levantados pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

Além do auxílio financeiro, a governadora também sancionou a Lei nº 19.240, que cria o Fundo de Proteção, Defesa Civil e Recuperação Ambiental de Pernambuco, voltado para ações de prevenção e resposta a emergências climáticas, como obras de contenção, drenagem e recuperação de áreas atingidas.

Fagner dos Animais toma posse como presidente do Condema

Na tarde desta quarta-feira, no auditório da UFPE Caruaru, Fagner dos Animais tomou posse como presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) para o biênio 2026/2027.

O encontro reuniu representantes de diversas entidades de Caruaru e, além da posse, também contou com discussões de pautas importantes e deliberação de demandas do conselho.

“Estou à disposição, o gabinete está de portas abertas para sempre buscarmos o melhor e nos empenhar na construção de um meio ambiente mais sustentável e consciente”, destacou Fagner.

Criado pela Lei Municipal nº 6.055/2018, o Condema é um órgão consultivo e deliberativo responsável por discutir e propor diretrizes para as políticas ambientais de Caruaru, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil para debater ações voltadas à preservação e sustentabilidade do município.