Após solicitação de Anderson Correia, Estado anuncia R$ 3,1 milhões para reforma e ampliação do Hemope Caruaru

Após solicitação do vereador e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP), o Governo de Pernambuco anunciou o investimento de R$ 3,1 milhões para a reforma e ampliação do Hemope Caruaru. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra e atende a pleitos apresentados pelo parlamentar desde 2023, quando ele visitou a unidade e identificou sérias limitações estruturais que comprometiam o pleno atendimento da demanda, em um equipamento que é referência em doação de sangue para todo o Agreste.

Durante a visita técnica, Correia constatou que o Hemope Caruaru realizava cerca de 130 atendimentos diários, mas conseguia efetivar apenas aproximadamente 70 coletas de sangue por dia, em razão da falta de estrutura adequada para receber todos os doadores. Diante do cenário, o vereador apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a reforma e ampliação do imóvel, com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho aos profissionais, mais conforto aos doadores e a ampliação da capacidade de coleta, evitando prejuízos ao banco de sangue da região.

“Esse investimento é fruto de um pedido que fiz com base na realidade que encontrei no Hemope Caruaru. É um equipamento essencial, que salva vidas diariamente e atende toda a região. A reforma e ampliação vão permitir que a unidade aproveite todo o potencial de atendimentos e coletas, fortalecendo a rede de saúde. Agradeço à governadora Raquel Lyra por atender essa demanda tão importante”, destacou Correia, reafirmando seu compromisso com a melhoria da saúde pública em Pernambuco.

STF terá programação especial para lembrar o 8 de janeiro

Fotografia de dois homens colocando na parede uma escultura que representa a cabeça da estátua da Justiça. No canto inferior esquerdo, está escrito o texto

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, na próxima quinta-feira (8/1), uma programação especial aberta ao público para lembrar os três anos dos ataques que resultaram na depredação do edifício-sede da Corte, bem como para celebrar o fortalecimento da democracia simbolizado pela restauração e reabertura do prédio, concluídas em prazo recorde.

A iniciativa integra a campanha “Democracia Inabalada”, criada em resposta aos atos golpistas que resultaram na depredação do edifício. O objetivo é preservar a memória do episódio para que ele não se repita, reconhecer o trabalho de quem contribuiu para a reconstrução do espaço e reafirmar o compromisso com o Estado Democrático de Direito.

Programação

A programação começa às 14h30, com a abertura da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, no átrio do Espaço do Servidor. Às 15h, será exibido o documentário “8 de janeiro um dia para não esquecer”, produzido pela TV Justiça, que registra as histórias dos profissionais do STF que testemunharam os ataques e participaram da reconstrução do Palácio da Justiça.

Às 15h30, ocorre uma roda de conversa com jornalistas que cobriram os ataques e irão relatar o que viram e ouviram naquele dia. A atividade será conduzida pela jornalista Gabriela Guerreiro, então coordenadora de Imprensa do STF, que receberá os convidados Weslley Galzo, repórter do jornal O Estado de S. Paulo; Marina Dias, repórter do Washington Post em Brasília; e Gabriela Biló, fotógrafa da Folha de S. Paulo.

Já às 17h, está marcada a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, a ser realizada no Salão Nobre do STF. Participam do encontro o teólogo e pesquisador Ronilso Pacheco, mestre em Religião e Sociedade pela Columbia University, diretor do Instituto de Estudos da Religião (ISER), colunista do UOL e autor de obras voltadas à intersecção entre raça, política, religião e democracia; o historiador Carlos Fico, professor titular de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador do CNPq e referência nos estudos sobre a ditadura militar e a historiografia brasileira, com ampla atuação acadêmica e institucional, incluindo a coordenação da área de História da Capes; a advogada e cientista social Juliana Maia Victoriano da Silva, mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), gerente do Programa de Equidade Racial do Instituto Ibirapitanga, com experiência em pesquisas e iniciativas voltadas à justiça racial, gênero e políticas públicas; e o jornalista Felipe Recondo Freire, graduado pela Universidade de Brasília, pesquisador associado do CPDOC/FGV, cofundador do JOTA e autor de livros que analisam a atuação do Supremo Tribunal Federal no contexto da ditadura militar e da democracia contemporânea.

8 de janeiro

Em 8 de janeiro de 2023, o edifício-sede do STF, projetado por Oscar Niemeyer, foi invadido e depredado durante ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Salas, obras de arte, móveis e equipamentos foram destruídos. Apesar dos danos, as instalações foram restauradas e o local reaberto em 24 dias, tornando-se símbolo da resistência das instituições democráticas.

Ministério estabelece normas para uso de informações criminais no país

Palácio da Justiça na Esplanada dos Ministérios

O Ministério da Justiça e Segurança Pública instituiu, por meio de duas portarias ministeriais publicadas nesta segunda-feira (5), o Sistema Nacional de Informações Criminais (Sinic) e o Protocolo Nacional de Reconhecimento de Pessoas em Procedimentos Criminais.

Assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, a Portaria 1123/2026 estabelece que o caberá ao Snic integrar em uma única base nacional de informações os registros de pessoas condenadas por integrar organizações ou facções criminosas, bem como por violência sexual contra crianças e adolescentes; estupro e racismo, além das que tenham restrições de acesso a arenas esportivas (estádios e ginásios).

Com a entrada em vigor da portaria, o Sinic passa a ser a única fonte para a emissão da Certidão Nacional Criminal e da Folha de Antecedentes Criminais, que, de acordo com o ministério, substituirá, progressivamente, certidões e folhas emitidas por tribunais, polícias civis e institutos de identificação das Unidades da Federação.

Já a Portaria 1122/2026 define que a finalidade do Protocolo Nacional de Reconhecimento de Pessoas em Procedimentos Criminais será subsidiar e padronizar os procedimentos investigativos a cargo das polícias judiciárias (PF; Polícias Civis e Força Nacional de Segurança Pública, em ações de auxílio às demais forças).

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o objetivo do protocolo é “promover maior confiabilidade, segurança jurídica e respeito aos direitos fundamentais no uso do reconhecimento de pessoas como meio de prova, padronizando os procedimentos técnicos e operacionais de reconhecimento de pessoas – o que tende a reduzir o risco de condenações injustas.

A adesão voluntária e integral ao protocolo será considerada um critério técnico para a priorização do repasse de recursos federais do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), destinados a ações de polícia judiciária relacionadas ao reconhecimento de pessoas.

Desembarque de estrangeiros em São Paulo cresce 21% em 2025

São Paulo (SP), 21/10/2025 - Movimento no Aeroporto de Guarulhos. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O estado de São Paulo foi o principal portão de entrada do país em 2025. Dos mais de 9,2 milhões de turistas estrangeiros que estiveram no Brasil no ano passado, cerca de 2,7 milhões desembarcaram nos terminais do estado. Isso representou um aumento de 21% em relação a 2024, quando houve 2,2 milhões de visitantes do exterior.

Os dados foram divulgados nesta semana conjuntamente pela Embratur, pelo Ministério do Turismo e pela Polícia Federal.

A lista de visitantes estrangeiros que entraram no país por São Paulo é liderada pelos estadunidenses. Ao todo, 431.478 pessoas dos Estados Unidos desembarcaram no estado paulista, seguidos pelos argentinos, com 391.543 turistas; chilenos, com 173.888; portugueses, com 118.453; e alemães, com 107.779.

Só no mês de dezembro, 259.237 turistas estrangeiros entraram no Brasil por São Paulo, contingente 9,6% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

“O estado, que reúne as tradicionais atrações turísticas da capital, as belas praias e oportunidades de contato com a natureza, tem se consolidado como um destino de experiências, onde a diversidade cultural e a gastronomia se destacam. Nosso objetivo é que o destino cresça ainda mais em 2026”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Brasil

O Brasil encerrou o ano de 2025 com 9.287.196 turistas internacionais, o que representou aumento de 37,1% em relação a 2024. A maior parte desses visitantes estrangeiros veio da Argentina, que enviou 3.386.823 de turistas ao país. Na sequência aparece o Chile, com 801.921 visitantes, e os Estados Unidos, que somaram 759.637 chegadas ao Brasil.

Anvisa libera novo medicamento para fase inicial do Alzheimer

Medicamento Leqembi contra o Alzheimer. Foto: Eisai/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou um novo medicamento, o Leqembi, para tratamento de pacientes diagnosticados na fase inicial da doença de Alzheimer. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 do mês passado.

O remédio, produzido com o anticorpo lecanemabe, é indicado para retardar o declínio cognitivo das pessoas que já apresentam demência leve causada pela doença.

Segundo o registro da Anvisa, o lecanemabe reduz as placas beta-amiloides no cérebro. O acúmulo dessas placas é uma característica definidora da doença de Alzheimer. O produto é uma solução para diluição para infusão.

Estudo 

A Anvisa divulgou que o medicamento teve a eficácia clínica avaliada em um estudo principal que envolveu 1.795 pessoas com doença de Alzheimer em estágio inicial, que apresentavam placas betaamiloides no cérebro e receberam o Leqembi ou placebo.

“A principal medida de eficácia foi a mudança nos sintomas após 18 meses”, apontou a Anvisa. A avaliação ocorreu a partir de uma escala de demência denominada CDR-SB, utilizada para testar a gravidade da doença de Alzheimer em pacientes.

A escala inclui questões que ajudam a determinar o quanto a vida diária do paciente foi afetada pelo comprometimento cognitivo. Segundo o estudo, no subgrupo de 1.521 pessoas, os pacientes tratados com o novo medicamento apresentaram um aumento menor na pontuação CDR-SB do que aqueles que receberam placebo.

Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Brasília (DF), 25/11/2025 - Vacina da dengue do Instituto Butantan, primeira do mundo em dose única, é aprovada pela Anvisa. Foto: Instituto Butantan/Divulgação

Na luta contra a dengue, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai aplicar a vacina produzida pelo Instituto Butantan, de dose única, em três cidades: Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), a partir de 17 de janeiro, e em Botucatu (SP), no dia 18.

A ideia é avaliar os resultados com a imunização de pelo menos 50% dos moradores desses municípios.

O público-alvo será composto pela população com a faixa etária entre 15 e 59 anos.

“Para essa estratégia, será utilizada uma parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan”, afirmou o Ministério da Saúde, em nota.

Ampliação
O primeiro lote também será destinado aos profissionais da atenção primária, que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS).

Segundo o ministério, com o aumento da produção de doses, a partir da parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a estratégia será gradualmente ampliada para todo o país.

A ideia é começar pela população de 59 anos e avançar até o público de 15 anos, conforme a disponibilidade de doses.

Atualmente, o SUS oferece a vacina em duas doses (produzida no Japão) para adolescentes de 10 a 14 anos.

Eficácia
O Instituto Butantan divulgou, nesta semana, que a vacina poderá ajudar a reduzir a quantidade de vírus em pessoas infectadas pelo patógeno, além de manter eficácia contra os diferentes genótipos do vírus circulantes no Brasil. A conclusão surgiu de uma pesquisa tornada pública pela revista The Lancet Regional Health – Americas.

Baixas cargas virais provocam, em geral, quadros menos graves. No levantamento, os pesquisadores analisaram amostras de 365 voluntários que tiveram dengue sintomática entre 2016 e 2021 em 14 estados do Brasil.

O estudo comparou dados dos grupos de vacinados e o de não vacinados.

Segundo a pesquisa, apesar de algumas pessoas terem sido infectadas após a vacinação, a carga viral nos vacinados foi consideravelmente menor do que em participantes não imunizados.

Isso, conforme avaliaram os pesquisadores, demonstrou a eficácia da vacina em induzir resposta imune e diminuir a replicação do vírus nas células.

A vacina da dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan foi aprovada pela Anvisa após análise dos dados de cinco anos de acompanhamento dos 16 mil voluntários participantes do ensaio clínico.

No público de 12 a 59 anos, faixa etária indicada pela agência reguladora, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme.

Agente de imigração atira e mata mulher em Minneapolis, nos EUA

Police tape surrounds a vehicle after its driver was shot by a U.S. immigration agent, according to local and federal officials, in Minneapolis, Minnesota, U.S., January 7, 2026. REUTERS/Tim Evans     TPX IMAGES OF THE DAY

O Departamento de Segurança Nacional confirmou hoje (7) que uma mulher foi baleada e morta por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante um confronto entre agentes federais e manifestantes no sul de Minneapolis, segundo informações do Minnesota Star Tribune. 

A porta-voz do Departamento de Segurança Nacional, Tricia McLaughlin, disse que os agentes “estavam realizando operações direcionadas” quando membros da comunidade começaram a tentar bloquear os veículos. Ela disse que o agente da Imigração “disparou tiros defensivos” quando a mulher tentou atropelar os agentes.

Vários moradores da área que testemunharam a cena disseram que os agentes estavam ordenando que a mulher saísse do veículo. Um vídeo postado nas redes sociais mostrou o veículo dando ré antes de acelerar em direção a um agente, que disparou tiros à queima-roupa.

O governador de Minnesota, Tim Walz, pediu calma e disse que a “imprudência do governo Trump custou a vida de alguém”.

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, afirmou que a mulher morta tinha 37 anos. “À família, sinto muito”, disse Frey, contestando a versão do Departamento de Segurança Nacional de que ela teria tentado atropelar os agentes.

“Agentes de imigração estão causando caos em nossa cidade”, afirmou. “Exigimos que o ICE deixe a cidade e o estado imediatamente. Estamos ao lado das comunidades de imigrantes e refugiados.”

Em uma rede social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o agente agiu em legítima defesa. Segundo ele, imagens do episódio indicam que a motorista tentou atropelar o agente de forma “violenta” e “deliberada”.

Na terça-feira (6), o Departamento de Segurança Nacional deu início a uma grande ofensiva migratória na região. Cerca de 2 mil agentes e oficiais foram escalados para participar da operação, que está ligada, em parte, a investigações sobre supostas fraudes envolvendo residentes de origem somali.

Governo de Pernambuco inicia 2026 com rede de cozinhas comunitárias fortalecida e pronto para expandir cozinhas solidárias

Pernambuco começa 2026 dando um grande salto de qualidade em sua política de combate à insegurança alimentar. O Governo do Estado mais do que quadruplicou o número de cozinhas comunitárias – eram 55 no final de 2022 e agora são 252 unidades – e, por meio do programa Bom Prato já serviu, desde o início de 2023, mais de 20,5 milhões de refeições a famílias em situação de vulnerabilidade social. Apenas no ano passado, foram investidos mais de R$ 60 milhões para cofinanciar a abertura e manutenção desses equipamentos. Este ano, também entram em ação as 100 cozinhas solidárias que terão apoio do Governo de Pernambuco.

“Sabemos que quem tem fome tem pressa e por isso investimos de maneira muito firme no programa Bom Prato, assegurando cozinhas comunitárias em todas as regiões de Pernambuco. Em 2026, com as cozinhas solidárias, vamos continuar cuidando de quem mais precisa, com alimentos de qualidade e atenção, além de fortalecer outras importantes iniciativas assistenciais”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A meta para 2026 é chegar ao total de 300 cozinhas comunitárias. Já o investimento de até R$ 12,96 milhões em 100 cozinhas solidárias irá reforçar a rede de proteção social e alimentar para os pernambucanos. Até o momento, entidades selecionadas por meio de edital já assinaram seus Termos de Fomento com o Governo do Estado para a implantação das primeiras 62 cozinhas solidárias.

Investimentos – Por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), a gestão estadual transferiu, em 2025, mais de R$ 107,4 milhões aos cofres dos 184 municípios pernambucanos e ao Distrito Estadual de Fernando de Noronha para fortalecimento das políticas públicas de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional.

Do total repassado, R$ 52,6 milhões foram destinados às diversas modalidades de cofinanciamento da política de assistência social, assegurando a manutenção e a ampliação de serviços essenciais nos territórios. Já R$ 54,8 milhões foram aplicados no custeio e investimento das cozinhas comunitárias, no âmbito da política estadual de combate à fome, garantindo o direito humano à alimentação e nutrição adequadas à população em situação de vulnerabilidade.

“O Governo de Pernambuco escreve uma nova história, recuperando a confiança dos municípios e mostrando o que é orçamento garantido de verdade para a assistência social e para o combate à fome”, disse o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.

Os recursos repassados garantem a continuidade de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros POP, serviços de acolhimento institucional e familiar, benefícios eventuais, medidas socioeducativas, ações de abordagem social, além da expansão e manutenção das cozinhas comunitárias do programa Bom Prato.

“Tudo será feito com tranquilidade, naturalidade, na hora certa, no momento certo e ao lado do povo de Pernambuco”, diz Eduardo da Fonte

Em entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier o deputado, Eduardo da Fonte (PP), falou sobre o assunto. “A candidatura ao Senado Federal é uma construção coletiva, que passa por várias mãos, que passa por uma reunião que iremos realizar no início deste ano. Será criado um conselho político da federação União Progressista (União Brasil e PP), para que tudo se dê através de uma construção coletiva. Um candidato ao Senado deve reunir, aglutinar um conjunto de forças políticas de todas as regiões do estado de Pernambuco e nós temos grandes quadros na federação para essa missão”, disse ele.

“Vamos buscar a unidade, tanto dentro da federação, quanto fora dela, com prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e forças políticas de vários partidos. Tudo será feito com tranquilidade, naturalidade, na hora certa, no momento certo e ao lado do povo de Pernambuco”, garantiu o deputado federal.

Para finalizar, Eduardo da Fonte falou sobre a posição que a federação União Progressista adotará no estado em 26, se ao lado da governadora Raque Lyra, do PSD, que buscará sua reeleição ou se ao lado do prefeito do Recife, João Campos, pré-candidato ao governo, pela oposição. “Vamos estar no palanque que o povo de Pernambuco determinar, para que a gente possa fazer uma grande eleição no próximo ano”.

Após sucesso no São João de Caruaru, Klever Lemos lança projeto de verão “Klever Lemos numa Onda Tropical” com foco no Carnaval

O cantor Klever Lemos, natural de Caruaru (PE), inicia o verão 2025 em grande estilo com o lançamento do seu novo projeto musical “Klever Lemos numa Onda Tropical”, que chega embalado pelo sucesso vivido este ano no São João de Caruaru, onde o artista conquistou ainda mais o público com sua energia e presença de palco.

Agora, Klever apresenta um projeto pensado especialmente para a temporada de verão e Carnaval, trazendo uma mistura contagiante de axé, maracatu e frevo, ritmos que traduzem a alegria, a força e a identidade cultural de Pernambuco. A proposta é transformar cada apresentação em uma verdadeira celebração popular, cheia de cor, dança e alto astral.

A festa de lançamento acontece no dia 08 de janeiro, a partir das 18h, em um dos cenários mais paradisíacos do litoral pernambucano: a Praia dos Carneiros, no espaço Carneiros Deck River Sunset. O evento une música, natureza e experiência, aproveitando o pôr do sol como fundo para apresentar esse novo momento artístico do cantor.

“Klever Lemos numa Onda Tropical” aposta em uma sonoridade quente, tropical e carnavalesca, conectando o público ao clima do verão, à vibe praiana e às tradições culturais nordestinas. O projeto reafirma a versatilidade do artista e seu compromisso em valorizar ritmos que fazem parte da identidade do povo pernambucano.

O lançamento promete reunir fãs, convidados, imprensa e amantes da boa música em um fim de tarde especial, onde o som, o mar e o espírito do Carnaval se encontram em perfeita sintonia.

Serviço:

📍 Evento: Lançamento do projeto “Klever Lemos numa Onda Tropical”
🎤 Atração: Klever Lemos
📅 Data: 08 de janeiro
⏰ Horário: 18h
📌 Local: Praia dos Carneiros – Carneiros Deck River Sunset/
Rua 72.