Desembargador e deputado são alvos da PF por venda de sentenças

Brasília (DF),  26/03/2026 - PF reprime esquema de lavagem de capitais e de evasão de divisas em SP e em SC.
Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (8) a Operação Gemini, tendo como alvo um desembargador e um deputado estadual de Mato Grosso suspeitos de venda de sentenças e lavagem de dinheiro.

Nesta manhã, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao desembargador Dirceu dos Santos, do Tribunal de Justiça do Mato Groso (TJMT), e do deputado estadual Faissal Calil (PL), além do advogado Bruno Castro.

De acordo com a PF, eles são investigados pelos crimes de corrupção passiva, advocacia administrativa e lavagem de dinheiro. Ambos também tiveram quebrados os sigilos bancário, fiscal e telemático.

À imprensa local, que se aglomerou em frente a sua residência, o deputado Faissal Calil declarou ter entregue seu celular e senha para a PF e negou qualquer envolvimento com esquema de venda de sentenças.

Ex-servidor da Justiça matogrossense, tendo trabalhado no gabinete do desembargador Dirceu dos Santos, o parlamentar negou manter contato com o magistrado.

“Desde que virei deputado, que saí do Tribunal de Justiça, perdi todo o meu contato”, afirmou aos jornalistas.

A Agência Brasil tenta contato com o desembargador e com o advogado Bruno Castro, apontado como intermediário. O TJMT ainda não se manifestou sobre as investigações.

CNJ
Dirceu dos Santos já tem contra ele um processo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que o afastou das funções no início de março, em meio à apuração de movimentações financeiras acima do compatível com o salário de juiz.

De acordo quebras de sigilo bancário e fiscal já promovidas pelo CNJ, o magistrado movimentou nos últimos cinco anos mais de mais de R$ 14,6 milhões. No mesmo período, ele teve rendimentos oficiais de R$ 1,9 milhão.

Segundo o órgão de controle da Justiça, “foram identificados indícios de que o magistrado requerido proferiu decisões mediante o possível recebimento de vantagens indevidas, realizando a intermediação de atos decisórios por intermédio de terceiros, empresários e advogados”.

O afastamento cautelar do desembargador não tem prazo determinado e deve perdurar ao menos até o fim das investigações.

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

Rio de Janeiro (RJ), 21/02/2026 - Municípios fluminenses começam a receber vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan. Foto: Instituto Butantan/Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária da imunização contra a dengue no país com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.

A pasta informou que 42 pessoas apresentaram sintomas mais severos após a vacinação, sendo que três precisaram de internação e dois desses morreram.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não é possível concluir que os eventos adversos foram causados pela vacina, mas representam um sinal de alerta e serão investigados por um comitê de especialistas.

“Essa descontinuidade tem um objetivo que é a ação de precaução, para que Ministério da Saúde, Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e Butantã aprofundem a investigação nos 42 casos, que são episódios de reação adversas da vacina, para buscar fatores de risco nessas pessoas, fazer uma espécie de estudo de caso-controle”, disse em coletiva de imprensa.

“O Ministério da Saúde tem total confiança na capacidade institucional do Butantã”, destacou Padilha ao enfatizar a importância da vacinação para a redução e eliminação de doenças no país.

A suspensão vale apenas para a vacina produzinda pelo Butantan, e não inclui o imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório Takeda e aplicado no Sistema Único de Saúde.

Até o dia 30 de maio, pouco mais de 500 mil doses da vacina do Butantã foram aplicadas em todo o país. O imunizante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministério da Saúde adotou a estratégia de vacinação para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue.

Para isso, passou a vacinar a população em três municípios-piloto: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo é composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos, que é a indicação aprovada para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em março, também foi promovida uma ação de vacinação na região de Araguaína (TO).

Em fevereiro, o SUS passou a vacinar contra a dengue os profissionais de saúde da atenção primária, com a previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente, de unidades básicas de saúde, por exemplo.

O Ministério da Saúde destaca que a decisão de descontinuar a estratégica de vacinação não invalida a eficácia da vacina. E as pessoas que foram vacinadas ainda usufruem do benefício que a vacina oferece, que é a proteção contra a dengue.

A decisão recomendada pelo sistema de farmacovigilância ganha tempo para fazer estudos adicionais para encontrar eventuais fatores de risco.

Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Olho

O uso de corticoides de forma inadequada e adquiridos sem receita médica pode levar ao desenvolvimento e aumento de casos de glaucoma. O alerta é do presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Roberto Murad Vessani.

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico, provocada pela elevação da pressão ocular e não tem cura. Quando não é tratada, pode levar à cegueira.

Estima-se que pelo menos 1,7 milhão de brasileiros convivam com a doença. Segundo Vessani, cerca de 2,5% a 3,5% dos indivíduos acima dos 40 anos já têm glaucoma.

Tanto colírios usados para aliviar irritação ocular como outros medicamentos que contenham corticoides como pomadas ou comprimidos podem provocar glaucoma quando utilizados sem acompanhamento médico.

Os corticoides são medicamentos usados para reduzir inflamações do organismo, como nos casos de irritações nos olhos, alergias, crises respiratórias, sinusites e dores inflamatórias. O alívio costuma ser rápido e isso faz com que muitas pessoas passem a reutilizar essas medicações por conta própria sempre que os sintomas reaparecem.

Mas, com o uso prolongado, os corticoides também podem alterar o funcionamento natural dos olhos. Eles dificultam a drenagem do líquido que circula dentro do globo ocular, que acaba acumulando e aumentando a pressão intraocular. Quando essa pressão permanece elevada por muito tempo, pode provocar lesões irreversíveis no nervo óptico e levar ao glaucoma.

A utilização indiscriminada dessas substâncias pode provocar outros problemas no organismo. Entre eles, aumento da glicose no sangue e descontrole do diabetes, ganho de peso, retenção de líquido, hipertensão, enfraquecimento dos ossos e maior risco de infecções e alterações hormonais.

Alerta
A SBG, em conjunto com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) encaminharam uma nota pública à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional e a entidades médicas de diversas especialidades chamando a atenção para os perigos relacionados ao uso indiscriminado de fórmulas com corticoides pela população.

“É muito grave. Na verdade, é um problema de saúde pública”, destacou Roberto Vessani.

Além da discussão junto aos órgãos reguladores, foi feita uma reunião para tentar sensibilizar políticos em busca de solução. A ideia é buscar o mesmo caminho de rigor que existe atualmente para o antibiótico, mencionou Vessani.

Vessani destacou que diversas especialidades médicas como ortopedia, reumatologia, pediatria e geriatria prescrevem corticoides para tratar o problema de um paciente que, eventualmente, já pode ter glaucoma.

Sensibilidade
O presidente da SBG lembrou que cerca de 90% dos pacientes que já têm glaucoma são sensíveis ao uso de corticoide e isso faz com que a pressão do olho suba de maneira significativa, “comprometendo mais ainda a situação do glaucoma desse paciente”.

No caso de crianças alérgicas que, muitas vezes, têm história de alergia ocular, os pais, por falta de conhecimento, podem usar colírios com corticoides de forma crônica, o que pode levar ao aumento da pressão do olho ou ao desenvolvimento da catarata precocemente.

Na área oftalmológica, Roberto Vessani esclareceu que o uso de colírio de antibiótico acaba sendo menos perigoso do que o de colírio de corticoide de forma indiscriminada.

“Para nós, é muito importante que o uso de corticoides nas diversas formas tenha o mesmo rigor que ocorre em relação aos antibióticos”.

Para os antibióticos, são exigidas duas vias da receita médica, uma que fica retida pela farmácia para informar os órgãos reguladores que aquela medicação foi prescrita para aquele paciente.

“Tem um controle dessa prescrição médica. Esse seria um caminho para que a gente tenha um pouco mais de segurança na hora que isso seja prescrito pelo médico e, também, bloqueando as pessoas que compram essas medicações, fazendo um autotratamento sem passar por um médico”.

Campanhas
Por meio de campanhas de informação, a SBG, o CBO e a SBOP vêm buscando informar as outras especialidades médicas sobre o risco para os olhos do uso crônico de corticoides.

“Isso ajuda a diminuir riscos e a evitar situações que possam causar problemas maiores para a visão das pessoas que estão sendo tratadas de condições crônicas de saúde das diferentes especialidades”.

Ao fim de algumas semanas do uso crônico de corticoides, podem acontecer elevações na pressão dos olhos. “E essas pessoas, se continuarem usando essas medicações, podem acabar desenvolvendo o glaucoma e perder a visão”.

Em muitos países desenvolvidos do mundo ocidental, o uso de corticoides tem um controle maior, disse Vessani. Existe, segundo ele, uma melhor troca de informações entre as várias especialidades médicas do que ocorre no Brasil.

“A grande preocupação é com a informação e a conscientização da população e dos profissionais da área da saúde que prescrevem essas medicações”, reforçou.

Grupos de risco
Segundo Roberto Vessani, a partir dos 40 anos, a cada década, a prevalência de glaucoma quase dobra.

“As pessoas têm outras condições de saúde que, frequentemente, podem precisar do uso crônico de corticoides. Há muitos pacientes de 70, 80 anos que, muitas vezes, têm glaucoma e, devido a um problema de saúde que exige o uso crônico de corticoides, estes medicamentos podem trazer problemas para os olhos dessas pessoas. São situações que acabam levando ao aumento do risco e do perigo”, apontou Vessani.

As três entidades médicas do setor oftalmológico recomendam o monitoramento da pressão intraocular em pacientes que utilizam essas medicações com corticoides por períodos prolongados, especialmente crianças e grupos de risco.

Aposta de Brasília ganha prêmio de R$ 30,4 milhões da Mega-Sena

22/06/2023 - Brasília - Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Arquivo

Uma aposta de Brasília acertou as seis dezenas do Concurso 3.015 da Mega Sena e vai receber o prêmio de R$ 30.424.768,27. O sorteio foi realizado na noite deste sábado (6), no Espaço da Sorte, em São Paulo.

As dezenas sorteadas são: 09 – 18 – 26 – 31 – 53 – 58.

O jogo premiado é do tipo simples e foi feito pela internet.

68 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 37.037,29 cada;
4.932 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 841,73 cada.
Apostas
O próximo concurso da Mega-Sena será realizado na terça-feira (9). O prêmio está estimado em R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa e também pela internet, no site da Loterias Caixa.

A 30ª Parada do Orgulho LGBT+ alerta sobre importância do voto

São Paulo (SP), 07/06/2026 - Pessoas participa,m da Parada do Orgulho LGBT+. Foto: Elaine Cruz/Agência Brasil

Com uma imensa urna abraçando a Avenida Paulista e muita bateção de leques, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo acontece neste domingo (7) na Avenida Paulista reunindo uma multidão de pessoas. Completando 30 anos de existência, o evento adotou como tema neste ano 30 Anos Parada SP: A rua convoca, a urna confirma, propondo um debate sobre a importância do voto e da participação democrática na defesa dos direitos da população LGBT+.

São Paulo (SP), 07/06/2026 - Pessoas participa,m da Parada do Orgulho LGBT+. Foto: Elaine Cruz/Agência Brasil
Parada do Orgulho LGBT+, foto : Elaine Cruz/Agência Brasil

A primeira edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo ocorreu em 1996, na Praça Roosevelt e, só no ano seguinte, passou a ocupar a Avenida Paulista, onde se consolidou. Desde então, a parada sempre levou para as ruas a discussão de temas fundamentais tais como o reconhecimento da união estável, o direito à identidade de gênero, a adoção por casais homoafetivos e a criminalização da LGBTfobia, entre outros. No ano passado, por exemplo, a discussão foi sobre o envelhecimento.

Hoje é um marco para nós pois todos os direitos que hoje temos da população LGBT+ passaram aqui pela Avenida Paulista”,disse Matheus Emílio Pereira da Silva, diretor na Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP).

“Em 2005 tratamos sobre o direito à união estável e, uma década depois, isso foi reconhecido pelo STF [Supremo Tribunal Federal]. Já tratamos sobre a criminalização da LGBT fobia. Em 2006 trouxemos esse tema e, depois, o STF também veio a reconhecer isso equiparando a questão da LGBTfobia ao crime de racismo. Falamos sobre direitos da população trans, direito à doação de sangue, direito à adoção. Todos esses foram temas que, antes de estarem nos tribunais, passaram pela Avenida Paulista. Então, isso mostra a importância da Parada de São Paulo nessas três décadas de lutas”, reforçou Silva.

Apesar de muitas conquistas, o diretor da Parada SP reforça que ainda há um caminho a ser perseguido.

A gente precisa ainda de um compromisso do nosso Legislativo para assegurar esses direitos na letra da lei – e não apenas com decisões judiciais como nós temos atualmente, disse.

Por isso, neste ano, a Parada leva como tema as eleições. “É importante a gente falar sobre isso para conscientizar a nossa população, em especial as pessoas LGBT+, para

que elejam e para que votem em pessoas comprometidas com os direitos da população LGBT e com a sociedade como um todo, que não legislem para si só, mas sim para o povo”, afirmou Silva.

Menos patrocínio

Um pouco menor este ano por causa da diminuição de patrocínios, a ParadaSP vai às ruas com 14 trios elétricos, seguindo em desfile pela Avenida Paulista e pela Rua da Consolação, até chegar à Praça da República.

Segundo os organizadores do evento, houve uma redução de 60% na receita com patrocinadores neste ano, o que afetou não somente a organização da Parada, como também as ações sociais e culturais promovidas pela APOLGBT-SP. Com menos patrocínio, houve redução no número de trios elétricos que vão desfilar pela Avenida Paulista este ano: serão apenas 14, contra 17 que desfilaram no ano passado. Em 2023 a Parada chegou a desfilar com 19 trios elétricos.

Apesar disso, muita gente chegou cedo à Avenida Paulista para acompanhar o evento. A manifestação teve início às 10h de hoje e conta com a presença de artistas como Pabllo Vittar, Urias, Gloria Groove, Pepita, Diego Martins, Jup do Bairro, Melody, MC Soffia, Isma, Katy da Voz e As Abusadas, MC Trans, Zumbicore e Thiago Pantaleão, além da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello.

“O Ministério dos Direitos Humanos tem marcado presença na Parada. A de São Paulo é a maior do mundo, então é uma alegria para a gente estar aqui. E neste ano o Ministério está com uma campanha, O Brasil é de Todas as Cores: Para Todas as Pessoas, e para a gente é importante lembrar e ressaltar junto à população brasileira sobre a necessidade da garantia dos direitos da população LGBT”, falou a ministra, em entrevista à Agência Brasil durante o evento.

“A gente tem uma série de políticas voltadas para as diferentes dimensões da população LGBTQIA+. Temos desde políticas ligadas ao empoderamento e à inclusão produtiva, até políticas de acolhimento em momentos de vulnerabilidade. E enviamos recentemente ao Congresso Nacional a Política Nacional de Direitos LGBT, que vai pegar diferentes dimensões, inclusive sobre o enfrentamento da violência contra pessoas LGBTQIA+”, completou a ministra.

Segundo a secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, também presente ao evento, o ministério desenvolveu um acordo técnico com

na o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que vai começar a produzir dados governamentais sobre a violência contra a população LGBT+.

“E, a partir daí, vamos construir protocolos mais institucionais que ajudem em todo o processo, desde o acolhimento da denúncia, até a investigação e o sistema de justiça”, explicou.

Wesley é cortado da Seleção Brasileira por lesão em amistoso

São Paulo (SP), 09/06/2025 - Técnico da seleção brasileira de futebol, Carlo Ancelotti, durante entrevista coletiva. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O lateral-direito Wesley foi cortado do grupo da seleção brasileira na manhã deste domingo (7). Após sair lesionado na perna esquerda ainda no primeiro tempo do amistoso deste sábado (6), em Cleveland, contra o Egito, o atleta da Roma (Itália) fez testes nesta manhã e foi diagnosticado o problema na coxa do jogador. 

Dessa forma, ele não faz mais parte do grupo brasileiro e está fora da Copa do Mundo.

Para a vaga deixada pelo ex-atleta do Flamengo, o treinador Carlo Ancelotti escolheu o volante Éderson, da Atalanta (Itália). O jogador já havia sido chamado por técnico na primeira lista dele no comando da seleção no ano passado.

No Brasil, Éderson, de 26 anos, passou por Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza. E está fora do Brasil desde 2022.

A Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo no sábado (13) contra Marrocos às 19h (Brasília) em Nova Jersey.

Primor celebra maior Pé de Moleque do Mundo: tradição, cultura e sabor em Caruaru

O clima junino tomou conta da Praça das Rendeiras nesse sábado (6) com a realização da 29ª edição do Maior Pé de Moleque do Mundo, que mais uma vez é patrocinado por Primor

A margarina mais querida do Nordeste reafirma seu compromisso com a valorização da cultura nordestina, gastronomia junina e de tradições que atravessam gerações.

A festa reúne moradores e visitantes em uma celebração marcada pela gastronomia, pela música e pela valorização das manifestações populares que ajudam a construir a identidade da Capital do Forró.

Este ano, o Maior Pé de Moleque do mundo ganhou um significado especial ao celebrar os 80 anos de Maria Eugênia da Silva, carinhosamente conhecida como Dona Maria do Bolo. Referência na gastronomia popular e na cultura junina de Caruaru, ela é a idealizadora da festa e mantém viva a tradição.

O evento é conhecido por transformar uma das receitas mais tradicionais do período em um verdadeiro símbolo de confraternização. São distribuídas milhares de fatias do gigante pé de moleque, com apresentações musicais, homenagens e momentos de integração entre artistas, comunicadores e representantes da cultura local.

A programação contou com apresentações dos cantores Derso Luiz e Reginaldo Azevedo, além de outras atrações culturais que animaram o público ao longo da noite. Foram mais de 2 toneladas, em 20 metros do tradicional bolo, que rendeu entre 8 e 10 mil fatias, distribuídas gratuitamente durante a festa.

A edição de 2026, também prestou homenagem a personalidades e instituições que contribuem para a cultura e a comunicação da cidade, entre elas a Câmara Setorial de Portais de Notícias e Blogs da Acic, os comunicadores Almir Vilanova e Moisés Rouche, o cantor Elifas Júnior, a artesã Tereza Gonzaga, a chefe do 1º Batalhão 27, Ângela Bacamarteira, e o poeta Jénerson Alves.

História e tradição

Natural de Santa Maria do Cambucá, Dona Maria chegou a Caruaru ainda na adolescência e construiu sua história na cidade. Em 1998, a partir de uma conversa em família, surgiu a ideia de criar o Maior Pé de Moleque do Mundo. O que começou como uma iniciativa para celebrar a cultura popular cresceu e se transformou em um dos eventos mais aguardados do São João caruaruense.

Ao longo de quase três décadas, a festa consolidou-se como um patrimônio afetivo da cidade, reunindo moradores e turistas em torno da partilha, da solidariedade e das tradições nordestinas.

Mais do que um grande bolo, o Maior Pé de Moleque do Mundo representa a força da cultura popular e o espírito acolhedor que fazem do São João de Caruaru uma referência para todo o Brasil.

Do rock aos acordes da sanfona: Azulão atrai milhares de pessoas na noite de sábado

A diversidade musical tomou conta do Polo Azulão na noite desse sábado(6). A programação teve início com a banda de rock Amanan, vencedora do 1º Festival Rock Azulado 2025, no qual um dos prêmios foi a contratação para programação da grade oficial do São João 2026. A banda entregou ao público um repertório totalmente autoral e anunciou o lançamento do primeiro álbum da banda.

Em seguida, a cantora Rogéria Dera apresentou seu show composto por um repertório que mescla MPB e ritmos nordestinos, com muita leveza. A cantora recentemente lançou o single “Conto de Fadas” com a participação especial da cantora paraibana Elba Ramalho. A música possui mais de 16 mil reproduções em uma das principais plataformas de música.

Depois foi a vez de Almério, cantor que leva Caruaru para o cenário musical nacional. O cantor, que nasceu em Altinho, diz que em Caruaru ele renasceu como artista. “Foi nas noites caruaruenses que encontrei liberdade para me moldar enquanto cantor, para amadurecer a minha arte, tendo como inspiração a cultura que circula na Capital do Forró, a exemplo da sonoridade da banda de pífanos, um dos instrumentos mais genuínos que conheço”, pontuou Almério, que confessou ainda ficar emocionado ao cantar em Caruaru.

A cantora paraibana Lucy Alves encerrou a programação da noite, com um repertório de músicas bastante conhecidas pelo público, que acompanhou em uníssono. O show foi marcado por instrumentos regionais, a exemplo da sanfona, triângulo e zabumba, somados ao clássico violino. “A música é o meu chão, estar no palco dá sentido à minha vida. A presença feminina no palco é de fundamental importância para a continuidade das nossas tradições. O domínio de instrumentos que foram historicamente masculinizados, por mulheres, a exemplo da sanfona, sinaliza a resistência e a força feminina no cenário artístico musical, além de influenciar as futuras gerações de meninas”, destacou Lucy.

Forró tradicional e estrutura da festa impressionam o público deste sábado (6) na Estação Ferroviária de Caruaru

A noite deste sábado (6) foi de muito forró, cultura e animação nos polos da Estação Ferroviária, em Caruaru. Caruaruenses e turistas de diferentes partes do Brasil e do mundo lotaram o local para aproveitar as atrações, dançar o autêntico arrasta-pé e vivenciar de perto as tradições juninas que fazem da festa uma referência.

Ao longo da noite, o público circulou pelos diversos polos, aproveitando apresentações musicais, manifestações culturais, gastronomia regional e os espaços temáticos que valorizam a identidade nordestina. O clima foi de celebração, reunindo famílias, grupos de amigos e visitantes em uma experiência marcada pela alegria e pela valorização da cultura popular.

Entre os espaços mais movimentados da noite, o Polo Camarão e o Juarez Santiago colocaram todo mundo para dançar, fazendo jus ao título de Capital do Forró. Natural do Recife e morando há 30 anos nos Estados Unidos, Dário Moran, de 43 anos, veio matar a saudade das tradições nordestinas. “Acabei de chegar e tô com a expectativa alta para conhecer a fama do Maior e Melhor São João do Mundo. Pretendo dar uma volta por aqui e passar nos outros polos também”, afirmou.

Os visitantes também destacaram aspectos que contribuem para tornar a experiência ainda melhor. Maria Sena, de 65 anos, veio de Salvador em uma excursão e aprovou a estrutura. “Na minha opinião, Caruaru está ganhando no São João, e uma coisa que eu observei é que vocês têm uma higiene fantástica, tem sempre alguém limpando e organizando. O policiamento também, Polícia Civil e Militar, então a gente se sente seguro e tranquilo. Isso é fundamental”, destacou.

Em Terra Nova, Débora Almeida articula ações para segurança hídrica e comemora assinatura do convênio para reforma do Mercado Público

A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu importantes agendas de trabalho em Terra Nova, ao lado do prefeito Dinha, do vice-prefeito Audízio e de lideranças locais. O roteiro uniu esforços para garantir segurança hídrica na zona rural e celebrou investimentos estruturais para a área urbana do município.

A parlamentar reuniu-se com trabalhadores das comunidades de Boqueirão, Tolda, Jatobá e Baixinho da Aroeira para discutir o acesso e a regularização do abastecimento de água voltado à agricultura. Como os canais locais estão sob jurisdição federal, Débora explicou que o projeto exige uma articulação com a União, mesmo com a execução das obras pelo Estado. “Não tem coisa mais angustiante do que você ver a água passar na sua porta e você não poder usar. Não poder usar para produzir, para viver, para ter dignidade”, afirmou a deputada.

Ficou definida a elaboração imediata de um projeto básico de viabilidade para mapear o número de famílias beneficiadas e o volume de água necessário. A proposta será levada ao Ministério da Integração e à governadora Raquel Lyra, contando com o suporte do deputado federal Waldemar Oliveira.

MERCADO – A comitiva também realizou uma visita técnica ao Mercado Público José Araújo de Sá para celebrar a assinatura do convênio de reforma do prédio, uma demanda que vinha sendo acompanhada pela deputada desde 2023 junto ao Governo do Estado. Além de modernizar a comercialização de carnes e produtos locais, o projeto prevê a criação de um espaço cultural integrado para as famílias terranovenses.