Brasil quer convencer EUA de que acordo seria melhor que taxar em 25%

Los Angeles - EUA, 09/06/2022 - Bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos. Foto: Alan Santos/PR

O governo brasileiro está buscando um acordo tarifário com os Estados Unidos (EUA) que seja capaz de evitar que a Casa Branca adote a recomendação do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), que sugeriu a imposição de tarifa adicional de 25% sobre parte das importações oriundas do Brasil.

O governo avalia que é possível, apesar de difícil, chegar a um acordo tarifário que seja mais vantajoso, para ambos os países, do que a sobretaxa de 25% sugerida pelo USTR. Isso porque, entre outros motivos, os EUA têm superávit comercial com o Brasil.

A recomendação da USTR, tornada pública na última semana, é resultado de uma investigação baseada na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. O argumento usado é que o Brasil teria práticas “desleais” nas relações comerciais, o que incluiu ataques contra o Pix para favorecer empresas de pagamento estadunidenses.

O Brasil rebateu que os argumentos não são legítimos e que a decisão parte de uma tentativa de ingerência em assuntos internos, além de expressar o protecionismo comercial unilateral de Washington.

O governo vem questionando as tarifas adicionais dos EUA com o argumento de que a tarifa média aplicada pelo Brasil sobre as importações dos EUA é de 2,7%, o que não justificaria o argumento de que as empresas norte-americanas seriam prejudicadas no acesso ao mercado brasileiro.

Novo prazo
O Brasil agora trabalha com o prazo de 15 de julho para fechar um acordo tarifário. Essa foi a data fixada pela USTR para uma definição sobre o tema. Tal prazo ainda poderia, em tese, ser prorrogado.

Com isso, os negociadores brasileiros esperam ter mais tempo para um acordo, uma vez que o prazo inicial estipulado após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em Washington, no mês passado, foi de 30 dias que terminam neste domingo (7).

Dificuldades das negociações
Entre as dificuldades da negociação, está o fato de os EUA estarem envolvidos em várias outras negociações tarifárias ao redor do mundo, além do conflito bélico que lidera no Oriente Médio contra o Irã.

Enquanto isso, o governo brasileiro avalia a conveniência de um novo encontro de Trump e Lula. Existe a possibilidade de os dois se encontrarem no G7, na França, entre os dias 15 a 17 de junho. Porém, não há ainda confirmação de um encontro bilateral.

Outra dificuldade para negociar com os EUA é que os norte-americanos costumam ter demandas muito amplas, o que abarcaria diversas reinvindicações em diferentes áreas.

Porém, por enquanto, o Brasil busca um acordo especificamente sobre questões tarifárias e comerciais, sem outras pautas que poderiam interessar os norte-americanos, como terras raras. Ao mesmo tempo, o governo afirma que o Pix não entra em qualquer negociação com Washington.

A tarifa de 12,5%
Por outro lado, a taxação adicional de 10% ou 12,5% imposta a 60 países sob o argumento de que essas nações não combateriam, de forma eficiente, o trabalho análogo à escravidão é vista pelo governo brasileira como feita para não ser negociada.

Como é uma taxação imposta a boa parte do planeta, ela teria mais o objetivo de recompor, sob novas bases legais e argumentativas, o tarifaço anterior derrubado pela Suprema Corte de Justiça dos EUA.

A nova taxa afeta, além do Brasil, os aliados históricos de Washington, como Japão, União Europeia, Canadá e Índia, além da Argentina, presidida por Javier Milei, que tem se posicionado sempre ao lado de Donald Trump nas questões internacionais.

Fraudes ligadas à Copa quase dobram e acendem alerta para 2026

fifa, copa do mundo

As tentativas de fraude relacionadas ao futebol e à Copa do Mundo avançaram de forma significativa no ciclo que antecede o Mundial de 2026, que começa nesta semana. Levantamento da NordVPN, provedor de serviços de rede privada virtual, aponta que 34% dos brasileiros que utilizam internet relataram contato com golpes ligados ao tema em 2024 e 2025. O número representa quase o dobro dos 19% registrados antes da Copa de 2022.

O aumento ocorre em um cenário de maior sofisticação dos ataques digitais, impulsionados principalmente pelo uso de inteligência artificial generativa, que reduziu drasticamente o tempo necessário para a criação de golpes e páginas falsas. Nos últimos três meses, as reclamações no Procon-SP relacionadas à Copa do Mundo multiplicaram-se por oito.

Entre os principais indicadores do avanço das fraudes estão:

34% dos internautas tiveram contato com golpes ligados ao futebol em 2024 e 2025;
19% relataram situações semelhantes no ciclo da Copa de 2022;
238 reclamações foram registradas pelo Procon-SP entre março e maio de 2026;
As queixas no órgão saltaram de 19 em março para 63 em abril e 156 em maio.
Fraudes mais rápidas
A principal diferença entre os cenários de 2022 e 2026 está na velocidade de execução dos golpes. Há quatro anos, criminosos precisavam de mais tempo e conhecimento técnico para montar sites fraudulentos e campanhas de phishing.

Agora, com ferramentas de inteligência artificial amplamente disponíveis, esse processo passou a ser realizado em poucas horas.

“Hoje, com ferramentas de inteligência artificial generativa acessíveis a qualquer pessoa, esse ciclo caiu para poucas horas”, afirma Marcelo Souza, vice-presidente de Produto da Certta, empresa de verificação inteligente que unifica soluções antifraude em uma única plataforma.

Além da rapidez, os golpes se tornaram personalizados. Em vez de campanhas massificadas, criminosos utilizam dados vazados, como Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e-mail e histórico de compras, para criar abordagens direcionadas às vítimas.

Pix muda cenário
Outra transformação importante ocorreu nos meios de pagamento. Se em 2022, cartões e boletos ainda predominavam, em 2026, o Pix passou a ocupar posição central nas fraudes.

Segundo Marcelo Souza, a instantaneidade das transferências dificulta a recuperação dos recursos após a concretização do golpe.

“O Pix também muda a equação de forma bastante concreta. A instantaneidade e a irreversibilidade da transação eliminam a janela de reação”, destaca.

Os criminosos também passaram a criar marcas fictícias que se apresentam como parceiras oficiais do evento e a infiltrar-se em grupos legítimos de colecionadores e torcedores para conquistar confiança antes de aplicar os golpes.

Redes sociais
Segundo o levantamento da NordVPN, as redes sociais seguem como principal porta de entrada para as fraudes relacionadas à Copa.

Os canais mais utilizados pelos golpistas são:

Instagram: 51% dos casos;
WhatsApp: 48%;
Facebook: 35%;
TikTok: 26%.
Entre as modalidades mais frequentes estão apostas ilegais, venda de ingressos falsos e comercialização de produtos falsificados.

Mercado de figurinhas
As fraudes relacionadas à Copa do Mundo não se limitam à internet, mas também abrangem o comércio real, como constatado pelo Procon-SP.

As principais ocorrências registradas no órgão de março a maio foram:

115 casos de não entrega ou atraso;
•34 casos de oferta não cumprida ou venda enganosa;
24 casos de produtos incompletos ou diferentes do anunciado.
As reclamações específicas sobre figurinhas e álbuns da Copa saltaram de zero em março para 34 em abril e 109 registros em maio. As denúncias estão concentradas em anúncios enganosos e falsificações em marketplaces e grupos de mensagens.

Crise de confiança
Para Marcelo Souza, a popularização da inteligência artificial também criou um novo desafio para consumidores e empresas: a dificuldade em distinguir conteúdos autênticos de materiais manipulados.

“Imagens, vídeos e documentos já não são sinônimo de verdade na internet, isso gera uma crise de confiança digital”, afirma.

Segundo ele, a resposta passa pela adoção de sistemas mais avançados de autenticação e monitoramento de comportamento dos usuários.

“Se os cibercriminosos alteram suas táticas em questão de horas, por que muitas companhias ainda levam semanas ou meses para atualizar regras de prevenção?”, questiona.

Para o executivo, a proteção dependerá cada vez mais da verificação de identidade e da capacidade de detectar comportamentos fora do padrão em tempo real. “A confiança real se constrói na camada de identidade, no reconhecimento do usuário e na capacidade de reagir de forma proporcional quando algo foge do padrão”, conclui.

Recomendações
O Procon-SP elaborou as seguintes orientações aos consumidores para evitar cair em golpes:

Pesquisar a reputação da loja ou vendedor;
Desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado;
Verificar informações como Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço e canais de atendimento;
Guardar anúncios, comprovantes de pagamento e conversas realizadas;
Conferir prazo de entrega, política de troca e condições da oferta;
Em compras de figurinhas e produtos colecionáveis, verificar se o item é oficial e se há identificação clara do fornecedor.
Registrar reclamação no Procon mais próximo.
Em relação às compras via internet, Marcelo Souza, da Certta, recomenda estratégias adicionais:

Ignorar gatilhos de “urgência”, como contadores regressivos, e preços excessivamente abaixo do mercado;
Checar se o CNPJ exibido no site condiz com o setor de varejo: evitar “CNPJs fantasmas” de consultoria ou construção civil;
Verificar data de criação do domínio (por meio de serviços WHOIS): sites criados há menos de 30 dias são sinais fortíssimos de fraude;
Evitar sites que só aceitam Pix: plataformas idôneas oferecem múltiplas formas de pagamento (cartão, boleto), que permitem contestação.

Valestrá chega a Pernambuco para estruturar a governança e blindar o caixa do polo de inovação e negócios do Nordeste

Valestrá chega a Pernambuco para estruturar a governança e blindar o caixa do polo de inovação e negócios do Nordeste, empresarios e gestores em Caruaru e região, são foco, além de Recife

Com nova unidade em Pernambuco, ecossistema de soluções empresariais consolida expansão regional e foca na proteção de margens de empresas em alto crescimento.
Recife, 1º de junho de 2026 — A Valestrá inaugurou nesta segunda-feira sua nova unidade em Recife (PE), consolidando um movimento robusto de expansão no Nordeste. A chegada à capital pernambucana junta-se às operações já estabelecidas em Fortaleza, Salvador e João Pessoa, reforçando a tese da companhia de descentralizar a inteligência estratégica e levar governança de altíssima complexidade diretamente para os polos onde o PIB real do Brasil mais cresce.

A expansão acompanha um cenário regional de alta tração. Segundo projeção da Resenha Regional do Banco do Brasil, o Nordeste deve crescer 2,2% em 2026, acima da média nacional estimada em 2,0%. Nas praças onde a Valestrá já está presente, os indicadores confirmam essa força: o Ceará registrou crescimento de 2,87% no PIB em 2025; a Bahia acumulou alta de 2,7%; e a Paraíba tem projeção de expansão de 3,5% para este ano.

Em Pernambuco, o momento econômico reforça a urgência da nova operação. Dados do Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central apontam que o estado registrou alta de 7% no acumulado até fevereiro de 2026 — o maior crescimento entre todos os estados brasileiros no período. Além disso, Recife se destaca como um dos maiores polos de inovação da América Latina: apenas o Porto Digital reúne mais de 540 empresas, que geraram R$ 7,4 bilhões em faturamento em 2025.
Para a Valestrá, no entanto, esse crescimento acelerado carrega um risco oculto. Organizações que escalam rapidamente sem uma arquitetura de governança, blindagem tributária e estruturação societária acabam esmagando suas margens e perdendo valor na mesa de negociação.

“O Nordeste deixou de ser apenas um mercado promissor para se tornar o grande motor do crescimento brasileiro atual. Mas crescimento exige estrutura”, pontua Tiago Gomes, VP da Valestrá. “Estar em Recife significa levar uma arquitetura de proteção de caixa com o nível de exigência dos maiores centros financeiros diretamente para a operação do cliente pernambucano, garantindo que ele enfrente o novo cenário de reforma tributária com a retaguarda totalmente blindada.”

A nova operação integra as frentes especializadas do ecossistema Valestrá, que englobam Assessoria Tributária e Regulatória, Finanças Corporativas, Soluções Patrimoniais e Sucessórias. “A Valestrá acredita que a verdadeira parceria de negócios exige descer para o detalhe da operação. Ao ampliarmos nossa atuação no Nordeste, não estamos apenas abrindo escritórios; estamos posicionando nossa inteligência técnica para mitigar riscos e transformar a complexidade regulatória local em vantagem competitiva para essas companhias”, complementa Aline Medaglia, CCO da Valestrá.

À frente da nova operação, Cristiane Cavalcanti, Diretora da unidade Recife, destaca que o mercado local exige soluções menos genéricas e mais cirúrgicas. “Recife possui um ecossistema de negócios extremamente sofisticado, especialmente nos setores de tecnologia, serviços e indústria. A chegada da Valestrá preenche uma lacuna para essas empresas que estão em fase de expansão ou preparação para M&A, oferecendo o rigor técnico necessário para que a tomada de decisão seja rápida, segura e geradora de valor a longo prazo”, conclui.

Sobre a Valestrá

A Valestrá é um ecossistema de soluções empresariais que transforma gestão e risco em ativos estratégicos. Estruturada como uma assessoria empresarial integrada e independente, atua de ponta a ponta na vitalidade dos negócios: da eficiência tributária e geração de caixa à governança, auditoria, compliance e proteção patrimonial. Com profundidade técnica e coordenação estratégica entre áreas, estrutura decisões que fortalecem a governança, liberam capital e sustentam a longevidade corporativa em ambientes regulatórios complexos. Ao integrar inteligência tributária, financeira e patrimonial sob uma mesma coordenação, oferece às empresas arquitetura sólida para crescimento, proteção e continuidade.
Saiba mais: www.valestra.com.br

Estação Ferroviária reúne turistas de todo o Brasil e celebra a cultura popular no São João de Caruaru

A noite da sexta-feira (5) foi marcada por muita cultura, tradição e diversidade nos polos da Estação Ferroviária, um dos espaços mais visitados do São João de Caruaru. O local recebeu turistas de várias partes do Brasil, muitos deles vivenciando pela primeira vez a experiência da maior e melhor festa junina do mundo.

Logo na entrada, o Coreto Sebastião Biano recepcionou o público com a musicalidade e a tradição do pífano, dando as boas-vindas aos visitantes em um ambiente repleto de identidade cultural. Já no Polo do Repente, artistas encantaram o público com versos e manifestações que mantêm viva uma das mais importantes tradições nordestinas.

Entre os visitantes estava a turista Miriam Assis, de 34 anos, natural do Espírito Santo, que fez questão de parar para acompanhar a apresentação das duplas de repentistas no tradicional Polo do Repente. “Eu queria muito estar aqui, é a minha primeira vez, acabei de chegar e já estou achando tudo mágico”, destacou.

Quem também aproveitou a programação foi Michele Arruda, de 50 anos, natural do Rio de Janeiro. Ela veio à cidade acompanhada de um grupo de amigos e passou pela casa Rezadeira. “Estar aqui é um projeto antigo e tá sendo maravilhoso, é a realização de um sonho. Eu sou apaixonada por festa junina, vim aproveitar um pouquinho de tudo e nos próximos dias quero conhecer todos os polos da festa”, comentou.

Além das apresentações culturais, turistas e caruaruenses circularam pelos diversos polos da Estação Ferroviária, aproveitando as ativações culturais, a gastronomia regional das barraquinhas, o forró do Polo do Camarão, as apresentações de bacamarteiros e do Juarez Santiago.

Mais de 100 mil pessoas circularam nesta sexta-feira no Pátio de Eventos

O romantismo tomou conta do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga na noite desta sexta-feira (5), durante mais uma programação do São João de Caruaru 2026. Com o espaço completamente lotado, milhares de pessoas acompanharam os shows de Renan Cruz, Priscila Senna, À Vontade e Pablo. Com um repertório recheado de sucessos do forró, brega e arrocha, os artistas embalaram a multidão de apaixonados — mais de 100 mil pessoas — que tomou conta do principal palco da festa.

Quem abriu a programação foi Renan Cruz, levando ao público grandes hits do forró e colocando os forrozeiros para cantar e dançar. Em seguida, foi a vez de Priscila Senna emocionar os fãs com seus sucessos marcantes.

Na sequência, o projeto À Vontade, formado por Raí Saia Rodada, Luan Estilizado e Zezo Potiguar, transformou o Pátio em um grande coro, reunindo canções que marcaram gerações e levantando o público que lotou a área de shows.

Encerrando a noite, Pablo, conhecido nacionalmente como o “Rei do Arrocha”, levou romantismo e emoção ao palco. Com o Pátio de Eventos tomado por fãs, o cantor fez o público cantar em coro seus principais sucessos.

“É sempre um prazer enorme cantar em Caruaru. O São João daqui tem uma energia única, um público caloroso e uma história que inspira qualquer artista. Voltar a esse palco é motivo de muita felicidade para mim”, afirmou Pablo.

A programação completa do São João de Caruaru pode ser conferida no Instagram oficial da festa:

https://www.instagram.com/p/DZAQp-blnIv/?igsh=N3dkdDN3eDQweGRz

Temporada 2026 do Trem do Forró começa neste sábado (6)

Passeios serão realizados durante os fins de semana de junho e devem atrair 5 mil pessoas, entre público local e turistas

A 36ª edição do Trem do Forró vai começar. O primeiro passeio deste ano ocorre neste sábado (6), com ingressos esgotados. Pelo segundo ano consecutivo, a concentração e a partida ocorrem da Estação Boa Viagem do Metrô, na zona Sul do Recife, de onde as composições seguem até o Cabo de Santo Agostinho, em um percurso de 84km (ida e volta) embaladas por muito xote, baião, xaxado e forró pé-de-serra.

Ao todo, a temporada contará com sete viagens, além deste sábado, os passeios ocorrem nos dias 13, 14, 20 (esgotado), 21, 27 e 28 de junho. O ingresso custa R$210 (preço único) e pode ser adquirido pelo site da atração (www.tremdoforro.com.br), pelo e-mail reservas@tremdoforro.com.br ou nos quiosques do Ticket Folia nos Shoppings Boa Vista e Riomar.

“O Trem do Forró já faz parte do calendário junino de Pernambuco e é, sem dúvida, uma das festas mais queridas do Recife nesse período. A cada ano, temos um público fiel que faz questão de viver essa experiência novamente, e o número de turistas só cresce. A procura pelos ingressos para a 36ª temporada tem superado nossas expectativas e esperamos lotação máxima em todas as sete viagens. Uma coisa eu posso garantir: a animação a bordo do Trem é única e inesquecível”, adianta o empresário Anderson Pacheco, idealizador do Trem do Forró.

Os kits que dão direito ao passeio são compostos por pulseira e camisa e dão direito a experiência completa, incluindo parada para festa na cidade do Cabo. Em cada vagão, trios de forró pé-de-serra animam os passageiros que ainda contam com um bar vendendo bebidas. Na chegada ao Cabo, o público é recepcionado por quadrilha junina e conduzido para o Pátio de Lazer, localizado ao lado da Estação Central. No local os passageiros podem apreciar o que a gastronomia junina de Pernambuco tem de melhor e se divertir com apresentações culturais. Os forrozeiros seguem em ritmo de festa na volta para o Recife.

Copa do Mundo – Uma das novidades deste ano será a transmissão da estreia da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, no próximo dia 13, contra o Marrocos. Um telão será instalado no Pátio de Lazer, no Cabo de Santo Agostinho, onde os passageiros poderão acompanhar a partida na íntegra. Segundo a organização, a proposta é fazer com que o público curta toda a animação dos vagões e, depois, desembarquem no Cabo já em clima de torcida para acompanhar a estreia da Seleção Brasileira, marcada para às 19h. Por causa da atividade especial, neste dia, a volta ao Recife ocorrerá em horário diferenciado, às 21h, logo após o fim do jogo.

Vendas – Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações e campanhas de incentivo. O passeio é promovido pela Serrambi Turismo em parceria com o setor público e privado. O evento recebe passageiros de todo Brasil, sendo 80% formado por turistas de várias partes do país. Os grupos mais tradicionais são da Bahia, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A demanda de público gera, aproximadamente, 150 empregos diretos e 100 indiretos, além de movimentar aproximadamente 600 mil reais na economia do Cabo de Santo de Agostinho e R$3 milhões no Recife.

História – O Trem do Forró já atraiu mais de 200 mil pessoas. Somados, a atração contabiliza cerca de mil horas em 200 dias apresentando as tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes. O primeiro passeio aconteceu em 1991, quando um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente de festa para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró.

Nestlé escolhe Caruaru para lançar Mucininho e apresentar Raphaela Santos como embaixadora da marca

A artista atenderá a imprensa local antes do show. As entrevistas acontecerão na Sala de Imprensa do São João de Caruaru, neste sábado (6), às 23h30. O momento marcará o lançamento oficial do produto para todo o Brasil

A Nestlé promove, em Caruaru, o lançamento do novo Mucininho, novidade que amplia o portfólio de nutrição infantil da companhia. O evento contará com a presença da cantora pernambucana Raphaela Santos, embaixadora da marca, que participará de uma coletiva de imprensa e apresentará, pela primeira vez, o jingle desenvolvido especialmente para a campanha de lançamento do produto.

Nascida em São Paulo e um dos principais nomes da música pernambucana na atualidade, Raphaela compartilhará sua relação com a marca, sua trajetória artística e a conexão com a cultura nordestina, tema central da ação.

A escolha de Caruaru para o lançamento reforça a importância do Nordeste para a Nestlé e para a marca Mucilon, que possui forte presença na região. O novo Mucininho foi desenvolvido para crianças a partir de 3 anos e chega ao mercado como uma opção prática para complementar a alimentação infantil, unindo sabor, energia e nutrição.

Seleção feminina encara Estados Unidos esta noite em São Paulo

seleção feminina, futebol, amistoso Brasil x Japão 2025

Em meio à preparação para a Copa do Mundo de 2027 no Brasil, a seleção feminina encara na noite deste sábado (6) a equipe dos Estados Unidos, atual campeã olímpica e vice-líder no ranking da Fifa. O jogo às 19h (horário de Brasília) na Neo Química Arena, em São Paulo, será o primeiro de dois amistosos contra as norte-americanas, que voltam a competir em território nacional após hiato de quase 12 anos. Depois da capital paulista, Brasil e EUA voltam a duelar na próxima terça (9), às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza.

A meio-campista Marta ainda é dúvida para o jogo desta noite. A jogadora participou do último treino na sexta (5), depois ter sido poupada das atividades ao longo da semana em razão de desconforto na região posterior da coxa.

“A princípio, eu senti ela muito bem no treinamento. Achei um nível muito bom de jogo, mas deu pouco tempo”, disse Elias, que vai aguardar a avaliação do departamento médico para decidir se escala a jogadora para o jogo desta noite.

A última vez que a camisa 10 defendeu a Amarelinha foi em agosto do ano passado, quando a seleção foi campeã da Copa América, em Quito (Equador), após cobrança de pênaltis (5 a 4). Na ocasião, Marta foi decisiva na final contra a Colômbia.

Quem também está de volta à equipe é a zagueira Rafaelle (Orlando Pride/EUA), que vestiu a Amarelinha pela última vez na conquista da prata olímpica em Paris.  Além de Rafaelle, outras nove das 26 convocadas pelo técnico Arthur Elias subiram ao pódio em Paris.

Histórico de embates Brasil x EUA

Desde que Arthur Elias que assumiu o comando técnico da Amarelia, em setembro de 2023, Brasil e Estados Unidos já duelaram quatro vezes. As norte-americanas levaram a melhor nas finais da Copa Ouro e dos Jogos Olímpicos – ambos por 1 a 0. Já nos dois amistosos disputados nos EUA, a seleção norte-americana ganhou o primeiro por 2 a 0, e a Amarelinha venceu de virada (2 a 1), selando um triunfo histórico que interrompeu um jejum de 10 anos sem vitórias sobre as rivais.

No retrospecto geral, a seleção dos EUA seguem em vantagem: em 43 confrontos, foram apenas quatro vitórias da Amarelinha.

Ciente da rivalidade, a meio-campista Angelina, capitã da seleção, destaca que o fator casa pode ser desafiador para as norte-americanas.

“A gente sabe que os Estados Unidos têm esse histórico sim, mas é algo que a gente quer mudar. Prova disso é o último amistoso contra elas, a gente ganhar na casa delas. Isso foi o primeiro passo. Tem essa coisa de elas ganharem muitas Copas e Olimpíadas [quatro títulos mundiais e cinco ouros olimpicos], porém elas sabem muito bem o desafio que elas vão ter jogando aqui, com nosso estádio lotado, com o apoio do nosso torcedor empurrando a gente”, projetou Angelina.

Fachin nega suspeição de Kassio para decidir sobre CPI do Master

Ministro Nunes Marques durante sessão solene de posse no STF.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, negou pedido de quatro senadores para declarar a suspeição do ministro Kassio Nunes Marques para julgar um mandado de segurança que pede a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Master. A decisão foi proferida na quarta-feira (3).

A ação foi protocolada em março deste ano e ainda não houve decisão do ministro, que é relator do caso.

Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Alessandro Vieira (MDB-SE), Marcos Pontes (PL-SP) e Plínio Valério (PSDB-AM) alegaram que o ministro tem relação de amizade com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos investigados no caso Master, e possui “interesse direto” no caso.

Fachin negou o pedido de suspeição do relator e disse que a questão deveria ser levantada cinco dias após a escolha do relator.

“É incontroverso que os autos da MS nº 40.823 foram distribuídos por sorteio em 26 de março de 2026. Nada obstante, esta arguição de suspeição somente foi ajuizada nesta Suprema Corte em 12 de maio de 2026. Portanto, extrapolou em mais de um mês o término do prazo regimental para deduzir a pretensão, configurado em 31 de março de 2026”, explicou Fachin.

Os senadores alegam suposta omissão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que ainda não leu o requerimento de instalação da comissão. O documento foi protocolado no dia 26 de novembro de 2026.

De acordo com os parlamentares, o requerimento conta com 53 assinaturas, superando os 27 apoiamentos mínimos para criação da CPI, equivalente a um terço do total de 81 senadores.

Fachin cria grupo de trabalho para revisar penduricalhos de juízes

A Justiça é uma escultura localizada em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, decidiu criar um grupo de trabalho para revisar todos os penduricalhos pagos aos magistrados do país.

Penduricalho é o nome pelo qual ficou conhecido o pagamento de variados tipos de verbas indenizatórias, criadas pelos tribunais sob diferentes justificativas, mas sem previsão expressa em lei.

De acordo com o plano de trabalho assinado por Fachin na noite de sexta-feira (5), o grupo vai “realizar estudos sobre propostas legislativas acerca da remuneração da magistratura e seus reflexos no aperfeiçoamento do sistema remuneratório do serviço público nacional”.

O grupo terá 180 dias para apresentar um relatório completo sobre a situação atual dos penduricalhos e apresentar uma minuta de projeto de lei para regulamentar o pagamento das verbas indenizatórias a juízas e juízes.

A iniciativa de Fachin ocorre depois de o CNJ ter aprovado, no fim de maio, a criação de um contracheque único para os magistrados. Isso significa que os tribunais ficam proibidos de abrir folhas de pagamentos extras para os pagamentos de verbas, além das folhas regulares por meio das quais são pagos os vencimentos normais.

A nova norma também obriga os tribunais a unificaram a nomenclatura das verbas indenizatórias legais que são pagas aos magistrados. A medida foi tomada após o CNJ tentar e não conseguir descobrir quantos nomes diferentes eram utilizados por todo o país, tamanha a diversidade da natureza dos pagamentos.

A discussão sobre os penduricalhos dos magistrados, que acarretam pagamentos muito acima do teto do funcionalismo público, tomou impulso em março, quando o Supremo referendou uma liminar do ministro Flávio Dino e suspendeu de imediato o pagamento de diversas verbas não previstas em lei.