Caruaru recebe nova edição da tradicional Feira de Flores de Holambra

O evento acontece de 28 de outubro a 11 de novembro, em frente à Fundação de Cultura (antiga Coletoria), no Centro da cidade

Caruaru volta a se encher de cores e aromas com mais uma edição da tradicional Feira de Flores de Holambra, que promete encantar o público com uma explosão de cores e perfumes.

A feira reúne mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais, entre elas orquídeas, lírios, antúrios, rosas do deserto, violetas, samambaias, bonsais, begônias e roseiras. O evento também apresenta variedades exóticas, como plantas carnívoras, bromélias, flores comestíveis, orquídeas aéreas e espécies que podem ser cultivadas na água.

Diretamente da cidade de Holambra (SP) — reconhecida como a maior produtora de flores e plantas ornamentais da América Latina — as plantas chegam direto dos produtores, o que possibilita preços acessíveis. Há opções a partir de R$ 5,00, como hipoestes, mini cactos e mini suculentas.

Holambra, localizada no interior de São Paulo, foi colonizada por imigrantes holandeses na década de 1940. Os primeiros bulbos e sementes trazidos por eles deram início à produção que transformou a região em referência nacional e internacional no cultivo de flores.

A Feira de Flores de Holambra oferece opções para todos os gostos e ambientes — desde espécies ideais para interiores, como casas, apartamentos e escritórios, até plantas perfeitas para varandas, jardins e quintais. No local, o público também encontra adubos, fertilizantes, substratos, vasos, terra vegetal e diversos acessórios para jardinagem.

Além da ampla variedade, a feira conta com colaboradores especializados, preparados para orientar os visitantes sobre rega, adubação e cuidados com as plantas, garantindo que cada flor continue bela e saudável mesmo após a compra.

Neste período que antecede o Dia de Finados, o espaço também oferece excelentes opções para homenagens, como azaleias, rosas, crisântemos, kalanchoes e gérberas.

A Feira de Flores de Holambra funciona diariamente, das 8h às 19h, em frente à Fundação de Cultura (antiga Coletoria), no centro de Caruaru. A entrada é gratuita. Venha e traga sua família para viver essa experiência florida!

Feira das Capelas movimenta o Parque 18 de Maio até o Dia de Finados

Cerca de 50 feirantes vendem capelas, velas e flores artesanais e artificiais no local

A tradicional Feira das Capelas já está em funcionamento no Parque 18 de Maio, em Caruaru, e segue até o dia 2 de novembro, data em que é celebrado o Dia de Finados. O espaço está localizado na Feira de Artesanato, próximo ao Polo Gastronômico, e reúne cerca de 50 feirantes.

Entre os itens disponíveis, estão capelas, velas, arranjos, vasos e flores artesanais e artificiais, que simbolizam o cuidado e o respeito com a memória de familiares e entes queridos. A feira funciona diariamente, das 8h às 18h, e, nos dias da Feira da Moda de Caruaru, o horário é estendido, acompanhando o movimento noturno.

De acordo com o secretário executivo do Parque 18 de Maio, Manoel Júnior, a Feira das Capelas é parte da identidade de Caruaru. “É um espaço que preserva a fé e a tradição, mas também garante renda para dezenas de famílias que vivem do comércio no Parque 18 de Maio. Nosso trabalho é seguir apoiando e fortalecendo essas histórias”, destacou.

Mulher vítima de violência doméstica já pode pedir proteção à Justiça sem sair de casa, via aplicativo TJPE+

As mulheres vítimas de violência doméstica já podem contar com um novo canal para se comunicar diretamente com a Justiça e pedir uma medida protetiva de urgência contra o agressor. O aplicativo TJPE +, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), já dispõe da ferramenta Medida Protetiva de Urgência Eletrônica. É fácil de usar, gratuita, sigilosa e pode salvar muitas vidas. 

Lançada em 21 de julho, a Medida Protetiva Eletrônica continua disponível no site do TJPE, que pode ser acessado pelo celular ou por computador em todo o Estado. Agora, se preferir, a mulher também pode baixar o aplicativo, que está nas lojas virtuais do Google e da Apple.

Ao acessar o serviço, sem precisar sair de casa, a mulher preencherá um formulário simples e prático e relatará a situação que está vivendo. Ela poderá anexar fotos, vídeos, prints de tela e áudios como prova da violência sofrida. Assim que o documento for enviado, a solicitação chegará imediatamente ao juiz ou juíza da comarca, que tomará uma decisão em no máximo 48 horas. Normalmente, as medidas protetivas de urgência determinam o afastamento do agressor do lar para garantir a segurança da mulher. 

“Estamos usando a tecnologia em nome da vida. Combater a violência doméstica e proteger as mulheres sempre será uma prioridade do Poder Judiciário”, diz o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Coordenadora da Mulher do TJPE, a desembargadora Daisy Andrade também destacou o caráter inovador da iniciativa. “Quanto mais possibilidades para a mulher vítima de violência recorrer à Justiça, melhor. Nossa luta para oferecer proteção judicial é contínua”.

Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1

Brasília (DF), 08/03/2025 - Anvisa aprova a Awiqli, primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2. Foto: Awiqli/Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (21) projeto de Lei (PL) que concede validade por prazo indeterminado ao laudo de diabetes tipo 1. O diabetes tipo 1 (mellitus tipo 1 – DM1) tem origem hereditária e não pode ser revertido, por isso o acesso aos medicamentos não precisam de laudos renovados periodicamente. O texto será enviado ao Senado.

Os deputados aprovaram um texto substitutivo ao PL 3472/23, de autoria do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO). O relator, deputado Max Lemos (PDT-RJ), disse que fez pequenos ajustes de técnica legislativa. Pelo projeto de lei, o documento poderá ser emitido por médico da rede pública ou privada, seguindo as exigências legais já vigentes.

“Considerando que o DM1 é uma condição crônica e irreversível, não há justificativa para a exigência de renovações periódicas do laudo apenas para fins burocráticos”, afirmou. “A proposta contribui para a redução de custos e de demandas desnecessárias no sistema de saúde, além de agilizar processos administrativos em diversas áreas, como saúde, educação, previdência assistência social, garantindo mais dignidade e menos transtornos aos pacientes”, completou.

A mudança ocorre na lei de 2006 que determinou ao Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuição gratuita de insulina e de insumos para controle da glicemia.

“O laudo médico que ateste o diagnóstico confirmado de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) tem validade indeterminada, independentemente de ter sido emitido por profissional da rede de saúde pública ou de saúde privada”, diz o texto aprovado.

Linguagem simples
Os deputados aprovaram ainda o projeto de Lei (PL) 6256/2019 que institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.

Pela proposta, os órgãos da administração pública direta e indireta deverão adotar nas suas comunicações procedimentos para a transmissão clara e objetiva de informações, com técnicas de linguagem simples na redação de textos dirigidos, de modo que as palavras, a estrutura e o leiaute da mensagem permitam ao cidadão facilmente encontrar a informação, compreendê-la e usá-la.

Entre os procedimentos estão a adoção da redação de frases em ordem direta, frases curtas; o uso palavras comuns, de fácil compreensão; o uso de sinônimos de termos técnicos e de jargões ou explicá-los no próprio texto; evitar a utilização de palavras estrangeiras que não sejam de uso corrente e não usar termos pejorativos, entre outros. O texto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, fala com a imprensa no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (21) determinar a reabertura da investigação sobre a trama golpista envolvendo o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, dirigente do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por 4 votos 1, o colegiado acolheu a proposta feita pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, durante o julgamento que condenou os réus do Núcleo 4 da trama golpista, grupo acusado de disseminar desinformação contra as urnas eletrônicas.

Com a decisão, a investigação deverá ser retomada para apurar os crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

No ano passado, Valdemar foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito sobre a trama golpista. Contudo, o político não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em nenhum dos quatro núcleos de acusados de tentar manter Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

Mais cedo, Moraes sugeriu a retomada da investigação durante a sessão que condenou Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal (IVL).

Carlos foi contratado pelo PL para realização de estudos para basear a ação na qual o partido contestou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o resultado do primeiro turno das eleições de 2022. Na ação, foi usada desinformação para sugerir fraudes na votação eletrônica.

Procurada pela Agência Brasil, a defesa de Valdemar Costa Neto disse que não vai comentar a decisão.

Internas da colônia penal de Abreu e Lima participam de curso de corte, costura e sublimação


 A iniciativa resulta da parceria da Secretaria de Administração Penitenciária com a Teleport Educacional

 

A Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) realiza até o dia 14 de novembro, na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), o Curso de Corte, Costura e Sublimação para Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs). A ação resulta da parceria da Seap com a Teleport Educacional.

O curso, que ocorre de segunda a sexta-feira, teve início nesta segunda-feira (20/10) e conta com 25 PPLs inscritas, que estão desenvolvendo a teoria e a prática na costura, corte e sublimação. O objetivo da capacitação profissional é fortalecer o empreendedorismo e a inclusão produtiva das internas do sistema prisional. As aulas são ministradas por uma instrutora de educação e os produtos confeccionados, entre canecas, camisas, bonés e bolsas, são destinados à própria unidade prisional.

“O curso de corte, costura e sublimação oferece a possibilidade de uma nova chance para as nossas PPLs, para que elas possam reconstruir suas vidas, através de um trabalho digno, para que consigam se reintegrar à sociedade de uma forma mais produtiva com a força de trabalho. E dessa forma conseguimos diminuir a reincidência dentro do próprio sistema prisional”, afirmou a supervisora do psicossocial da CPFAL, Débora Buarque

Vereador Jorge Quintino propõe criação de espaço para cuidado diário e convivência de idosos em Caruaru

Nesta terça-feira (21), o vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou, na Câmara Municipal de Caruaru, um requerimento que solicita a prefeitura a criação do chamado “Centro Dia para Atenção Integral à Pessoa Idosa”. O objetivo é oferecer um espaço de acolhimento, cuidado e convivência para idosos em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o vereador, é importante lembrar que, o Centro Dia, funcionará como um espaço de atendimento durante o dia, com retorno dos idosos ao convívio familiar à noite.

“Muitas famílias não têm condições de oferecer cuidados contínuos aos seus idosos durante o período de trabalho. O Centro Dia vem justamente para apoiar essas famílias, evitar o isolamento social e garantir mais dignidade aos nossos idosos”, destacou o vereador Jorge Quintino.

O local ainda contará com todo o suporte de uma equipe multiprofissional e oferecerá alimentação, atividades físicas, oficinas de convivência e acompanhamento psicossocial, para fortalecer vínculos familiares e comunitários, reduzindo internações e possíveis casos de abandono.

O protejo segue para análise e deliberação na Câmara Municipal.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 85 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.930 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (21). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 85 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 01 – 11 – 13 – 14 – 36 – 45

70 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 40.435,71 cada
5.175 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 901,57 cada.

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (23), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

Câmara aprova urgência para votar direito à bagagem de mão gratuita

Brasília - 21/10/2025 -Câmara aprova urgência para projeto que impede cobrança por bagagem de mão em voos. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.
© Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21) a urgência do Projeto de Lei (PL) 5041/25 que proíbe a cobrança de bagagem de mão por parte das companhias aéreas. Com a aprovação, o projeto poderá ser votado diretamente no plenário, sem a necessidade de passar pelas comissões.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Rewpublicanos-PB), disse que a medida busca evitar “abusos” por parte das companhias aéreas.

“Querer cobrar também pela bagagem de mão é algo que esta Casa não irá concordar, e esse projeto garante que cada passageiro tem o direito de levar sua bagagem de mão”, disse.

O texto, de autoria do deputado federal Da Vitoria (Progressistas-ES), chamado de PL das Bagagens, determina que as companhias aéreas são proibidas de oferecer tarifas que excluam ou limitem o direito do passageiro de levar gratuitamente a bagagem de mão.

A proposta diz ainda que os passageiros têm garantido o direito de levar consigo uma mala de mão e um item pessoal sem cobrança adicional, “como bolsa, mochila ou pasta, observados os limites de peso e dimensão estabelecidos pela autoridade reguladora”.

O texto determina que a bagagem de mão (mala de cabine) deve ser acomodada nos compartimentos superiores da cabine da aeronave, atendendo aos limites de peso e dimensão fixados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e que o item pessoal, como bolsa, mochila, pasta ou volume equivalente, deve ser acomodado sob o assento à frente do passageiro.

Nova regra relativa ao tamanho da bagagem de mão, que não pode exceder 55 centímetros de altura, 35 de largura e 25 de profundidade, já está em vigor no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Passageiros aguardam em guichê de companhia aérea em São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil

Cobrança em vigor

A votação anunciada por Motta é uma resposta à decisão das empresas de implementar uma nova categoria de tarifa, chamada de “básica”, para o transporte de bagagens. Recentemente, a Gol Linhas Aéreas e a Latam Airlines comunicaram a adoção de novas tarifas com restrições a uma segunda bagagem de mão, a partir deste mês.

Na semana passada, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou que Gol e Latam já foram notificadas para apresentar informações sobre a comercialização das tarifas sem franquia de bagagem de mão e sobre a visibilidade dada ao consumidor sobre essa medida.

Em nota, a Senacon reconhece que as empresas até podem estar legalmente amparadas, mas entende que a conduta não traz benefícios ao consumidor, e, por isso, merece revisão.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) enviou ofício às companhias aéreas Azul, Gol e Latam solicitando esclarecimentos sobre eventuais cobranças em voos internacionais. Na Latam, a medida já está em vigor, e a Gol anunciou que adotará a cobrança. A Azul informou que não cobrará pela bagagem de mão em voos internacionais.

O presidente da Anac, Tiago Faierstein, esclareceu que não há cobrança de bagagem de mão em voos domésticos, mas uma distinção entre mochilas e bagagens de mão de até 10 quilos, que são acomodadas no compartimento superior das aeronaves.

A Anac disse que pretende entregar estudos técnicos para a construção de um projeto de lei no Congresso Nacional, com o objetivo de levar a uma “regulação equilibrada, preservando tanto o direito dos passageiros quanto a competitividade das companhias aéreas”.

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

Rio de Janeiro (RJ), 21/10/2025 - Polícia Federal deflagrou a Operação Ignota para reprimir uma associação criminosa que atua na importação clandestina e receptação de medicamentos de procedência desconhecida, destinados a tratamentos para emagrecimento em clínicas médicas. Foto: PF/Divulgação

Agentes da Polícia Federal realizaram nesta terça-feira (21) uma operação contra a importação e a receptação de remédios para emagrecer de procedência desconhecida que eram usados em clínicas médicas.

Os policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão em uma clínica médica e residências de investigados, localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo, na região metropolitana da capital fluminense.

As investigações tiveram como ponto de partida a prisão de um servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que havia furtado cerca de 100 canetas emagrecedoras apreendidas pela agência reguladora, que colabora com a PF no inquérito.

A Polícia Federal identificou aumento expressivo de apreensões de remédios para emagrecimento na fiscalização aeroportuária. Importados clandestinamente, esses fármacos são desviados para comercialização em clínicas médicas.

A importação clandestina de remédios desse tipo representa um risco para a saúde pública, porque é impossível verificar sua real procedência e garantir procedimentos regulares de armazenamento e transporte.

Os investigados vão responder pelos crimes de Importação e venda de medicamento de procedência ignorada, bem como receptação qualificada.