Juntos pela Educação: governadora Raquel Lyra vistoria obra de creche no bairro de Xique-Xique, em Caruaru

A governadora Raquel Lyra vistoriou, na manhã desta quinta-feira (9), as obras do Centro de Educação Infantil (CEI) que está sendo construído pelo Estado no bairro Xique-Xique, em Caruaru, no Agreste, e conta com um investimento da ordem de R$ 4,6 milhões. A implantação de creches em todas as regiões de Pernambuco, por meio do programa Juntos pela Educação, está sendo conduzida pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

“A construção desta creche é uma prova concreta de que o projeto de criação de 60 mil novas vagas na educação infantil está se tornando realidade. Ao todo, serão 250 unidades como esta espalhadas por todo o Estado. Apenas em Caruaru, quatro estão sendo erguidas. Cada criança na escola corresponde a uma mãe mais tranquila, podendo trabalhar, cuidar dos seus afazeres e proporcionar mais qualidade de vida à sua família. E o nosso plano é inaugurar o primeiro bloco de CEIs ainda em dezembro deste ano”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Em Caruaru, além da creche no bairro Xique-Xique, estão sendo implantadas unidades nos bairros Rendeiras, Salgado e Vila Cipó, como contou o secretário de Educação, Gilson Monteiro. “A construção de creches é muito importante, ainda mais quando o Governo do Estado entende a necessidade da gente cuidar da primeira infância. Estamos fazendo 250 creches para serem entregues em todo o Estado, pois sabemos que quando a gente cuida da base, temos um futuro melhor”, disse.

O diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira, afirmou que a expectativa do governo é entregar a obra do Xique-Xique em tempo recorde. “Hoje a obra corre em ritmo acelerado, para que possamos entregar essa creche à população no menor prazo possível. A Cehab, no seu papel enquanto executor, busca entregar uma obra com qualidade, sabendo da necessidade da população, e da importância para toda a comunidade”, pontuou.

De acordo com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, a contribuição do Governo do Estado com a primeira infância é importante para as famílias de todo Pernambuco. “O apoio do Governo do Estado é fundamental para que a gente continue avançando. É muito importante ver a governadora Raquel Lyra cumprindo o compromisso que assumiu, não só em Caruaru, mas em todo o Estado, de avançar na educação, cuidar da infraestrutura e, acima de tudo, cuidar das pessoas”, afirmou Pinheiro, ao lado da vice-prefeita da cidade, Dayse Silva.

Os novos CEIs vão contar com espaços acessíveis e modernos, projetados para oferecer a melhor estrutura de aprendizado às crianças desde os seus primeiros anos de vida. Cada unidade terá salas de aula, além de áreas administrativa, educacional, de serviço e lazer, todas interligadas por um grande pátio central que servirá também como refeitório. As unidades atenderão até 330 crianças com idade de 4 meses a 5 anos e 11 meses, em regime de tempo integral e meio período.

*JUNTOS PELA EDUCAÇÃO* – Os investimentos nas creches, compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra, estão dentro do Juntos pela Educação. Das unidades anunciadas pelo Governo de Pernambuco, já são 192 com licitações em curso, sendo 89 com processo licitatório em curso e 103 com contrato em execução (em fase de projeto ou de obras), com um investimento superior a R$ 1,1 bilhão. A meta do Executivo estadual é criar 60 mil novas vagas para a educação infantil em todo o Estado.

Acompanharam a vistoria a secretária Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação); os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas) e Beto do Sargento (Belém de Maria); entre outras autoridades e lideranças políticas da região.

São Caetano inaugura unidade do CAMPI e amplia atendimento a pessoas com TEA

Inauguração marca avanço nas políticas de atenção às pessoas com autismo e apoio às famílias no interior pernambucano.

Nesta sexta-feira (10), acontece na cidade de São Caetano a inauguração de uma unidade do *Centro de Atendimento Multidisciplinar e Pedagógico Inclusivo (CAMPI).* A cerimônia está marcada para as 16h, na Rua Gercino Malagueta Pontes.

O CAMPI é uma iniciativa pioneira que oferece atendimento especializado e multidisciplinar a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também dá suporte às suas famílias. O Centro conta com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, entre outras.

De acordo com o CEO da empresa e fundador do projeto, Humberto Silva Baccin, a unidade em São Caetano será um marco para a cidade.

_“Será um divisor de águas. A cidade terá um centro de atendimento para crianças e adultos autistas, com todas as especialidades necessárias para o melhor atendimento”,_ destacou.

Humberto também falou sobre o trabalho do CAMPI em todo o país, que já possui uma unidade em Caruaru.

_“O CAMPI vem atuando no Brasil desde 2016. Hoje estamos em Caruaru e expandindo pelo Nordeste do Brasil. Realizamos em média 28 mil atendimentos por mês em todo o país. Estamos consolidando também o atendimento em saúde mental, levando para municípios distantes — onde não há oferta de profissionais — o suporte por meio da telemedicina na área da saúde mental”,_ finalizou.

Em *Caruaru,* já existe uma unidade do Centro Multidisciplinar, sob direção de Franciele Moreira, que tem feito a diferença para crianças, adultos autistas e suas famílias.

_“O CAMPI tem transformado vidas em Caruaru. Nosso trabalho é garantir que cada criança e cada família tenham acesso ao cuidado e ao acompanhamento que merecem. Ver o projeto chegar agora a São Caetano é motivo de alegria, pois representa mais inclusão, mais acolhimento e mais oportunidades para tantas pessoas que precisam desse suporte especializado”,_ afirmou Franciele.

Só no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 32 mil atendimentos, beneficiando 750 estudantes em Caruaru

Serviço:

📍 Inauguração do CAMPI – São Caetano

📅 Data: 10/10/2025

📍 Local: Rua Gercino Malagueta Pontes – São Caetano

🕓 Horário: 16h

São Caetano inaugura unidade do CAMPI e amplia atendimento a pessoas com TEA

Inauguração marca avanço nas políticas de atenção às pessoas com autismo e apoio às famílias no interior pernambucano.

Nesta sexta-feira (10), acontece na cidade de São Caetano a inauguração de uma unidade do *Centro de Atendimento Multidisciplinar e Pedagógico Inclusivo (CAMPI).* A cerimônia está marcada para as 16h, na Rua Gercino Malagueta Pontes.

O CAMPI é uma iniciativa pioneira que oferece atendimento especializado e multidisciplinar a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também dá suporte às suas famílias. O Centro conta com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, entre outras.

De acordo com o CEO da empresa e fundador do projeto, Humberto Silva Baccin, a unidade em São Caetano será um marco para a cidade.

_“Será um divisor de águas. A cidade terá um centro de atendimento para crianças e adultos autistas, com todas as especialidades necessárias para o melhor atendimento”,_ destacou.

Humberto também falou sobre o trabalho do CAMPI em todo o país, que já possui uma unidade em Caruaru.

_“O CAMPI vem atuando no Brasil desde 2016. Hoje estamos em Caruaru e expandindo pelo Nordeste do Brasil. Realizamos em média 28 mil atendimentos por mês em todo o país. Estamos consolidando também o atendimento em saúde mental, levando para municípios distantes — onde não há oferta de profissionais — o suporte por meio da telemedicina na área da saúde mental”,_ finalizou.

Em *Caruaru,* já existe uma unidade do Centro Multidisciplinar, sob direção de Franciele Moreira, que tem feito a diferença para crianças, adultos autistas e suas famílias.

_“O CAMPI tem transformado vidas em Caruaru. Nosso trabalho é garantir que cada criança e cada família tenham acesso ao cuidado e ao acompanhamento que merecem. Ver o projeto chegar agora a São Caetano é motivo de alegria, pois representa mais inclusão, mais acolhimento e mais oportunidades para tantas pessoas que precisam desse suporte especializado”,_ afirmou Franciele.

Só no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 32 mil atendimentos, beneficiando 750 estudantes em Caruaru

Serviço:

📍 Inauguração do CAMPI – São Caetano

📅 Data: 10/10/2025

📍 Local: Rua Gercino Malagueta Pontes – São Caetano

🕓 Horário: 16h

Polícia Civil realiza operação em Caruaru com 80 homens para combater roubos, extorsão e lavagem de dinheiro

NOTA À IMPRENSA

A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO desencadeou na manhã desta quinta-feira, 09/10/2025, a 63ª Operação de Repressão Qualificada do ano denominada “RASTRO

DE FOGO”, vinculada à Diretoria Integrada do Interior I – DINTER I, sob a

presidência do Delegado Rodrigo Passos, Titular da Delegacia de Polícia da 88ª Circunscrição – Caruaru, unidade integrante da 14ª Delegacia Secional – 14ª DESEC.

A investigação foi iniciada em março de 2023, com o objetivo de identificar e desarticular Organização Criminosa voltada à prática dos crimes de Roubo, Extorsão, Porte Ilegal de Arma de Fogo e Lavagem de Dinheiro.

No dia de hoje estão sendo cumpridos 04 (quatro) Mandados de Prisão e 14 (catorze)

Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Caruaru.

Na execução estão sendo empregados 80 (oitenta) Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro – LAB/LD, contando ainda com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais – CORE/PCPE, da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica

– GISO/SEAP-PE e

das POLÍCIAS CIVIS DOS ESTADOS DO PARANÁ E DE SÃO PAULO.

Os detalhes da referida operação serão divulgados pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil em momento oportuno.

Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização Delegacia Geral de Polícia

Tarifa Zero no Transporte Coletivo

Por Maurício Rands

A Câmara de Belo Horizonte acaba de rejeitar o PL60/2025 que implantaria o sistema de tarifa zero no transporte coletivo. Foram 30 votos contrários e 10 a favor. Eram necessários 28 votos. O debate foi acirrado. Votaram favoravelmente à proposta os vereadores do PSOL, PT, PV e um do PSD. A proposta era viabilizar o transporte público urbano sem custos para os usuários. Basicamente com quatro fontes de receitas: i) subsídios do poder público a partir do Fundo Municipal de Melhoria da Qualidade e Subsídio ao Transporte Coletivo criado em 2019; ii) substituição do vale transporte pago pelas empresas por uma taxa mensal de R$ 168,82 por empregado a ser paga por empresas com mais de 10 empregados; iii) receita de publicidades em ônibus e terminais; e, iv) multas aplicadas às concessionárias por descumprimento contratual. BH seria (ou um dia será?) a primeira capital a implantar o sistema de gratuidade nos ônibus municipais sem distinção de linhas, horários ou segmento social.

Os subsídios estão crescendo vertiginosamente. Em toda parte. Em 2025, a Prefeitura de BH destinou R$ 744,7 milhões para o transporte urbano. Em 2024, o governo de MG havia destinado R$ 382 milhões para a aquisição de mais de 600 novos ônibus para o transporte da RM de BH. Em PE, o governo do estado deu um subsídio total de R$ 310 milhões em 2024 para o transporte coletivo do grande Recife. No mundo inteiro, o poder público banca o transporte coletivo. Na Região Metropolitana de Washington, os estados de Maryland, Virgínia e o Distrito de Colúmbia, além de alguns fundos federais, destinaram ao sistema um total de aproximadamente US$ 2,4 bilhões para o ano fiscal 2024.

Em resposta aos protestos de 2013, o Brasil já tem 136 cidades com ônibus de graça todos os dias. Uma população de 8,5 milhões de beneficiados. Em cidades como São Caetano-SP, houve uma reducão do trânsito com a retirada de 1.500 carros das ruas por hora. Em Caucaia-CE, a frequência nos transportes públicos quadruplicou. Esses dados são consistentes com a expectativa de que a gratuidade melhore o trânsito com a redução dos carros nas ruas. Outra boa expectativa é de que a tarifa zero faça retornar aos ônibus a massa que hoje os trocou pelas motos. Sejam as próprias, sejam as das mototaxis. A consequência tem sido uma tragédia urbana sem precedentes. Uma carnificina produzindo uma legião de mutilados e mortos. Como noticiou o Diário de Pernambuco no dia 3.10.25, 77% dos atendimentos do SAMU são causados por motos. Além dessas externalidades positivas na saúde e na mobilidade urbana, a tarifa zero também ajudará a diminuir a poluição das nossas cidades.

Por tudo isso, uma cidade como o Recife e sua região metropolitana de 4 milhões de habitantes teriam muito a ganhar se ousassem promover uma mudança estrutural dessa monta em seu sistema de mobilidade. O transporte público está falido. As tarifas são altas para o baixo poder aquisitivo da população e as empresas estão operando com margens de lucro reduzidas ou deficitárias. Alguns empresários estão entregando as concessões. As linhas esvaziadas não atendem as necessidades da população que se mudou para as motos. O trânsito do Recife tornou-se um dos piores do Brasil. Não se vê qualquer iniciativa criativa para destravar um trânsito que bloqueia uma cidade inteira. Com perdas na saúde e na produtividade bloqueada. Como os subsídios do estado transferidos ao Consórcio Metropolitano já são muito elevados, chegou a hora de experimentar mudar um sistema que fracassou em todos os sentidos.

Maurício Rands, advogado formado pela FDR da UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxford

Câmara aprova requerimento que propõe Tarifa Zero no transporte público do Recife

Um requerimento de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), solicitando a implementação da Política de Tarifa Zero no transporte público do Recife, foi aprovado na última segunda-feira (6), na Câmara Municipal. O documento trata-se de um pedido feito ao prefeito do Recife, João Campos (PSB).

“Outros 138 municípios brasileiros já colocaram em prática, de forma bem-sucedida, a tarifa zero. O Recife pode ser mais uma dessas cidades”, propôs a parlamentar.

Liana Cirne afirmou que, com a Tarifa Zero, o direito à cidade será ampliado para diversas pessoas que não têm condições de pagar o transporte público para realizar seus deslocamentos.

“A Tarifa Zero representa a democratização do acesso à cidade e também pode garantir uma mobilidade de mais qualidade”, destacou.

A vereadora assegurou que está em andamento, no Governo Federal, um estudo de viabilidade econômica para que a Tarifa Zero seja adotada em todos os municípios.

Liana lembrou ainda que, na legislatura anterior, a Câmara do Recife contava com uma Frente Parlamentar pela Renda Básica, e que os vereadores que a integravam visitaram o município de Maricá (RJ) para conhecer as experiências locais.

“Lá, a Tarifa Zero já foi implementada. Por causa da medida, o número de motocicletas no trânsito diminuiu, assim como o de acidentes. O lazer aumentou, e as vendas do comércio também cresceram”, afirmou

SEAP/PE e Receita Federal entregam ao Imip e à Secretaria de Assistência Social 980 pares de tênis descaracterizados por internos do sistema prisional

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização iniciou, nesta quarta-feira (08/10), a distribuição das peças doadas pela Receita Federal, que foram descaracterizadas pelos internos do sistema prisional. A iniciativa é resultado do Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições visando a destinação social de bens apreendidos pelo órgão federal. 

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) foi a primeira beneficida recebendo 700 pares de tênis, todos descaracterizados por internos do Presídio de Itaquitinga 1 (PIT 1), no âmbito do Programa Novos Passos/SEAP. A entrega simbólica foi realizada no setor de hemodiálise da unidade de saúde.

Para o secretário da SEAP, Paulo Paes, a entrega representa a consolidação de uma importante parceria. “Essa ação valoriza o trabalho prisional como ferramenta de transformação social. Esses objetos que seriam destruídos pela Receita Federal adquirem um novo significado e beneficiam pessoas que estão no cárcere e as que estão fora dele”, destacou Paes.

À tarde, a entrega foi realizada na Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas. O secretário Carlos Braga recebeu 280 pares de tênis “A SAS tem como um dos seus pilares o acolhimento de crianças e adolescentes e hoje recebemos 280 tênis, que vamos entregar, no Dia das Crianças, a todas as crianças que estão acolhidas em nossas Casas, bem como a jovens nas residências inclusivas e àqueles do Programa Atitude”, afirmou Braga.   

A presidente do Imip, Silvia Rissin, falou da importância da ação. “Não é só o sapato em si, é o gesto, é a inclusão da sociedade civil, através de vários segmentos, que participam da nossa obra, então nós sentimos que as pessoas se envolvem em ajudar o próximo e trazem uma doação que não é só material, é emocional, espiritual”, afirmou a Rissin.

Somente no PIT 1 já foi concluída a descaracterização de 1.500 peças, entre calçados e mochilas. Ao longo da ação, serão contempladas cerca de 40 pessoas privadas de liberdade, de quatro unidades prisionais da Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado. Além de tênis, haverá descaracterização e doação de cuecas e roupas infantis.

“A Receita Federal já vem com um direcionamento há algum tempo de não destruir mais as mercadorias, ela queria achar uma ressignificação de forma que algo ruim se transformasse em algo bom. Hoje, estamos trazendo tênis descaracterizados por pessoas com restrição de liberdade. Eles aprendem um novo ofício e a sociedade é quem ganha”, disse a auditora-fiscal e superintendente da 4ª Região Fiscal (Recife), Myrelle Miranda. Todos os internos têm direito à remição de pena e pagamento, conforme a lei de Execução Penal.

Participaram da entrega no Imip, além de Paulo Paes, Silvia Rissin e Myrelle Miranda, a presidente da Fundação Alice Figueira, Elizabeth Veiga; a superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos; o gerente-geral de Ressocialização, Augusto Salles; o superintendente de Trabalho e Ressocialização, Alexandre Felipe; a chefe de gabinete, Renata Borba/SEAP; o gestor do PIT 1, Marcelo Pinto; e a analista-tributário e gestora de Cidadania Fiscal da 4ª Região Fiscal, Barbara Monte.

Imagens

Pernambuco será palco nacional e internacional da arte contemporânea com a ART.PE 2025

De 9 a 12 de outubro, o Recife recebe a quarta edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco ART.PE, reunindo 40 galerias, museus como MASP e Inhotim, além de prêmios inéditos e uma programação que conecta arte, design, gastronomia e turismo cultural

Pernambuco se prepara para se tornar o epicentro da arte contemporânea brasileira e internacional. De 9 a 12 de outubro de 2025, o Recife Expo Center sedia a quarta edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco — ART.PE, evento que vem se consolidando no calendário artístico, cultural e turístico do país.

Com 40 galerias nacionais e internacionais, quatro museus convidados e uma programação intensa, a ART.PE promove um mergulho na produção artística contemporânea, destacando a potência criativa do Nordeste e do Brasil atual. Entre os destaques desta edição estão as participações inéditas do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e do Instituto Inhotim (MG), além do lançamento do Prêmio Selo Mandacaru, promovido pelo Instituto Mandacaru.

Organizada pela Archi Cultural, a feira ganha em 2025 a direção artística da artista e curadora Beth da Matta, ao lado de Mônica Bouqvar e Filipe Campello. O trio assume o diálogo com galerias e artistas e a curadoria da programação da Arena ART.PE, além de coordenar iniciativas como o Prêmio de Residência Artística LABVERDE, na Amazônia.

“Existe hoje uma valorização genuína da produção artística brasileira e nordestina, tanto do ponto de vista estético quanto simbólico. A ART.PE surge nesse contexto para oferecer um espaço estruturado, respeitoso e potente para essa arte circular”, afirma Diogo Viana, diretor-geral da feira e sócio da Archi Cultural.

A feira deve atrair mais de 15 mil visitantes ao longo dos quatro dias, consolidando-se como um ambiente de negócios e visibilidade para artistas e galerias. Além das exposições, o público poderá explorar uma mostra de design autoral com 15 nomes do mobiliário contemporâneo, espaços gastronômicos, livrarias e lojas de arte.

Parte da programação será realizada no salão aberto da feira, com entrada gratuita, reforçando o compromisso da ART.PE em democratizar o acesso à arte e aproximar o público da produção contemporânea.
Para ampliar a experiência, o evento também lançará um mapa cultural de Recife, com roteiros por museus, galerias e ateliês, incentivando o turismo cultural.

“Nosso objetivo é posicionar o Recife como um destino de turismo cultural de alto nível, onde arte, cidade e vivência caminham juntas”, explica Diogo Viana.

A ART.PE aposta na força da cultura como vetor de desenvolvimento e integração. “Temos uma cena artística pulsante e uma identidade própria que interessa ao mundo. A feira traduz esse potencial em uma plataforma acessível e transformadora”, completa o diretor.

Entre as participações confirmadas estão o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), a Oficina Francisco Brennand, editoras Celeste e Propágulo, além de artistas, curadores e instituições que representam a diversidade da arte contemporânea no Brasil.

A programação inclui talks, oficinas, lançamentos editoriais, leituras de portfólios e shows musicais, com temas que vão de sustentabilidade e design a mercado de arte e curadoria.

Programação completa:

QUINTA-FEIRA – 09/10

14h – FLORA
Talk com Juliana Medeiros (Curitiba, PR), especialista em arquitetura emocional e narrativas para marcas do setor do morar
15h – TINTAS IQUINE: COR DO ANO 2026
Com Gabriel Petribú e Laura Pascoal
Mediação: Patrícia Marinho (Revista SIM!)
16h – ESTRATÉGIA COM ALMA, DESIGN COM PROPÓSITO
Palestra com Victor Moreira Leite, designer de mobiliário contemporâneo
17h— IRON HOUSE: URBANISMO E ARTE NO ESPAÇO PÚBLICO
Talk com convidados
19h – PROJETOS, INSTITUIÇÕES E ACERVOS
Conversa com Daniel Rangel (Museu de Arte Contemporânea da Bahia), Nara Galvão (Instituto Ricardo Brennand) e Moacir dos Anjos (Museu do Homem do Nordeste).
Mediação: Filipe Campello (comitê artístico – ART.PE)
18h – USINA DE ARTE
Talk com Bruna Pessoa de Queiroz e Ricardo Pessoa de Queiroz
Mediação: Marina Maciel (comitê artístico – ART.PE)

SEXTA FEIRA – 10/10

14h ÀS 16h30 — LEITURA DE PORTFÓLIOS:
ARTISTAS DO NORDESTE
Com Ana Maria Maia (Pinacoteca do Estado de São Paulo) e Carolina de Sá (Pivô Salvador); mediação:
Rebeka Monita (Museu de Arte Moderna Aloisio
Magalhães).
Abertura: Jaqueline Medeiros (gerente cultural – BNB
Cultural Fortaleza)
17h – O CIRCUITO DA ARTE ENTRE PAÍSES LUSÓFONOS
Talk com Blackson, artista angolano radicado em Lisboa Mediação: Monica Bouqvar (comitê artístico – ART.PE)
18h – ANÚNCIO DO PRÊMIO SHOPPING RECIFE
E ART.PE
Categorias Galeria Destaque e Artista Emergente
20h— PROGRAMAÇÃO MUSICAL

SÁBADO 11/10

14h — ANÚNCIO DO SELO MANDACARU: PRÉMIO DE AQUISIÇÃO
Com Clarissa Diniz (curadora) e Beth da Matta (diretora artística da ART.PE e gestora executiva do Mandacaru)
14h30 — ANÚNCIO DO VENCEDOR DO PRÊMIO DE RESIDÊNCIA ART.PE + LABVERDE
Com Alayde Alves (colecionadora e representante da ART.PE)
15h — O PROTAGONISMO DA NATUREZA NA PRODUÇÃO CONTEMPORÂNEA
Talk com Lilian Fraiji (LABVERDE)
Mediação: Filipe Campelo (comitê artístico – ART.PE)
16h – ARTE E NATUREZA
Palestra com Fernanda Pessoa (educadora e colecionadora) e Júlia Rebouças (Instituto Inhotim, MG)
17H30 ÀS 20H — LEITURA DE PORTFÓLIOS
20H — PROGRAMAÇÃO MUSICAL

DOMINGO 12/10

LANÇAMENTOS:
13h— MANIFESTO DE UMA LÉSBICA DE 20 ANOS, DE JÚPITER UCHOA
14h — DESRECEITAS: DEZ PROCESSOS ARTÍSTICOS, ORGANIZAÇÃO: RODRIGO VILLELA E ROSE KLABIN
Com Rose Klabin e Beth da Matta
15h — DIVA: OS PRIMEIROS 30 DIAS, ORGANIZAÇÃO:
CLARISSA DINIZ, INÊS MAIA E JULIANA NOTARI
Com Clarissa Diniz e Juliana Notari
16h — GUIA COMUM DO CENTRO DO RECIFE, DE BRUNA RAFAELLA FERRER
Com Bruna Rafaella Ferrer e Aslan Cabral
17h— RESIDÊNCIA PUPA (CRIATÓRIO + PROPÁGULO)
Com Guilherme Moraes, Rod Souza Leão e Giovanna
Simões

Serviço
ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco
Data: De 9 a 12 de outubro de 2025
Local: Recife Expo Center – Cais Santa Rita, 156 – São José, Recife – PE
Horário de funcionamento:
Quinta a sábado: 13h às 20h
Domingo: 13h às 18h
Informações: art_pe
🔗
Ingressos: sympla.com.br/evento/art-pe-feira-de-arte-contemporanea-de-pernambuco-4a-edicao/2982407

Governo do Estado lança edital do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE)

O certame é uma iniciativa inédita no Estado e oferta 460 vagas em cargos de níveis Médio e Superior

Com o objetivo de ampliar o acesso aos cargos públicos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), publica nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE). Serão ofertadas 460 vagas para nove órgãos, em cargos ou especialidades de níveis Médio e Superior. As provas serão realizadas nos dias 14 e 21 de dezembro de 2025, em 10 municípios. As inscrições podem ser realizadas *a partir de amanhã*, até o dia 7 de novembro, pelo site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame: www.concursosfcc.com.br.

“O edital do primeiro concurso público unificado de Pernambuco será publicado no Diário Oficial de amanhã. São 460 vagas distribuídas por nove órgãos do Estado, e o mais interessante é que um candidato vai poder, em apenas um certame, concorrer a até três cargos distintos. Essa será uma excelente oportunidade para todos os que desejam fazer parte da equipe que está mudando Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, o Concurso Público Unificado de Pernambuco representa um marco na modernização da gestão pública estadual, promovendo amplo acesso à participação da população no certame em todas as regiões do Estado. “Ao publicar esse edital, o Governo de Pernambuco tem o objetivo de atrair profissionais de excelência para integrar o quadro de servidores do Estado, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à população”, pontuou a titular da pasta.

Os cargos do CPU-PE são distribuídos em três blocos, sendo eles: formação específica de nível superior; qualquer área de formação de nível superior; e formação de nível médio. Cada grupo terá seu dia e turno exclusivo para realização das provas, possibilitando que o candidato possa concorrer para até três cargos, um de cada bloco.

As cidades do Estado onde ocorrerão as provas são: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro, podendo o candidato escolher onde fará a prova. Mais detalhes do certame podem ser conferidos no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site www.concursosfcc.com.br.

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra visita obra de creche no Xique Xique, anuncia construção da nova Feira do Gado e assina ordem de serviço para pavimentação de ruas

A governadora Raquel Lyra estará em Caruaru, no Agreste do Estado, nesta quinta-feira (9), para anunciar importantes investimentos para a cidade e visitar a obra de uma creche. Às 10h, a chefe do Executivo estadual vai vistoriar a construção do Centro de Educação Infantil (CEI) que está sendo erguido no bairro Xique Xique e conta com um investimento de R$ 4,6 milhões.

Às 11h, a gestora vai anunciar a construção da nova Feira do Gado de Caruaru, que receberá investimentos superiores a R$ 10 milhões e será executada por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com a prefeitura do município. O espaço ocupará uma área com cerca de 42 mil m², às margens da BR-104, e tem o objetivo de oferecer melhor organização, conforto e segurança para comerciantes e visitantes.

A gestora ainda vai assinar a ordem de serviço para execução de serviços de pavimentação de vias no bairro Indianópolis, com recursos na ordem de R$ 659,5 mil.

*AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Quinta-feira, 9 de outubro de 2025*

*10h* – Visita à obra da creche no bairro de Xique Xique

Local: Rua Quitéria Batista de Souza, s/n – Xique Xique – Caruaru – PE

*11h* – Ordens de serviço da Feira do Gado e da pavimentação de ruas no bairro de Indianópolis

Local: Centro de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), Avenida José Pinheiro dos Santos, 2441 – Cidade Alta, Caruaru – PE