Governadora Raquel Lyra anuncia aquisição de hospital e entrega novos mamógrafos para reforçar a rede estadual de saúde

Durante visita da governadora Raquel Lyra à Carreta da Mulher Pernambucana, realizada nesta quarta-feira (8), no bairro do Bongi, no Recife, foi anunciada a aquisição do Hospital Central Nossa Senhora Aparecida, localizado em Paulista, na Região Metropolitana. Além de ampliar a rede estadual, a nova unidade também funcionará como retaguarda para o Hospital da Restauração (HR), contribuindo para desafogar a maior emergência do Estado e melhorar a fluidez no atendimento aos pacientes. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também anunciou a entrega de sete mamógrafos modernos para unidades de saúde do Estado. A vice-governadora Priscila Krause também participou da agenda.

“Estamos fazendo o maior investimento público da história da saúde de Pernambuco. Adquirimos um hospital em Paulista justamente para agilizar a reforma do Hospital da Restauração. Ele vai funcionar como uma unidade de retaguarda, permitindo que parte dos serviços do HR sejam transferidos temporariamente para lá, enquanto avançamos com as obras”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com investimentos de R$ 170 milhões, a unidade hospitalar em Paulista conta com uma estrutura moderna para atender a população com um total de 259 leitos entre enfermaria e apartamentos, urgência 24 horas, centro cirúrgico composto por cinco salas, UTIs e internação, organizada em três blocos.

“Essa aquisição representa um grande avanço na oferta de atendimento especializado pelo SUS em Pernambuco. Esse investimento garante ao Estado uma nova unidade de saúde de ponta, que contará com um tomógrafo de 64 canais e uma moderna sala de hemodinâmica, fortalecendo a assistência em áreas estratégicas”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Outro anúncio importante feito pela governadora Raquel Lyra foi a entrega de sete mamógrafos, no valor de R$ 8,7 milhões, que serão distribuídos entre unidades estratégicas da rede estadual, como o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Hospital Barão de Lucena (HBL), Hospital Belarmino Correia, Hospital Dom Malan, além das UPAEs de Ouricuri, Salgueiro e Goiana. Todos os equipamentos são de última geração e contam com tecnologia de estereotaxia, que permite a realização de biópsias com maior precisão e rapidez.

A deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Socorro Pimentel, enalteceu os investimentos feitos pela gestão estadual na área da saúde. “Hoje é um dia para celebrar a vida e reconhecer que Pernambuco está no rumo certo, fortalecendo a saúde pública, derrubando fronteiras entre municípios e ampliando o acesso das mulheres aos serviços de saúde”, frisou a parlamentar.

*CARRETAS DA MULHER* – Durante a agenda no bairro do Bongi, a governadora Raquel Lyra acompanhou de perto os atendimentos realizados na Carreta da Mulher Pernambucana e conversou com as mulheres presentes. A ação, que tem como objetivo descentralizar os serviços de saúde e ampliar o acesso a um atendimento de qualidade, já contabiliza mais de 35 mil procedimentos realizados desde o início das atividades, no fim de maio. A unidade móvel segue Rua Dona Maria Augusta Nogueira, no Bongi, até o próximo sábado (11).

Beneficiária da iniciativa, Rosicleide Maria de Almeida relata como a ação itinerante facilitou o acesso aos cuidados com a saúde e trouxe agilidade no diagnóstico. “Eu fui bem acolhida. O médico pediu os exames e eles chegaram de forma muito rápida também, sem precisar custear nada. Graças a Deus, não foi diagnosticada nenhuma doença. Mas, se tivesse sido, a celeridade do processo é fundamental para o bom tratamento de doenças oncológicas. Então, só tenho a agradecer a todos da equipe da Carreta”, detalhou.

Acompanharam a agenda o deputado estadual France Hacker e as secretárias estaduais Ana Maraíza (Administração), Juliana Gouveia (Mulher), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência); além da vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mãe Fátima.

Fotos: Miva Filho/Secom

Polícia Federal deflagrou operação para combater abuso sexual de crianças e adolescentes em 16 Estados

Na data de hoje (08/10), a Polícia Federal amplia suas ações no combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Trata-se da Operação Nacional Proteção Integral III que busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 08/10/2025, a Operação Nacional Proteção Integral IIl, ocasião em que foram cumpridos, simultaneamente, 184 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisão preventiva e 03 vítimas resgatadas em todas as unidades da federação, sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF) com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Na ocasião do cumprimento dos mandados foram realizadas mais de 55 prisões em flagrante de pessoas que estavam de posse de material de abuso infantil. Participaram desse esforço conjunto 617 Policiais Federais e 277 Policiais Civis dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, que atuam nos limites dos seus Estados, na persecução penal de criminosos que armazenam, compartilham, vendem e produzem material de abuso sexual infantojuvenil. Além disso, a Operação Nacional objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas. Somente em 2025 – entre janeiro e setembro do ano corrente – a Polícia Federal, por meio dos Grupos de Capturas, cumpriu mais de 1.631 (um mil, seiscentos e trinta e um) mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.

*Em Pernambuco, no âmbito da Operação Proteção Integral III, a Polícia Federal deu cumprimento a 04 (quatro) mandados de busca e apreensão nos municípios de Paulista, Barreiros, Caruaru e Belo Jardim, onde foram apreendidos aparelhos celulares e um notebook! Na ocasião, não houve prisões em flagrante, porém todos os dispositivos passarão por exame pericial definitivo com vistas a detectar possível armazenamento e/ou compartilhamento de arquivos de imagem e/ou vídeo contendo cenas de abuso sexual infantil, cujas penas somadas podem chegar a 10 anos de reclusão.*

Polícia Federal prende vigilante com notas falsas

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na última sexta-feira (03/10), por volta das 11h, um vigilante, de 44 anos, natural e residente em Timbaúba/PE, o qual havia acabado de receber na Agência dos Correios, uma encomenda postal contendo 2.000 (mil) reais em cédulas falsas de R$ 200 – 5 notas, R$ 100 reais – 10 notas. Ao receber informações sobre o envio de remessa suspeita de conter cédulas falsas, policiais federais monitoraram a entrega. O vigilante foi abordado pela equipe policial ao sair da agência dos Correios, e ao perceber que se tratavam de policiais federais começou a empreender fuga, rasgando o envelope e jogando-o no chão; Policiais Militares que estavam atuando naquela região viram o que estava acontecendo e ao verificarem o nome e a foto da pessoa, informaram a equipe da PF que sabiam onde ele morava e deslocando-se para o endereço efetuaram sua prisão. A Polícia Militar informou que ele já tinha sido preso uma outra vez e levado para Polícia civil por estar com notas falsas;

O preso foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Recife/PE, onde foi autuado em flagrante pelo crime de adquirir moeda falsa. A Polícia Federal alerta que o delito de moeda falsa é um crime grave previsto no Artigo 289, parágrafo primeiro, do Código Penal Brasileiro-CPB, o qual prevê pena de reclusão de 3 a 12 anos e multa, não cabendo, portanto, o pagamento de fiança.

Em seu interrogatório o preso informou que adquiriu as notas falsas através das redes sociais, pagando a quantia de R$ 320 reais, não dando maiores detalhes sobre a pessoa de quem comprou; Informou que foi preso aproximadamente um ano pelo mesmo crime quando estava com R$ 1.000 reais em notas falsas e por fim disse que adquiriu as notas por que estava passando por necessidades financeiras. O preso já passou por audiência de custódia e foi liberado, devendo responder ao processo em liberdade mediante a imposição de medidas cautelares como o comparecimento mensal em juízo e a proibição de se ausentar do município sem autorização.

Edson Vieira confirma possiblidade de dobradinha eleitoral com Juliana de Chaparral em Santa Cruz do Capibaribe

2026 já começou! Ao menos para alguns dos principais personagens da cena política pernambucana que correm contra o tempo em busca de apoios e da viabilização dos seus respectivos projetos eleitorais. Uma dessas personalidades é o deputado estadual Edson Vieira, do União Brasil, que está em Brasília, segundo ele, “em busca de boas novas para os seus eleitores”.

Edson concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios e falou sobre a possibilidade de ele fechar uma ‘dobradinha eleitoral’ com a candidata a deputada federal Juliana de Chaparral, do União Brasil, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

O deputado estadual revelou que tal possibilidade tem sido conversa no âmbito interno do União Brasil, em especial com o deputado federal Fernando Filho, com quem Edson mantém uma parceria eleitoral há quase oito anos. “Estamos sim, conversando sobre essa possiblidade, pois o meu projeto é regional e o deputado faz parte do mesmo grupo, do mesmo partido”, falou.

Para finalizar, Edson rebateu a possibilidade de Juliana de Chaparral firmar uma dobradinha com o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, do PSD, na Capital das Confecções. “Eles da oposição são experts em criar boatos. O que tenho de concreto é a garantia de Chaparral de que a parceria em Santa Cruz será com o nosso grupo”.

Brasil aumenta exportação de soja para a China, ocupando lugar dos EUA

FILE PHOTO: Shipping containers, including one labelled

A guerra comercial entre Estados Unidos e China impulsionou a soja brasileira no país asiático. De junho a agosto, o país asiático suspendeu a compra do grão norte-americano, dando preferência a outros fornecedores, como o Brasil e a Argentina.

A conclusão está em um levantamento da American Farm Bureau Federation (Federação Americana de Escritórios Agrícolas, em inglês). Maior entidade representativa do setor agrícola no país, a federação engloba 6 milhões de produtores rurais estadunidenses.

Segundo o levantamento, divulgado na página da entidade, as importações chinesas de soja norte-americana despencaram para o menor nível histórico em 2025. Em contrapartida, o Brasil virou o principal fornecedor do grão ao gigante asiático.

Entre janeiro e agosto de 2025, a China importou apenas 5,8 milhões de toneladas de soja americana, contra 26,5 milhões no mesmo período do ano passado, queda de quase 80%. De junho a agosto, apontou o relatório, os Estados Unidos não embarcaram “virtualmente nada” de soja para a China, e o país asiático não comprou nenhuma nova colheita para a safra do próximo ano.

Em contrapartida, o Brasil exportou mais de 77 milhões de toneladas do produto para o mercado chinês no mesmo intervalo. No mesmo período, a Argentina ampliou as vendas de soja após suspender o imposto de exportação, restituindo o tributo após o valor exportado ultrapassar US$ 7 bilhões.

Segundo a Federação Americana de Escritórios Agrícolas, a retração não é pontual e resulta da política de diversificação de fornecedores implementada há anos pela China. Desde 2018, quando o primeiro governo de Donald Trump iniciou a guerra comercial, o país asiático deixou de dar prioridade aos agricultores estadunidenses, mesmo com a demanda interna chinesa em níveis recordes.

Outros produtos

Os impactos dessa reconfiguração comercial, aponta a entidade estadunidense, são profundos. Além da soja, as exportações norte-americanas de milho, trigo e sorgo para a China caíram a zero em 2025, e as vendas de carne suína e algodão seguem em ritmo reduzido.

Segundo o levantamento, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos projeta que o valor total das exportações agrícolas para a China cairá para US$ 17 bilhões neste ano — 30% inferior a 2024 e mais de 50% abaixo de 2022. Para 2026, a estimativa é ainda menor: apenas US$ 9 bilhões, o menor patamar desde 2018.

Ajuda governamental

O governo Donald Trump prepara um novo pacote de ajuda financeira aos produtores rurais, semelhante ao concedido em 2019, quando mais de US$ 22 bilhões foram destinados ao setor durante a primeira guerra comercial com a China. “Usaremos os recursos das tarifas para apoiar nossos agricultores”, afirmou Trump em sua rede Truth Social. Paralelamente, o Tesouro norte-americano estuda medidas emergenciais para conter o déficit comercial agrícola.

Além da guerra comercial, os agricultores estadunidenses sofrem com a queda do preço das commodities (bens primários com cotação internacional) e o aumento de custos logísticos, agravado pelo baixo nível das águas do Rio Mississippi. O próprio Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estima que a renda agrícola do país caia 2,5% em 2025, atingindo o menor valor desde 2007.

CNU: prazo para contestar questões da prova termina nesta quarta-feira

Rio de Janeiro (RJ), 05/10/2025 – Candidatos chegam ao local de prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O prazo para que os candidatos contestem o gabarito preliminar das questões da prova objetiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) teve início nesta terça-feira (7) e terminará às 23h59 de quarta-feira (8).

Nessas 48 horas, a apresentação do recurso deve ser feita, exclusivamente, por meio da página do certame no site da Fundação Getulio Vargas.

De acordo com as orientações do edital, não serão aceitos recursos enviados por fax, correio eletrônico, via postal ou entregues presencialmente, tampouco documentos adicionais anexados após o prazo recursal.

O recurso para discordar do gabarito de questões do CNU 2025 preliminar deverá ser individual, devidamente fundamentado, com argumentação clara, consistente e objetiva.

É fundamental que o candidato não se identifique, de qualquer forma, nos campos do formulário destinados às razões de seu recurso, sob pena de ter o recurso indeferido. Também serão indeferidos os recursos elaborados com conteúdo desrespeitoso, apresentados fora do prazo ou em formato diferente das regras previstas no edital.

Todos os recursos apresentados dentro das regras serão analisados pela banca organizadora do concurso e as respostas serão divulgadas, exclusivamente, na área do candidato, no site do concurso.

A FGV não enviará a resposta por telefone, e-mail, nem será encaminhada individualmente ao candidato.

Em caso de deferimento do recurso, a pontuação eventualmente revista será considerada para fins de classificação e o novo resultado será aplicado a todos os efeitos legais.

A divulgação das notas finais das provas objetivas e convocação para a prova discursiva serão feitas em 12 de novembro.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares de todos os tipos e blocos estão publicados na área aberta do site do concurso, assim como os cadernos de provas.

A prova objetiva do CNU 2 contou com quatro tipos para cada um dos nove blocos temáticos, o que resultou em um total de 36 gabaritos de todas as provas objetivas.

O gabarito definitivo e resultado definitivo da prova objetiva serão divulgados na página oficial do Concurso Público Nacional Unificado, após a análise dos eventuais recursos interpostos contra o gabarito preliminar.

A Fundação Getulio Vargas poderá manter o gabarito, alterá-lo ou anular a questão.

Não caberá recurso sobre a decisão final.

O edital do processo seletivo deixa claro que, em nenhuma hipótese, será aceito pedido de revisão de recurso contra o gabarito definitivo ou contra o resultado definitivo da prova objetiva.

Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados

Brasília (DF), 07/10/2025 – Mais quatro estados recebem antídoto contra intoxicação por metanol.
Foto: Ministério da Saúde

A segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, começou a ser enviada nesta terça-feira (7) a mais quatro estados. Com essa nova entrega, o total de frascos distribuídos pelo Ministério da Saúde chega a 1.125, alcançando nove estados:

Acre: 30 ampolas
Bahia: 90 ampolas
Ceará: 120 ampolas
Distrito Federal: 90 ampolas
Goiás: 75 ampolas
Mato Grosso do Sul: 60 ampolas
Pernambuco: 240 ampolas
Paraná: 360 ampolas
Rio de Janeiro: 60 ampolas

As ampolas integram o estoque estruturado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantindo reposição e distribuição conforme a necessidade de estados e municípios. Outras 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição.

Fomepizol

O Ministério da Saúde também adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol de uma empresa japonesa, que também doou outras 100 unidades, totalizando 2,6 mil unidades do medicamento. A previsão é que o lote chegue ao Brasil ainda nesta semana e comece a ser distribuído aos estados, conforme as necessidades locais e o registro de casos.

Casos

Até segunda-feira (6), o Brasil registrava 217 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Dessas, 17 foram confirmadas e 200 permanecem em investigação.

Em relação aos óbitos, dois foram confirmados no estado de São Paulo e 12 seguem em investigação, sendo um no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.

Painel

Nesta terça-feira (7), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ), lançou um painel público com informações sobre os casos de intoxicação por metanol. Os dados estão disponíveis no site do Monitora RJ e têm a finalidade de contribuir para ações de saúde e de segurança pública no combate às fraudes.

O sistema traz o mapeamento das notificações suspeitas, confirmadas e descartadas no estado.

 

Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF

Brasília - 07/10/2025 - Ministro da Fazendo, Fernando Haddad,  durante coletiva após reunião com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.

O governo, o Senado e a Câmara dos Deputados chegaram a um acordo para votação da Medida Provisória (MP) que substitui o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), disse nesta terça-feira (7) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, todas as partes fizeram concessões, que devem resultar em perda de cerca de R$ 3 bilhões na arrecadação prevista para 2026.

A negociação foi selada em reunião no gabinete do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com a presença do líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-PE). De acordo com Haddad, as divergências que travavam o avanço do texto foram superadas após os ajustes feitos pelo Executivo e pelos parlamentares.

“Depois dos esclarecimentos feitos, parece que o calendário agora vai seguir o seu caminho, evidentemente com o aval do governo, que está dando apoio ao deputado Zarattini”, declarou Haddad ao sair da reunião no Senado.

A Câmara dos Deputados havia costurado um acordo para votar o relatório, mas as negociações emperraram no Senado, em meio à resistência de setores econômicos que seriam afetados pelas novas regras.

Reforço na regulamentação

Entre as principais concessões, o governo decidiu manter a isenção sobre as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), recuando da proposta inicial de tributação. Haddad explicou que a mudança atendeu a um apelo do setor produtivo, que argumentou que a cobrança poderia ter impacto negativo em um cenário de juros elevados.

Segundo Haddad, o governo precisará apertar a regulação para estancar a perda de arrecadação. O governo, explicou o ministro, deve reforçar os critérios para que os recursos investidos em LCI e LCA sejam aplicados nas operações de crédito ligadas ao agronegócio e ao mercado imobiliário.

Bets

Outro ponto negociado foi a tributação das casas de apostas eletrônicas. O governo desistiu de elevar o imposto sobre as bets, mas incluiu uma compensação. As empresas que operavam no país antes da regulamentação do setor deverão pagar 30% da receita obtida nesse período.

Inicialmente, o Ministério da Fazenda previa arrecadar R$ 20 bilhões com a MP. Com as modificações, o valor foi reduzido para R$ 17 bilhões, o que representa uma queda de R$ 3 bilhões na estimativa de receita.

A presença de Haddad no Senado nesta terça-feira reforça a pressa do governo em aprovar o texto. A MP precisa ser votada pelo Congresso até esta quarta-feira (8) para não perder validade.

 

Pernambuco perde um dos militantes mais combativos na luta contra Aids

Esta terça-feira (7/10) é uma das datas mais tristes durante esses 25 anos de existência do Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+), organização referência na luta contra Aids e garantia dos direitos da população vulnerabilizada em Pernambuco.

Perdemos Wladimir Reis, militante dos direitos humanos e o fundador da nossa instituição, que dedicou sua vida na luta por um mundo melhor para as pessoas vivendo e convivendo com HIV e Aids.

Wlad foi uma voz que ecoou na busca por qualidade no tratamento ao HIV, moradia digna, fim da sorofobia e lutou incessantemente para que o mundo fosse livre dos estigmas, preconceitos e eliminação da Aids.

Por anos Wladimir militou no Comitê de Combate à Tortura de Pernambuco, coordenou ABONG-PE, sendo integrante da Rede Aids e em referência na defesa dos direitos humanos em diversos espaços de controle social no Brasil.

Neste momento de pesar, não temos palavras para descrever a falta que Wladimir irá fazer neste plano, mas temos a certeza que ele será bem acolhido com seus ideias, pois como diz um trecho da música de Raul Seixas “Sonho que se sonha junto vira realidade”.

Gratidão Wladimir por tudo, e principalmente, por tua coragem que em pleno anos 90 de tantos preconceitos e Aidsfobia, tu nunca silenciaste em favor do nosso segmento tão alijado em acesso à direitos.

Seguimos o teu legado, e como você bem dizia: Não me escondi para viver e lutar por quem é hiv positivo.

Sepultamento:

Cemitério de Santo Amaro

Hora: 15h

Proteção à Infância: PL do vereador Silvio Nascimento conquista aprovação unânime

O vereador Silvio Nascimento protocolou na Câmara Municipal de Caruaru o Projeto de Lei “Proteção à Infância nas Escolas”, que estabelece diretrizes para resguardar crianças e adolescentes de conteúdos considerados inadequados no ambiente escolar.

A proposta prevê a proibição de apresentações musicais, danças, encenações teatrais ou quaisquer manifestações culturais e artísticas com cunho sexual depreciativo ou que possam expor estudantes a temas incompatíveis com sua faixa etária. A norma abrange tanto atividades realizadas nas dependências das unidades escolares quanto aquelas promovidas pelas escolas fora de seus espaços físicos.

Inspirada nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a medida busca assegurar a proteção integral e o desenvolvimento saudável dos alunos da rede municipal. De acordo com o vereador, a iniciativa visa garantir um ambiente educacional seguro, ético e apropriado para a formação integral dos estudantes de Caruaru.

Experiências semelhantes já vêm sendo adotadas em outras cidades do país, reforçando a importância da prevenção à sexualização precoce e da valorização do espaço escolar como ambiente de formação cidadã.

Segundo o vereador Silvio Nascimento: “Nosso compromisso é com a defesa da infância e da adolescência. Este projeto representa um passo fundamental para assegurar que as escolas de Caruaru continuem sendo espaços de aprendizado, convivência e desenvolvimento, livres de influências que possam comprometer a integridade física, emocional e moral de nossas crianças.”

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, consolidando um marco importante na proteção dos direitos de crianças e adolescentes no município.