Brisanet abre 24 vagas para vendedores em Pernambuco

A Brisanet, empresa líder em banda larga no Nordeste, está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 24 vagas no cargo de Promotor (a) de Vendas na modalidade Porta a Porta (PAP). Esse profissional irá atuar diretamente com os clientes, sendo responsável por divulgar os serviços da empresa, realizar panfletagem, prospectar novos clientes e acompanhar todas as etapas do processo de vendas, desde o orçamento até a instalação.

Os interessados em participar da seleção devem acessar o site brisanet.jobs.recrut.ai, clicar em “Nossas Oportunidades”, escolher a cidade desejada em Pernambuco e seguir as instruções para inscrição. O sistema envia atualizações por e-mail, garantindo mais transparência e agilidade ao longo do processo seletivo para todos os candidatos.

As oportunidades de emprego fazem parte da estratégia de expansão da Brisanet em Pernambuco, onde a empresa tem ampliado sua cobertura com o serviço móvel 5G. Em todo o Nordeste, a operadora já conta com mais de 644 mil clientes móveis e investe em infraestrutura para levar internet de alta velocidade a um número cada vez maior de pessoas.

“A Brisanet tem crescido continuamente e vem sendo reconhecida pela qualidade no atendimento, pela cobertura dos serviços e pelas oportunidades que oferece aos profissionais locais. Nosso objetivo é atrair talentos que queiram fazer parte da expansão da tecnologia 5G, uma das prioridades estratégicas da companhia”, afirma Rejane Alves, gerente de Atração e Seleção da Brisanet.

*Confira as cidades pernambucanas com vagas disponíveis:*

Petrolina: 5 vagas

Caruaru: 4 vagas

Jaboatão dos Guararapes: 3 vagas

Ouricuri: 2 vagas

Gravatá: 2 vagas

Salgueiro: 1 vaga

Cabo de Santo Agostinho: 1 vaga

Moreno: 1 vaga

Vitória de Santo Antão: 1 vaga

Bom Conselho: 1 vaga

Abreu e Lima: 1 vaga

Camaragibe: 1 vaga

Escada: 1 vaga

Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantil em Pernambuco

A Polícia Federal, através da DELECIBER/PE – Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, deflagrou, na manhã de hoje (25/09/2025), duas operações com o objetivo de combater a prática dos crimes de armazenamento, compartilhamento e exposição à venda de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil. As investigações se referem a dois inquéritos policiais diferentes, que tiveram início em 2024. *Foram cumpridos 02 (dois) mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife e de Timbaúba.* O objetivo é realizar a apreensão de computadores, notebooks, celulares e mídias com potencial de armazenamento de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual de menores.

A depender dos resultados das diligências e dos exames periciais nos materiais apreendidos, os investigados responderão pela prática dos crimes de armazenamento, compartilhamento e exposição à venda de conteúdo envolvendo abuso sexual infantil. Somadas, as penas podem chegar a 18 anos de reclusão. Todo o material apreendido em cumprimento aos dois mandados de busca e apreensão será submetido a exame pericial com vistas a encontrar evidências dos crimes relacionados ao abuso sexual infantil por meio da internet.

“Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Vereador Júnior Letal comemora aprovação de requerimento que pode garantir sensores de glicose a crianças e adolescentes com diabetes em Caruaru

O vereador Júnior Letal usou a tribuna da Câmara Municipal de Caruaru nesta terça-feira (25) para comemorar a aprovação do seu requerimento que solicita ao prefeito Rodrigo Pinheiro o envio, ao Legislativo, de Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Fornecimento de Sensores e Aparelhos Medidores de Glicose Digital destinados a crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em discurso emocionado, o parlamentar destacou a importância da iniciativa e fez questão de compartilhar sua experiência pessoal com a doença.“Eu mesmo sei o que é conviver com o diabetes, mas graças a Deus tenho condições de me cuidar. A maioria dos diagnosticados em nossa cidade, infelizmente, não tem. Esse projeto vai trazer dignidade e qualidade de vida, começando pelas nossas crianças e adolescentes, e a minha pretensão é que, no futuro, o programa também atenda toda a população pobre e de baixa renda de Caruaru”, afirmou.

O projeto, inspirado em experiências exitosas de monitoramento contínuo de glicose, prevê que o fornecimento seja feito pela Secretaria Municipal de Saúde a partir de critérios técnicos, como cadastro na rede pública, prescrição médica e acompanhamento regular do tratamento. Inicialmente voltado para pacientes de até 18 anos, o programa poderá reduzir complicações graves como hipoglicemias e cetoacidoses, diminuindo internações hospitalares e economizando recursos do SUS.

Estudos apresentados na justificativa apontam que uma internação por cetoacidose diabética pode custar, em média, R$ 14,7 mil, enquanto cada ocorrência de hipoglicemia grave gera despesa superior a R$ 5,2 mil. Já o uso do sensor de glicose reduz hospitalizações em até 68% nos casos de hipoglicemia e em 52% nos de cetoacidose, resultando em economia superior a 48% dos custos hospitalares totais.

Além do impacto econômico, os sensores proporcionam mais segurança e qualidade de vida, dispensando as múltiplas picadas diárias nos dedos para controle da glicemia.

“Esse projeto não é apenas uma medida de saúde, é também uma demonstração de sensibilidade e de responsabilidade administrativa, porque previne complicações, racionaliza os gastos e salva vidas”, reforçou Júnior Letal.

Ao final do pronunciamento, o vereador fez um apelo incisivo ao prefeito Rodrigo Pinheiro: “Envie esse projeto de lei o mais rápido possível para esta Casa. A vida não espera, e cada dia faz diferença para quem luta contra o diabetes.”

Prefeitura de Caruaru marca presença na 9ª Feira de Avicultura e Suinocultura do Nordeste

 

Agricultura familiar e Direto da Roça – Collab são destaques no estande da SDR

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participou da 9ª Feira de Avicultura e Suinocultura do Nordeste, realizada entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, no Maria José Recepções II, em Caruaru. A SDR esteve presente com um estande que valorizou os produtos da agricultura familiar e do Direto da Roça – Collab, destacando a força e a diversidade da produção local.

O evento reuniu produtores, empresas e instituições, oferecendo palestras, workshops e espaços de networking voltados para inovação, nutrição, saúde animal, sustentabilidade e produtividade. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a participação foi estratégica. “Esse é um espaço importante para mostrar o potencial da agricultura familiar de Caruaru e a qualidade dos produtos locais. O Direto da Roça – Collab tem sido um exemplo de como unir sustentabilidade, inovação e geração de renda para os agricultores do município”, destacou.

Com essa iniciativa, a Prefeitura reforça seu compromisso em fortalecer os pequenos produtores, ampliar a visibilidade de iniciativas sustentáveis e inserir Caruaru no cenário das discussões sobre o desenvolvimento do setor avícola e suinícola no Nordeste

SEAP inaugura duas oficinas de costura em Limoeiro e amplia para 22 o número de fábricas no sistema prisional do Estado

Somente entre 2024 e 2025, dez novas unidades foram implantadas na Região Metropolitana e no Interior, ampliando as oportunidades de trabalho para pessoas em privação de liberdade

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) inaugurou, nesta quinta-feira (25), duas oficinas de costura na Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, no Agreste Setentrional. Com a entrega, o sistema prisional de Pernambuco passa a contar com 22 fábricas em funcionamento, sendo dez criadas apenas nos últimos dois anos.

A iniciativa integra o Plano Juntos pela Segurança, do Governo do Estado, que tem como objetivo a redução da violência por meio de estratégias como a reestruturação do sistema prisional e ações voltadas à reinserção social dos apenados. A ação também faz parte do programa Novos Passos/SEAP, que fomenta boas práticas de ressocialização por meio de atividades de trabalho, educação, saúde e acompanhamento psicossocial.

A solenidade contou com a presença do secretário da SEAP, Paulo Paes, do gerente da unidade, Paulo Uchôa, e dos gestores Augusto Sales (gerente-geral de Ressocialização) e Alexandre Felipe (superintendente de Trabalho), ambos da secretaria. Policiais penais da PDEPG e representante da Secretaria de Planejamento e Gestão Governamental (Seplag) também estiveram presentes no evento.

Na ocasião, o secretário Paulo Paes destacou o compromisso do governo estadual com a ressocialização. “Desde o início da gestão, temos priorizado os pilares da reintegração social: trabalho, educação e profissionalização. Só entre 2024 e 2025 instalamos dez fábricas e a previsão é inaugurar mais seis unidades até 2026. Esses espaços representam mais do que produção, significam renda, qualificação, redução de pena e, principalmente, oportunidade e segurança para um novo começo”, afirmou Paes.

As duas novas oficinas – que já estão em funcionamento – empregam 35 custodiados. Uma delas, gerida pela própria SEAP, é responsável pela produção de fardamentos para os internos do sistema penitenciário. A outra, fruto de convênio, confecciona calças jeans. No total, são 32 máquinas de costura em operação. Os trabalhadores participam das etapas de corte e costura e recebem benefícios como a remição de pena — um dia a menos a cada três trabalhados — e remuneração, conforme previsto na Lei de Execução Penal.

“Estamos preparando o reeducando para que quando sair do sistema prisional, saia com uma profissão, com uma expectativa de vida melhor. Quer queiramos ou não, todos vão sair daqui [penitenciária] um dia”, afirmou o gerente da PDEPG, Paulo Uchôa.

As dez áreas de produção inauguradas em 2024 e 2025 funcionam nas seguintes unidades prisionais: Tacaimbó (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Canhotinho (2), Caruaru (1), Recife (1), Buíque (1), Vitória de Santo Antão (1) e Limoeiro (2).

“É maravilhoso, uma oportunidade muito boa que deram, minha família está me vendo de outra forma. Está sendo melhor que antes, se eu sair daqui hoje, tenho trabalhona rua”, destacou o interno L.M.F, 23 anos, que aprendeu a costurar na PDEPG.

Fifa apresenta trio de mascotes para a Copa do Mundo de 2026

Brasília (DF), 25/09/2025 - Trio de mascotes é revelado para a Copa do Mundo FIFA 26. Apresentando os três mascotes oficiais da Copa do Mundo FIFA 26™ — Maple™, o alce (Canadá), Zayu™, a onça (México) e Clutch™, a águia americana (EUA). Maple, o alce, Zayu, a onça-pintada, e Clutch, a águia-americana, representarão os países anfitriões Canadá, México e EUA, respectivamente. Foto: Fifa/Divulgação

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) revelou nesta quinta-feira (25) os três mascotes da Copa do Mundo de 2026. A competição será realizada em três países (Estados Unidos, Canadá e México) e cada um dos mascotes homenageia uma nação-sede.

“Maple, o alce (Canadá), Zayu, a onça-pintada (México) e Clutch, a águia-americana (Estados Unidos) foram cuidadosamente desenvolvidos para refletir a vibrante cultura, a herança e o espírito de seus respectivos países, unindo-se para simbolizar a unidade, a diversidade e a paixão compartilhada pelo esporte”, informou a federação, em nota.

A Copa do Mundo de 2026 será a 16ª edição consecutiva a contar com um mascote, um símbolo do torneio que já teve inspirações humanas, artísticas, em animais e frutas e até etéreas ao longo da história.

Esta será a primeira vez que um Mundial vai contar com três sedes – até então, com a exceção de Japão e Coreia do Sul em 2002, todas foram disputadas em apenas um país.

Conheça cada um dos mascotes:
Maple, o alce, é um goleiro dedicado. Nasceu para viajar, passando por todas as províncias e territórios do Canadá, conectando-se com as pessoas e abraçando a rica cultura do país. Com um talento especial para fazer defesas lendárias e um coração cheio de força, Maple combina histórias sem fim com um talento inabalável.

Zayu, a onça-pintada, é um atacante engenhoso e ágil que intimida os defensores. Nasceu das selvas do sul do México e personifica a rica herança e o espírito vibrante do país. Fora de campo, Zayu abraça a cultura mexicana por meio da dança, da comida e da tradição, unindo pessoas através das fronteiras com paixão.

Clutch, a águia-americana, é um grande meio-campista. Possui uma sede insaciável por aventura, voando pelos Estados Unidos e abraçando cada cultura e momento com curiosidade e otimismo. Destemido em campo e inspirador fora dele, Clutch lidera pela ação — mobilizando companheiros de equipe, elevando o ânimo e transformando desafios em oportunidades de ascensão.

Haddad anuncia criação de delegacia para investigar crime organizado

Brasília (DF), 28/08/2025 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva para detalhar duas operações da Polícia Federal para combater a atuação do crime organizado no setor de combustíveis. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a criação de uma delegacia voltada ao combate aos crimes contra o sistema financeiro, no mesmo dia da Operação Spare, um desdobramento da Operação Carbono Oculto, que investiga uma organização criminosa que faz lavagem de dinheiro por meio de postos de combustíveis e fintechs e explora jogos de azar.

“Essa delegacia vai combater de forma estruturada o crime organizado, bem como a intersecção entre o crime organizado e a economia real”, explicou o ministro.

Haddad lembrou que a operação desta quinta-feira (25) foi a quarta neste âmbito, com a cooperação de diversos órgãos, inclusive os ministérios Público Federal e estaduais, bem como com as polícias militares.

O ministro revelou que nas próximas semanas vai enviar para o Ministério de Gestão e Inovação (MGI) a proposta da nova delegacia, que vai funcionar dentro do organograma da Receita Federal.

A operação deflagrada nesta quinta-feira resultou das suspeitas sobre a movimentação financeira das empresas envolvidas nas supostas fraudes.

“[As empresas] Movimentavam R$ 4,5 bilhões e pagavam tributos sobre apenas 0,1% desse montante. E isso despertou a atenção da Receita”, disse Haddad.

A Operação Spare registrou o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão. O comandante do Policiamento de Choque, o coronel Valmor Racorti, informou que foram apreendidos quase R$ 1 milhão em espécie, 20 celulares, computadores e uma arma de fogo.

“As facções criminosas passaram muito tempo priorizando o tráfico de entorpecentes, mas novas estruturas têm possibilitado que elas atuem em outras frentes, inclusive na economia formal e no ambiente político”, disse o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

O promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Silvio Loubeh, informou que as investigações partiram da suspeita sobre casas de jogos na Baixada Santista, de máquinas de crédito e débito.

“Investigando as empresas que recebiam esses recursos, identificamos dois postos de combustíveis envolvidos com lavagem de dinheiro. A partir daí, identificamos um grupo criminoso responsável pelo branqueamento de capitais não só por meio dos dois postos, os envolvidos controlavam também outros estabelecimentos no setor de combustíveis, uma rede de motéis e empresas de fachada que movimentaram milhões de reais”, completou Loubeh.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, também defendeu a adoção de medidas voltadas ao maior controle na importação de petróleo e seus derivados.

“É uma série de avanços que precisaremos fazer para combater essa infiltração tão ampla”, disse.

As investigações apontam também para a existência de vínculos da organização criminosa com empresas do setor hoteleiro e a participação do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A Operação Spare contou com 110 policiais militares do Comando de Choque de São Paulo e unidades especializadas no cumprimento das ordens judiciais, bem como com agentes da Receita Federal e integrantes da Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria da Fazenda.

Aves vítimas do tráfico são abrigadas pelo Centro de Reabilitação da CPRH

Mais de 200 aves silvestres chegaram ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), Zona Norte do Recife, nesta quinta-feira (25), apreendidas do tráfico de animais. Elas foram encontradas durante operação policial ocorrida no município de Araripina, Sertão pernambucano. São 171 papagaios, 32 graúnas, 10 periquitos e 03 maritacas.

O grupo chegou com alguns animais feridos, uns mutilados e muitos filhotes recém-nascidos, que seriam levados para feiras em cidades do interior. Os animais estavam em graves condições de maus-tratos e precisarão de muita assistência veterinária. No Centro, que pertence à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), eles passaram por avaliação veterinária. Em seguida, seguirão para a etapa de reabilitação e só depois de aptos seguem para o processo de soltura branda (espécie de aclimatação).

A entrega oficial ocorreu ainda na cidade de Araripina, mas a transferência até o Cetras contou com a parceria do Ibama e da ONG BioDiverse. Conforme explicou o biólogo do Cetras, Yuri Marinho, no caso dos filhotes de papagaio, eles devem passar, pelo menos, uns três meses para ganhar certa autonomia. Até lá, serão alimentados, um a um, pelos biólogos e médicos veterinários, como seriam pelos próprios pais. “Para que o papagaio esteja apto para soltura, ele cumpre umas seis etapas da reabilitação, esses filhotes, por exemplo, devem levar mais de um ano até estarem prontos para a soltura”, concluiu.

No Cetras, os animais recebem atendimento de veterinários, biólogos e tratadores especializados. Após a chegada, eles estão em um período de quarentena e estão sendo submetidos a exames, testes e assistência veterinária, de acordo com as condições físicas e de saúde. O espaço tem áreas definidas para cada espécie, conforme as necessidades dos animais. Os papagaios, por exemplo, após a reabilitação e quando estiverem aptos, serão liberados nos biomas de ocorrência de acordo com cada espécie. Os animais mutilados, aqueles que não têm condições de voltar à natureza serão encaminhados para zoológicos ou mantenedores de fauna, como ocorreu recentemente com cinco araras que foram doadas ao Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI).

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na delegacia de Araripina, dois suspeitos foram detidos durante a apreensão. Eles declararam que vinham do interior do Piauí, onde compraram as aves, e seguiam para comercializar os animais numa feira na cidade de Caruaru, no Agreste. Pelo boletim, foram caracterizados os crimes de crueldade contra animais, posse e comércio ilegal de animais e ocorrências contra o meio ambiente. Junto com as aves, os dois suspeitos foram encaminhados para a delegacia, onde foi registrado o crime. Além das aves, também houve apreensão de aparelhos celulares e de um veículo. A operação foi realizada pelo Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI).

Edson Gomes nesta sexta-feira no Caruaru Motofest

Entre os destaques, estão atrações como Edson Gomes, Ratos de Porão e Alkymenia, que se apresentou nesta quinta-feira na abertura do evento

Desde esta quinta-feira (25), o Pátio do Forró vira Pátio do Rock com a programação especial do Motofest 2025. Realizado pela Prefeitura através da Fundação de Cultura, em parceria com o Movimento Motociclístico de Caruaru (MMC), o evento promete atrair milhares de pessoas com shows de atrações regionais e nacionais. Entre os destaques deste ano, estão nomes como Edson Gomes, Ratos de Porão e Alkymenia, além de tributos a Charlie Brown Jr., Raul Seixas e Legião Urbana.

Além das apresentações, o evento conta com atividades especiais, que fortalecem a diversidade cultural e a economia criativa. No entorno da estátua de Luiz Gonzaga, será montado um stand de tatuagem, que reunirá diversos artistas da região. No local, além das flashes tattoos comerciais, serão realizadas gratuitamente tatuagens salva-vidas, que indicam condições de saúde, como tipo sanguíneo, alergias e comorbidades, a partir de apresentação de laudo médico. O espaço funcionará das 17h às 23h, na quinta e na sexta-feira, e das 16h às 22h, no sábado.

Durante a programação, o Pátio de Eventos também vai receber a Feira da Mulher Empreendedora, com uma variedade de produtos produzidos em Caruaru, e a Feira dos Motociclistas, reunindo itens temáticos para os apaixonados pelo estilo, além de uma praça de alimentação.

No fim de semana, as atividades chegam também ao Mercado Cultural Casa Rosa, fomentando a cena alternativa local, com shows de Dreameld, Visão Noturna, Nanny Melo e Rock Man.

Confira a programação

*Pátio de Eventos

*Sexta-feira (26)*

19h – Funky Monks

20h30 – Rethorn

22h – Amanan

23h30 – Edson Gomes

*Sábado (27)*

18h30 – OldPack

20h – Black Bird

21h30 – Imunidade Charlie Brown

23h15 – Ratos de Porão

1h – Rolê Alternativo

Casa Rosa

*Sábado (27)*

13h – Dreameld

15h – Visão Noturna

*Domingo (28)*

13h – Nanny Melo

15h – Rock Man

Tenda de jornalistas palestinos é bombardeada após reunião com Fenaj

Gaza, 25/09/2025 - Reunião com jornalistas em tenda improvisada para repórteres na Cidade de Gaza. Foto: Sindicato dos Jornalistas da Palestina/Divulgação

Um grupo de jornalistas palestinos na Cidade de Gaza teve sua tenda bombardeada por forças militares de Israel, na tarde desta quinta-feira (25), após participarem de uma videoconferência com repórteres brasileiros organizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), pelo Sindicato dos Jornalistas da Palestina e pela Embaixada da Palestina no Brasil. No local, onde funcionava o Centro de Solidariedade de Jornalistas em Gaza, estavam pelo menos 20 profissionais. A informação sobre o incidente foi dada pela Fenaj, por meio da embaixada.

De acordo com o embaixador palestino, Ibrahim Alzeben, até o início da tarde não havia informações sobre vítimas, mas uma fonte árabe, próxima à entidade sindical local, informou que os jornalistas conseguiram escapar com vida. A Cidade de Gaza foi praticamente destruída pelas forças israelenses desde outubro de 2023, quando a guerra em Gaza eclodiu.

No encontro online, foram ouvidos os relatos dos líderes sindicais Naser Abu Baker e Tahseen al Astal, presidente e vice do Sindicato dos Jornalistas da Palestina, e mais nove profissionais com atuação na Faixa de Gaza. Eles apresentaram números para demonstrar que a imprensa palestina é um alvo prioritário de Israel. Dos cerca de 1,6 mil jornalistas profissionais registrados na Faixa de Gaza, 252 foram mortos em ataques israelenses desde o início da ofensiva no enclave palestino. Outros 400 foram feridos e cerca de 200 estão presos. Ao menos 600 familiares destes profissionais também foram mortos na guerra.

A jornalista freelancer Fidaa Asaliya, uma das que estavam na tenda bombardeada, declarou que os profissionais da imprensa na Palestina estão pagando com a própria vida o preço de transmitir a verdade ao mundo.

“Estamos no centro de solidariedade pertencente ao Sindicato dos Jornalistas em meio a um bombardeio constante que está ameaçando as nossas vidas constantemente, mas continuamos fazendo nosso trabalho”, afirmou.

Segundo Fidaa Asaliya, a ocupação não faz distinção entre um jornalista, um cidadão ou um membro da resistência.

De acordo com os relatos, os profissionais que não são mortos têm as suas casas bombardeadas, obrigando-os a se deslocarem seguidamente em busca de um lugar para se abrigar. Samir Khalifa, outro jornalista em Gaza, contou que em 23 meses de ataques já se deslocou de um lugar para outro 18 vezes. O Sindicato dos Jornalistas da Palestina aponta ainda que 647 imóveis residenciais de profissionais de imprensa foram destruídos pela invasão das forças militares de Israel.

Ainda segundo a entidade, desde o início da ocupação israelense, há dois anos, cerca de 3,4 mil jornalistas foram proibidos de entrar no enclave, sendo 820 deles oriundos dos Estados Unidos (EUA), o principal aliado de Israel.

“A ideia da reunião foi exatamente promover a oportunidade de nossos colegas palestinos, que estão sendo assassinados brutalmente, relatarem a realidade que enfrentam para noticiar sobre uma ofensiva que já matou quase 70 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças”, disse a presidenta da Fenaj, Samira de Castro.

Ela lamentou que Israel possa ter monitorado a transmissão da reunião e tenha agido logo depois para silenciar mais vozes em sua cruzada genocida e de limpeza étnica.

A conversa com os repórteres brasileiros, a convite da Fenaj e com participação da Agência Brasil, aconteceu com grupos de jornalistas palestinos instalados em tendas em dois centros improvisados, um em Khan Yunis, no sul de Gaza, e outro na Cidade de Gaza, ao norte, que já foi praticamente toda destruída pelos bombardeios das forças militares de Israel.

Em nota, o Comitê Editorial e de Programação (Comep) e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI), ambos fóruns de participação social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), manifestaram repúdio ao bombardeio que atingiu o Centro de Solidariedade de Jornalistas em Gaza.

“O ataque ocorreu meia hora depois de jornalistas palestinos participarem de uma roda de conversa virtual promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pela Embaixada da Palestina no Brasil, em diálogo com dezenas de profissionais de mídia brasileiros. O episódio confirma que Israel monitora e persegue jornalistas com o objetivo de silenciar vozes que denunciam o genocídio em curso na Faixa de Gaza. Reiteramos nossa solidariedade aos colegas palestinos, que seguem trabalhando sob risco permanente de morte, deslocamentos forçados e destruição de suas casas e locais de trabalho”, diz um trecho da manifestação.

Os comitês exigem da Organização das Nações Unidas, da comunidade internacional e dos organismos de proteção aos direitos humanos “medidas urgentes e concretas para cessar os crimes de guerra cometidos por Israel”.

A Agência Brasil pediu, mais cedo, posicionamento à Embaixada de Israel sobre a violência contra jornalistas palestinos e aguarda retorno para acréscimo nesta reportagem.

A Faixa de Gaza é um território palestino que tem sido alvo de intensos bombardeios e ataques por terra do Exército de Israel desde um atentado do grupo islâmico Hamas a vilas israelenses, em outubro de 2023, que deixou cerca de 1,2 mil mortos e fez 220 reféns. O Hamas, que governa Gaza, sustenta que o ataque foi uma resposta ao cerco de mais de 17 anos imposto ao enclave e também à ocupação dos territórios palestinos por Israel.

Os ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, desde então, já fizeram mais de 60 mil vítimas, além de destruírem hospitais, escolas e todo tipo de infraestrutura que presta serviços à população. Um bloqueio às fronteiras do território também dificulta a entrada de alimentos e medicamentos, agravando a crise humanitária. Segundo Israel, o objetivo é resgatar os reféns que ainda estão com o Hamas e eliminar o grupo completamente.

O conflito foi um dos principais temas da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada nesta semana em Nova York, nos Estados Unidos. Antes e durante o evento, países tradicionalmente aliados de Israel e dos Estados Unidos anunciaram o reconhecimento oficial ao Estado palestino, entre eles o Reino Unido, a França, o Canadá e a Austrália. O Brasil reconhece a Palestina como um país que tem direito à soberania desde 1967 e apoia a coexistência pacífica de dois Estados: um para os palestinos e outro para os israelenses.

Apesar da pressão internacional, o governo de Israel subiu o tom e afirmou que não haverá Estado palestino.