São Paulo tem 42 mil pessoas em ato contra PEC da Blindagem e anistia

São Paulo (SP), 21/09/2025  Manifestantes participam de ato contra a PEC da Anistia e da Blindagem, no MASP. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Cerca de 42,4 mil pessoas se reuniram neste domingo (21) na avenida Paulista, na região central de São Paulo, para protestar contra a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado e a chamada PEC da Blindagem, que prevê exigência de autorização do Congresso para processar criminalmente deputados e senadores. A estimativa de público é do Monitor do Debate Político no Meio Digital, vinculado à USP (Universidade de São Paulo).

Ao todo, 33 cidades tiveram atos, incluindo todas as capitais. Com críticas ao Congresso Nacional, os manifestantes exigiram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele já está condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, entre outros crimes.

Convocadas pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligados ao PSOL, PT e movimentos populares, as manifestações contaram com a presença de sindicatos, grupos estudantis, artistas e movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), além de outros partidos de esquerda e centro-esquerda.

São Paulo (SP), 21/09/2025  Manifestantes participam de ato contra a PEC da Anistia e da Blindagem, no MASP. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Ato no Masp teve críticas aos parlamentares do Congresso favoráveis à anistia de Jair Bolsonaro. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Reginaldo Cordeiro de Santos Júnior é professor universitário no curso de Serviço Social e esteve na Paulista. Não mora em São Paulo, mas aproveitou que tinha um compromisso na cidade e antecipou a vinda especialmente para participar da manifestação.

“Nós estamos aqui na luta pela democracia contra a PEC da Blindagem, na luta contra todo o retrocesso do que foi conquistado em 1988. Isso é muito importante para que a juventude entenda tudo que a gente conseguiu conquistar em 1988 com a Constituição Federal. A gente precisa trazer à tona toda essa problemática que está sendo posta no Congresso brasileiro”, disse.

Professora aposentada pelo estado de São Paulo, Miriam Abramo teme pela volta da ditadura no Brasil e acredita que a PEC da Blindagem pode ser um encurtamento do caminho para que o país reviva o período.

“Estou aqui porque tenho 75 anos e eu vivi a época na qual você não tinha direitos de nada. Eu votei pela primeira vez para presidente da República quando eu tinha 40 anos e eu não quero que essa juventude espere ter 40 anos para poder escolher seu presidente novamente”, destacou a professora.

O professor de artes marciais Renato Tambellini não apenas foi se manifestar como levou a filha de 12 anos, Luiza, para mostrar a ela a importância da manifestação popular e para que ela já comece a participar. Ele contou que sempre conversa sobre todos os temas com a Luiza e seu irmão.

São Paulo (SP), 21/09/2025  Manifestantes participam de ato contra a PEC da Anistia e da Blindagem, no MASP. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Ato reuniu cerca de 42 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com cálculos do Monitor do Debate Político no Meio Digital Foto – Paulo Pinto/Agência Brasil

“Explico a eles que é preciso se mobilizar, reivindicar direitos. E nesse momento é imprescindível, com a gente saindo de uma tentativa de golpe. Acredito que finalmente podemos viver um momento histórico com a condenação de golpistas no país. E temos que estar na rua mostrando que estamos apoiando isso para consolidar ainda mais a nossa democracia”.

Tamikuã Txih, do povo Pataxó, da terra indígena do Jaraguá, na região Oeste de São Paulo, defende que a luta é de todos os povos e que para mudar a situação é preciso tomar as ruas e mostrar a força do povo.

“Precisamos dizer que nós não aprovamos a PEC da Blindagem. Nós não podemos aceitar as grandes atrocidades que o Congresso ou que os futuros parlamentares venham a fazer saindo impunes. Por isso dizemos não à impunidade. Isso é uma angústia e uma vergonha para o Brasil que tem o Congresso articulando na cara do povo para ainda isso terminar com a anistia”.

No Recife, Marília Arraes participa de ato contra a PEC da Blindagem e PL da anistia

Sempre presente nas lutas em defesa da democracia, da soberania nacional e das pautas progressistas, a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, participou, nesta tarde, do ato público em protesto contra a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei que prevê a anistia para os participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2024. A mobilização, que aconteceu na região central da capital pernambucana, reuniu milhares de pessoas e foi marcada pelo bom-humor, criatividade e dezenas de manifestações culturais.

Por onde passou, Marília recebeu o carinho dos manifestantes, comerciantes e observadores do ato. Recepcionada aos gritos de “senadora”, recebeu – e atendeu – a dezenas de pedidos para fotos e vídeos, além de muitos abraços e conversas rápidas.

“Essa mobilização é extremamente importante. Assim como fomos às ruas para combate os desmandos e autoritarismo do governo Bolsonaro, estamos de volta para lutar que não haja de forma alguma anistia para os golpistas e muito menos que esse absurdo que é a PEC da blindagem. A população está atenta e tem a consciência de que 2026 será decisivo para que possamos alterar radicalmente a atual correlação de forças existente no Congresso. O povo brasileiro mandou seu recado a quem quer atacar nossa soberania e quem quer se esconder atrás de medidas abusivas”, destacou Marília.

Polícia Federal prende estudante com notas falsas

A Polícia Federal prendeu em flagrante, um estudante, de 19 anos, natural e residente em João Pessoa-PB, o qual havia acabado de receber na Agência dos Correios de Paulista-PE, uma encomenda postal contendo 1.000 (mil) reais em cédulas falsas de R$ 200, R$ 100, R$ 20 reais.

Ao receber informações sobre o envio de remessa suspeita de conter cédulas falsas, policiais federais monitoraram a entrega. O estudante foi abordado pela equipe policial ao sair da agência dos Correios, quando recebeu a encomenda, momento em que foi solicitado a sua abertura, confirmando no seu interior as cédulas falsas.

O preso foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Recife/PE, onde foi autuado em flagrante pelo crime de adquirir moeda falsa. A Polícia Federal alerta que o delito de moeda falsa é um crime grave previsto no Artigo 289, parágrafo primeiro, do Código Penal Brasileiro-CPB, o qual prevê pena de reclusão de 3 a 12 anos e multa, não cabendo, portanto, o pagamento de fiança.

Em seu interrogatório o preso informou que adquiriu as notas falsas através de um aplicativo de mensagens, pagando a quantia de R$ 200 reais, não dando maiores detalhes sobre a pessoa de quem comprou; O preso já passou por audiência de custódia e foi liberado, devendo responder ao processo em liberdade mediante a imposição de medidas cautelares como o comparecimento mensal em juízo e a proibição de se ausentar do município sem autorização.

Na Ilha de Itamaracá, governadora Raquel Lyra conduz início da demolição da Penitenciária Professor Barreto Campelo

Penitenciária foi demolida pelas más condições estruturais da unidade, incluindo pavilhões deteriorados, e comprometimento de áreas administrativas e de segurança

Na Ilha de Itamaracá, a governadora Raquel Lyra conduziu, nesta sexta-feira (19), a demolição simbólica do pavilhão B da Penitenciária Professor Barreto Campelo, um marco no processo de reestruturação histórica do sistema prisional de Pernambuco. Após 50 anos de funcionamento, a unidade foi oficialmente desativada em 1º de abril de 2025. A ação também atendeu a uma antiga demanda da população do Litoral Norte, abrindo caminho para o desenvolvimento econômico e turístico da região. Ainda no município, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo vistoriou as obras de requalificação da PE-035, que vai ampliar a mobilidade entre a Ponte de Itamaracá e o distrito de Pilar.

“Hoje é o dia da demolição da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá. O que está aqui hoje, prestes a ser demolido, também faz parte de uma atenção e um fortalecimento do sistema penitenciário de Pernambuco, pois as condições encontradas eram de muita precariedade, em um ambiente onde as pessoas não eram enxergadas para a ressocialização. Não existe segurança pública sem olhar para o sistema penitenciário, e é preciso cuidar de todos. A desativação deste presídio não aconteceu por acaso, construímos novas vagas no sistema e, assim, foi possível garantir a demolição de algo que já deveria ter sido derrubado há muito tempo”, disse a governadora Raquel Lyra.

A penitenciária foi demolida pelas más condições estruturais da unidade, incluindo pavilhões deteriorados, falhas nos sistemas hidráulico e de esgoto, e comprometimento de áreas administrativas e de segurança. Antes da desativação, a unidade contava com 640 vagas e abrigava 472 custodiados, que foram transferidos para outros presídios do Estado. O Governo de Pernambuco está elaborando um projeto de turismo para o espaço e, em breve, irá fazer o anúncio.

“Hoje se inicia a demolição da penitenciária Barreto Campelo, um lugar que foi marcado não só por momentos importantes na história do sistema penitenciário, mas momentos difíceis. Mas, isso mostra também a seriedade com qual o Governo do Estado tem enfrentado o problema do sistema prisional. Também mostra a criação das vagas, que são praticamente oito unidades prisionais que vamos entregar até 2026, geração de quase oito mil vagas no sistema. O foco é no trabalho, na ressocialização e na educação”, ressaltou o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes.

Reestruturando o quadro penitenciário, o Governo de Pernambuco, entre 2023 e 2025, entregou 1.854 vagas, sendo 954 no Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), na Região Metropolitana do Recife, e 900 na Unidade 2 do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga (CIR), localizado na Zona da Mata Norte. Encontra-se em andamento a criação de 5.933 vagas, com previsão de entrega até 2026.

Presente da agenda, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, disse que é um momento histórico para a população do Litoral Norte. “Uma penitenciária como esta ia totalmente contra esse desenvolvimento para Itapissuma, Itamaracá, Igarassu e Goiana”, disse. Para o prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Galvão, a cidade litorânea está em celebração. “Era um sonho que alimentamos há muitos anos a retirada do presídio. Sonhamos juntos com esse momento, e hoje, a governadora conseguiu realizar esse desejo. A população de Itamaracá fica profundamente grata”, comemorou.

Acompanhando a governadora nas agendas do Litoral Norte, o deputado estadual Antônio Moraes celebrou o momento. “Essa obra era um sonho antigo da população, uma cobrança de muitos anos, e hoje a governadora Raquel Lyra torna realidade”, disse. Para o deputado estadual Joel da Harpa, a demolição significa o fortalecimento do turismo na região. “Com a desativação deste presídio, resolvemos uma problemática do sistema prisional e, ao mesmo tempo, fortalecemos o turismo no Litoral Norte, especialmente na Ilha de Itamaracá”, reforçou.

VISTORIA – Logo em seguida, ainda no município, a governadora Raquel Lyra vistoriou as obras de restauração da rodovia PE-035, que liga a Ponte de Itamaracá ao distrito de Pilar. A intervenção abrange um trecho de 9,6 km e representa um investimento de R$ 24,9 milhões, beneficiando diretamente cerca de 50 mil pessoas.

“Seguimos avançando com obras importantes para Pernambuco, como esta do Litoral Norte. Assim, vamos poder fortalecer o turismo, os negócios, garantindo mais desenvolvimento econômico na região, além de segurança para as pessoas transitarem”, registrou a governadora.

A obra da rodovia contempla a restauração do pavimento, melhorias no sistema de drenagem, aplicação de novo revestimento asfáltico e revitalização da sinalização viária. Com previsão de conclusão para dezembro deste ano, a restauração da PE-035 é estratégica para o desenvolvimento local, já que a rodovia é uma das principais portas de entrada da Ilha de Itamaracá, importante polo turístico de Pernambuco.

“Hoje fizemos essa visita técnica à PE-035, no trecho da Ilha de Itamaracá a Itapissuma. São 52 mil pessoas diretamente beneficiadas, sem contar com o impacto no turismo que está sendo resgatado. Essa estrada faz parte desse conjunto de investimentos”, disse André Teixeira Filho, secretário de Mobilidade e Infraestrutura.

No Agreste Setentrional, governadora Raquel Lyra prestigia a tradicional Vaquejada de Surubim

A governadora Raquel Lyra acompanhou, na noite desta sexta-feira (19), a tradicional Vaquejada de Surubim, no Agreste Setentrional. No Parque J. Galdino, a gestora destacou a importância da festa para a identidade cultural do Estado e também a sua relevância na movimentação turística e econômica da região. A Vaquejada de Surubim segue até o próximo domingo (21).

“Depois de fazer eventos lindos de São João e de comemoração pela sua emancipação política, Surubim se veste de festa mais uma vez para a sua tradicional vaquejada. É bom demais ver a nossa gente se divertindo e recebendo milhares de turistas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Evento com mais de 80 anos de tradição, a Vaquejada de Surubim tem um papel importante para o desenvolvimento econômico do Agreste do Estado, gerando emprego e renda para a população. Por meio da Secretaria de Defesa Social, em 2025 o Governo de Pernambuco reforçou a segurança na cidade para a festa e, apenas entre sexta-feira e domingo, está garantindo que cerca de 300 homens e mulheres entre policiais militares, civis e bombeiros estejam nas ruas.

Segundo o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral, o apoio do Governo do Estado é importante para garantir suporte aos que visitam o município no período do evento. “A Vaquejada de Surubim é uma das mais antigas do Brasil, e uma festa como essa tem que ter um esquema de segurança muito grande. Por essa razão agradecemos demais o apoio do Governo do Estado nesse evento tão grandioso. A gestão da governadora Raquel Lyra tem investido muito nessa área e a gente vê como esse trabalho está se refletindo na vida do povo”, disse o prefeito.

Acompanharam a governadora os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Hercílio Mamede (Casa Militar), além dos prefeitos Juliana de Chaparral (Casinhas), Dr. Histênio Sales (Vertente do Lério), Biu Abreu (Orobó), Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho) e outras lideranças políticas da região.

Governo de Pernambuco abre chamada pública para contratar operação de crédito de R$ 1,5 bilhão

O processo tem como finalidade selecionar a proposta mais vantajosa, garantindo melhores condições financeiras para a captação de recursos e mais transparência na administração estadual

O Governo de Pernambuco abriu, neste sábado (20), uma chamada pública voltada a instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional para a contratação de operações de crédito no valor de R$ 1,513 bilhão. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado. A gestão estadual está apta a contratar esse empréstimo após a Assembleia Legislativa aprovar o Projeto de Lei nº 2992/2025 e a governadora Raquel Lyra sancionar a lei que trata da autorização para a captação dos recursos. O processo tem como finalidade selecionar a proposta mais vantajosa, garantindo melhores condições para a captação dos recursos e ampliação da capacidade de investimento público.

“Vamos buscar a operação financeira mais vantajosa para Pernambuco e assim tirar do papel projetos e obras importantes para o povo pernambucano nas mais diversas áreas. A captação e a utilização desses recursos serão feitas com base em um planejamento muito bem elaborado, que tem como alicerce principal a transparência no uso dos recursos públicos. Com o dinheiro em caixa, seguiremos mudando a vida da população, com importantes obras de infraestrutura. São obras que vão transformar Pernambuco para melhor e que também irão gerar ainda mais emprego e renda, com impacto direto na nossa economia”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Além de ampliar a transparência na aplicação dos recursos públicos, a iniciativa do Governo de Pernambuco faz parte de um esforço, iniciado em 2023, para ampliar, modernizar e fortalecer os mecanismos de governança no Estado.

“Nesse processo, será escolhida a instituição que ofertar as melhores condições financeiras na captação destes recursos. É mais um passo para o fortalecimento da solidez fiscal, transparência pública e ampliação da capacidade de investimento do Governo de Pernambuco”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

*CAPAG -* Na última quarta-feira (17), o Estado obteve destaque duplo na avaliação fiscal que é realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Pernambuco conquistou a nota B+ na Capacidade de Pagamento (CAPAG) e, ainda garantiu novamente a nota máxima (A) no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), com índice de 97,17% de aproveitamento.

Esse foi o melhor resultado do Estado desde a criação da metodologia da CAPAG, em 2016. Com isso, Pernambuco mantém plena elegibilidade para contratar operações de crédito com garantia da União e amplia a capacidade do Estado para novos financiamentos a partir de 2026.

Fo

Ossesio Silva dá posse à Executiva Estadual do Movimento Republicanos 60+ do Rio de Janeiro

O deputado federal pernambucano e presidente nacional do Republicanos 60+, Ossesio Silva, juntamente com o presidente estadual do Republicanos/RJ, o deputado federal Luis Carlos Gomes, deram posse, neste sábado (20), à Executiva Estadual do Movimento Republicanos 60+ do Rio de Janeiro.

O evento, realizado no Hotel Atlântico Business, na capital do Estado, contou com as presenças da deputada estadual/RJ e secretária Nacional Adjunta do Movimento Mulheres Republicanas, Tia Ju, da vereadora e secretária do Movimento Mulher/RJ, Tânia Bastos, lideranças e outras autoridades.

Em seu discurso, Ossesio Silva reforçou a importância do movimento na promoção de políticas públicas para uma vida ativa e mais saudável. “Envelhecer é um privilégio. Mas envelhecer com dignidade é um direito! Este movimento nasceu para lembrar que esse direito precisa ser garantido, respeitado e ampliado”, disse Ossesio.

“O Movimento Republicanos 60+ é como uma ponte com espaço para formulação de ideias, com cobrança legítima e mobilização para garantir que o envelhecer seja visto não como um problema, mas como uma vitória da vida. Que esta posse seja o início de uma caminhada longa, firme e transformadora aqui no Rio de Janeiro”, concluiu Silva.

Foram empossados, a secretária estadual do Republicanos 60+ do Rio de Janeiro, a Sra. Janaina Mussalem Dias Barbosa, o secretário executivo Estadual, Renato Costa de Oliveira, a primeira-secretária, Catia Maria Fonseca da Cruz, o segundo-secretário, Renato Rizzi Lippi, a tesoureira, Andreza Fonseca da Cruz Silva Quadros, além das primeira e segunda vogais, Helena Monteiro e Bruno da Silva Nascimento, respectivamente.

Romero Sales Filho consolida grupo político em Buíque e amplia conquistas para o campo

Deputado estadual esteve no município, entregou poços completos e reforçou a união das principais lideranças locais, garantindo mais de R$ 1 milhão em investimentos só neste ano.

O deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil) esteve em Buíque neste fim de semana em uma agenda marcada por conquistas e pela consolidação de um dos grupos políticos mais fortes da cidade.

Ao lado da presidente da Câmara, vereadora Aline de André de Toinho, do vice-presidente Cidinho de Cícero Salviano, dos vereadores Salomão e Peba da Ribeira, do ex-vereador Edil França e de André de Toinho, Romero participou de um almoço na casa de Toinho, liderança histórica e pai de Aline e André, e encerrou o dia prestigiando a tradicional Cavalgada Mala Show.

Somente em 2025, já foram assegurados para Buíque mais de R$ 1 milhão em investimentos, entre poços, tratores, ambulâncias e equipamentos. Parte desses recursos já chegou: poços artesianos completos, com bomba e caixa d’água instaladas, prontos para uso imediato. Outros, como tratores e ambulâncias, estão destinados e aguardam entrega. No total, já são mais de 40 poços destinados para Buíque ao longo da história do mandato.

Romero agradeceu à governadora Raquel Lyra pelo destrave de pautas importantes e destacou os esforços conjuntos com o pré-candidato a deputado federal Marcelo Gouveia, que também soma forças nesse trabalho.

As transformações já são sentidas de perto: famílias que antes caminhavam quilômetros para buscar água hoje a têm no quintal de casa; pecuaristas que pensavam em vender seus rebanhos diante do custo dos carros-pipa agora têm nova perspectiva; agricultores que dependiam apenas da chuva podem produzir o ano inteiro.

“Nossa missão é servir. Ver a alegria e a gratidão no rosto das pessoas por terem água em casa, para o gado e para plantar, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo: transformar vidas e construir um futuro melhor para o povo de Buíque”, afirmou Romero.

Marília Arraes defende ampla mobilização popular contra a PEC da Blindagem

Conhecida por seu trabalho e defesa da democracia, da soberania nacional e das pautas progressistas, a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, é presença confirmada, amanhã no ato público em protesto contra a PEC da Blindagem, na área central do Recife. A mobilização, que acontecerá em dezenas de cidades brasileiras e deve reunir milhares de pessoas, incluindo lideranças políticas e artistas.

“O que está acontecendo no Brasil é muito grave e a mobilização popular é extremamente importante para que possamos barrar absurdos como essa PEC e outras pautas que só interessam a uma minoria e são verdadeiros atentados contra os interesses coletivos. Tenho mais de 20 anos de vida pública e como cidadã, militante política e ex-parlamentar jamais poderia deixar não só de participar, mas de estimular a participação do maior número possível de pessoas”, destacou Marília.

No Recife, o ato contra a PEC da Blindagem acontece na Rua da Aurora, a partir das 14h.

Caruaru promove ação ambiental em celebração ao Dia da Árvore

Projeto Caruaru Mais Verde será lançado com atividades de educação ambiental na Praça Chico Porto

O projeto Caruaru Mais Verde realiza na próxima segunda-feira (22), das 8h30 às 10h30, uma ação ambiental na Praça Chico Porto, bairro Maurício de Nassau, em comemoração ao Dia da Árvore. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), e parceria do Shopping Difusora.

O evento inclui trilha de educação ambiental, atividades lúdicas, distribuição de mudas, mostra da Direto da Roça Collab e apresentações culturais. Durante a ação, será lançado o projeto Caruaru Mais Verde, que prevê palestras, oficinas e eventos culturais voltados à conscientização ambiental.

“O projeto chega para fortalecer as ações de Educação Ambiental já existentes na cidade e esperamos todos para compartilhar esse momento conosco”, afirmou André Buarque, coordenador do projeto.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, reforçou a importância da iniciativa. “As árvores são essenciais para a vida, e celebrar essa data com as crianças é investir no futuro sustentável do nosso município.”

Para o secretário de Sustentabilidade e Bem- Estar Animal, Renato Lyra, é importante estimular a população a participar ativamente desse processo de arborização. “Seja plantando, preservando ou aprendendo mais sobre sustentabilidade, nossa missão é transformar essa consciência em atitudes que garantam uma cidade mais verde para as próximas gerações”, enfatizou.